A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica no Idoso Sandra de Mendonça Mallet Telefone contato - 3277-4460 (31) 9745-1202.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica no Idoso Sandra de Mendonça Mallet Telefone contato - 3277-4460 (31) 9745-1202."— Transcrição da apresentação:

1 Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica no Idoso Sandra de Mendonça Mallet Telefone contato (31)

2 Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica n Técnica de investigação cientifica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clinico. n Relação entre o entrevistado e o entrevistador. n Revela dados introspectivos ( a informação do entrevistado sobre os seus sentimentos e experiências), bem como o comportamento verbal e não verbal do entrevistador e do entrevistado.

3 Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica n Birgham & Moore concebem a entrevista como um processo de ação reciproca entre duas pessoas e afirmam que grande parte desta ação reciproca consiste em gestos, postura, expressão facial e outros meios de comunicação. Inclusive, as palavras adquirem grande variedade de significados e valores, ao serem pronunciadas com inflexões diferentes, ou ao fazerem parte de contextos distintos. Todos esses elementos da comunicação - a palavra falada, os gestos, as expressões, as inflexões - concorrem para o intercâmbio intencional de conceitos que constituem a entrevista.

4 Ir p/ primeira página Formas de Entrevista n Diretiva, ou fechada - perguntas programadas, já planejadas e em sua seqüência, não altera as perguntas - questionário, mas permite a observação da linguagem não verbal n livre, ou não-diretiva, ou aberta - o entrevistador tem ampla liberdade para perguntas e para intervenções, o cliente fala livremente sobre seus problemas e sentimentos n semidirigida - o paciente pode iniciar falando, sendo que o entrevistador intervém buscando maiores esclarecimentos.

5 Ir p/ primeira página Diversas Abordagens/ Teorias no Atendimento ao Idoso n Segundo Birren - a teoria é a bússola com a qual é possível navegar pelo vasto oceano dos dados. É a maneira pela qual os dados são transformados em explicações significativas sobre os processos e as conseqüências do envelhecimento. n Terapia Cognitiva Comportamental n Terapia Sistêmica n Psicoterapia Junguiana

6 Ir p/ primeira página Formulação de Hipóteses ou Perguntas Iniciais n É fundamental, no processo psicodiagnóstico, que o psicólogo colha dados e levante hipóteses, tanto a nível do paciente, como a nível do grupo familiar e do meio ambiente em geral, no qual se insere.

7 Ir p/ primeira página O que é importante investigar n Queixa principal ou motivo da consulta. F Nem sempre é o problema principal F Quase sempre o idoso não pode queixar em casa F Sente feliz, só pelo fato de ser escutado, acolhido. Sentimentos em relação a velhice n Relacionamento familiar - F com quem mora F se necessita de ajuda para as AVDs e quem ajuda F quantos filhos, netos F se são casados, separados (como foi a separação) atendimento idosa coordenadoria F qual o filho e neto mais atencioso, carinhoso F qual o filho e neto mais distante

8 Ir p/ primeira página Perguntas importantes F Qual o papel do idoso na família. F Que papel desempenhava antes e agora. F Quais as atividades realizadas em família F Investigar dadas festivas (natal, dia dos pais/mães, aniversários) n Interesse Social F Dado importante para saber se existe isolamento social e investigar motivos (violência doméstica, incontinência urinária, depressão etc.) F Faz alguma atividade física? Qual? F Faz alguma atividade manual F Ciclo de amizades e contatos (vizinhos etc.)

9 Ir p/ primeira página Continuação da Entrevista n Relacionamento afetivo F estado civil F se tem parceiro fixo ou não F Relacionamento casal F Relacionamento dos familiares com o parceiro F Sexualidade ( disfunções e inadequações sexuais) F Uso do preservativo. n Vida profissional e/ou atividades ocupacionais F Ocupação anterior e atual F Relatar as atividades da semana F Se freqüenta algum Grupo de Convivência F Se sai sozinho ou se precisa de acompanhante.

10 Ir p/ primeira página Entrevista de atendimento n Controle Financeiro F Quem faz o controle do dinheiro do idoso. (família contra o relacionamento afetivo por causa dos presentes dos idosos) F Se fez algum empréstimo para familiares. n Espiritualidade n Histórico de Saúde F bebida - dado importante - violência doméstica F fumante F portador de doença crônica - se faz controle médico (dado importante negligencia e auto cuidado

11 Ir p/ primeira página Entrevista com o paciente idoso F Se alguém acompanha nas consultas médicas F faz uso de algum medicamento - quem busca, se toma sozinho F Se tem plano de saúde, quem paga F Internações (periodicidade) F Quedas freqüentes F Hematomas (verificar). F Conversar com o cuidador ou familiar presente se necessário, separadamente.

12 Ir p/ primeira página Seleção de uma Bateria de Testes e Técnicas n Bateria de teste é o termo empregado para caracterizar o uso de um número determinado de testes e técnicas, e não somente de um único instrumento. (Pope & Scott,1967, p ) n O planejamento da bateria de testes deve ser norteado pela necessidade do psicólogo de compreender ampla e dinamicamente o paciente, de acordo com as hipóteses levantadas, assim como pelo tipo de caso e condições do paciente. n Pode ser também aplicado em caso de pesquisa.

13 Ir p/ primeira página Encaminhamento e Monitoramento n Podem ser um ou mais encaminhamento n Prefeitura - Serviços de Atendimento u GAPSI (Grupo de Apoio Psicológico ao Idoso) u Acompanhamento Jurídico u Atendimento familiar u Outros serviços da rede de atendimento ao Idoso u Encaminhamento para outros profissionais de saúde, solicitando relatório quando necessário. n No consultório u Terapia Individual, casal, familiar, com os cuidadores u Terapia Sexual


Carregar ppt "Ir p/ primeira página Entrevista Psicológica no Idoso Sandra de Mendonça Mallet Telefone contato - 3277-4460 (31) 9745-1202."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google