A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Integrado Jaó - 2012. Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Integrado Jaó - 2012. Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Integrado Jaó Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!

2 Probabilidade 1.Experimentos Aleatórios: são aqueles que, mesmo em condições idênticas, podem apresentar resultados diferentes. Exemplos: Cara ou Coroa Lançamento de um dado Mega Sena 2.Espaço Amostral: é o conjunto de TODOS os resultados possíveis de um experimento aleatório. Exemplos: Lançamento de uma moeda = { Cara, Coroa } Lançamento de um dado = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } Mega Sena = { ( 1, 2, 3, 4, 5, 6), ( 1, 2, 3, 4, 5, 7), ( 1, 2, 3, 4, 5, 8)... }

3 Probabilidade 3. Eventos: é qualquer um dos subconjuntos possíveis de um espaço amostral. Exemplos: Espaço Amostral: { 1, 2, 3 } Eventos possíveis: { 1 }, { 2 }, { 3 } { 1, 2 }, { 1, 3 }, { 2, 3 } { 1, 2, 3 } ( Evento certo! ) { } ( Evento Impossível! ) OBS.: Nº de termos é 3. Logo, a quantidade de subconjuntos será de 2³ = 8.

4 Probabilidade 4. Cálculo de probabilidades. Exemplos: 1.No lançamento de um dado perfeito, qual é a probabilidade de sair um número maior do que 4? 2.No lançamento simultâneo de 3 moedas perfeitas e indistinguíveis, qual é a probabilidade de serem obtidas: a)Pelo menos 2 caras?b) exatamente 2 caras?

5 Probabilidade Exemplos: 3. No lançamento de uma moeda e um dado. Qual é a probabilidade de: a) Obter “cara” e um 6?b) Obter “cara” ou um 6?

6 Exemplos: 3. No lançamento de uma moeda e um dado. Qual é a probabilidade de: a) Obter “cara” e um 6? b) Obter “cara” ou um 6?

7 Probabilidade e Genética Albinismo

8 Probabilidade e Genética O Albinismo tem característica recessiva! Aa AAAAa a aa

9 Probabilidade e Genética O Albinismo tem característica recessiva! Aa AAAAa a aa João e sua esposa Maria têm pigmentação normal. João é filho de um homem normal e mulher albina. Maria é filha de uma mulher normal e pai albino. Qual é a probabilidade de João e Maria terem uma criança albina do sexo masculino?

10 Probabilidade e Genética Cor dos olhos! Suponhamos que o caráter cor dos olhos seja condicionado por um par de genes. Seja C dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Um indivíduo de olhos escuros, cuja mãe tenha olhos claros, casa com uma mulher de olhos claros cujo pai tinha olhos escuros. Qual é a probabilidade de seu primeiro filho ser do sexo masculino e ter olhos escuros?


Carregar ppt "Colégio Integrado Jaó - 2012. Matemática e Genética: Noções de Probabilidade!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google