A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEBREUS Estado, Cultura e Sociedade. Fase Patriarcal A história dos Hebreus é dividida nas seguintes fases: governo dos patriarcas, governo dos juízes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEBREUS Estado, Cultura e Sociedade. Fase Patriarcal A história dos Hebreus é dividida nas seguintes fases: governo dos patriarcas, governo dos juízes."— Transcrição da apresentação:

1 HEBREUS Estado, Cultura e Sociedade

2 Fase Patriarcal A história dos Hebreus é dividida nas seguintes fases: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis. Governo dos Patriarcas: Fase nômade, em que os hebreus vivem na cidade de Ur, sul da Mesopotâmia, organizados em comunidade tribais dedicadas à pecuária. Tudo o que é produzido pertence à comunidade. O líder é chamado de Patriarca: líder político dos hebreus visto como um “pai” para a comunidade.

3 Terra Prometida: Os Hebreus são conduzidos por Abrahão, primeiro patriarca, para a Palestina em torno de 2000 a.C.. Ida para o Egito: Por volta de 1700 a.C. ocorre uma grande seca na região gerando escassez de alimentos. Fato este, que leva os hebreus a migrarem para o Egito. Fase Patriarcal

4 Êxodo: Em 1250 a.C. os Hebreus fogem do Egito retornando para a Palestina. São conduzidos por Moisés que, durante a travessia do deserto do Sinai,recebe de Deus (Iavé) os Dez Mandamentos. Os mandamentos representam a aliança entre o Deus único e supremo e o “Povo Escolhido”. Fase Patriarcal

5 Fase dos Juízes: A fase dos juízes representa o período no qual os hebreus lutam contra os Cananeus e Filisteus para recuperar o território da Palestina. Juíz: Líder político, militar e religioso dos Hebreus entre os anos 1200 a.C a.C..

6 Não existia uma administração regular e a preocupação central é a de seguir rigidamente os costumes religiosos. Desigualdade Social: surge com uma economia voltada para o comércio que desestrutura a organização comunitária e estimula o individualismo e a busca da propriedade privada. Fase dos Juízes:

7 Fase dos Reis: Surgimento do Estado: a monarquia surge da necessidade de centralizar o poder e de organizar as forças contra os adversários que disputam o território da Palestina. Reis: Saul ( a.C.) organiza o Estado Hebreu. Davi ( a.C.): Vence os Filisteus, reconquista a Palestina e torna Jerusalém a capital política e religiosa. Salomão ( a.C.): Conclui a organização da monarquia.

8 Fragmentação da Monarquia: Após a morte de Salomão inicia um período de altos impostos e de lutas internas entre as tribos do norte e do sul. Formam-se dois Reinos: Reino de Israel (norte): Capital em Samaria. Conquistada em 722 a.C. pelos Assírios. Reino de Judá (sul): Capital em Jerusalém. Conquistada em 587 a.C. pelos neobabilônios. Fase dos Reis:

9 Os neobabilônios levam os Hebreus para a Babilônia. Em 538 a.C., quando da invasão dos Persas, os Hebreus voltam para a Palestina, parte integrante do Império Persa. Os hebreus perdem a sua autonomia política e a Palestina é sucessivamente dominada pelos persas, macedônios e romanos. Em 70 a.C., sob domínio romano, os hebreus dispersam-se pelo mundo e passam a viver em pequenas comunidades, cuja unidade lingüística e religiosa, permite a manutenção de seus referenciais culturais(nação). Fase dos Reis:


Carregar ppt "HEBREUS Estado, Cultura e Sociedade. Fase Patriarcal A história dos Hebreus é dividida nas seguintes fases: governo dos patriarcas, governo dos juízes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google