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Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória Mestre em Gerontologia Presidente da ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer.

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1 Viviane Abreu Terapeuta Ocupacional Clinica de Memória Mestre em Gerontologia Presidente da ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer

2 Memória Humana: Questões básicas Como a informação entra para a memória? Como a informação é mantida na memória? Como a informação puxada de volta da memória? Abreu, VPS

3 Como o Conhecimento está Representado e Organizado na Memória? Agrupamentos e Hierarquias Conceituais Esquemas e Roteiros (scripts) Redes Semânticas Redes Coneccionistas e modelos Distribuição Paralela de Processamento (PDP) Abreu, VPS

4 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA: Dois Modelos de Memória Modelos de armazenamento recentemente colocados pelos modelos de redes da memória ▫Redes Interconectadas para informação associada Modelos de Rede consistem em conceito de nós conectados por ligações (links) ▫Ligações variam em força ▫ As redes enfatiza, que a informação pode ser ativada por graus variando em qualquer ponto A propagação da ativação aumentar o grau de ativação dos nós conectados 4 Abreu, VPS

5 Processamento da Memória Codificação ▫Colocar a information dentro de um “armazém” Manutenção ▫Mantê-la “viva” Recuperação ▫Encontrar a informação codificada 5 Abreu, VPS

6 Codificação: Iniciando a informação na memória A função da atenção Focando a consciência Atenção seletiva = seleção da entrada ▫Filtrar: cedo ou tarde? Abreu, VPS

7 Modelos de Atenção Seletiva Estímulo Detecção Sensorial Reconhecimento de significado Seleção da resposta Resposta Modelos de Seleção inicial colocam o filtro aqui Modelos de Seleção tardia colocam o filtro aqui Abreu, VPS

8 Teoria dos Níveis de Processamento A palavra está escrita em letras maiúsculas? A palavra combina com seu peso? A palavra caberia na sentença: “Encontrou-se com um _____________na rua”? Codificação Fonêmica: Ênfase no som da palavra Processamento Primário Processamento Intermediário Processamento Profundo Codificação Estrutural : Ênfase na estrutura física do estímulo Codificação Semântica : Ênfase no significado da entrada verbal Profundidade do processamento Níveis de processamento Tipos de Codificação Exemplos de questões usadas para elicitar a codificação apropriada Abreu, VPS

9 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Waugh e Norman (1965) Alça Ensaio Transfer para armazenagem Estímulo permanente Armaze nagem Sensorial Memória de Curta Duração Memória de Longa Duração Esquecimento Resposta Abreu, VPS

10 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Características do modelo de armazenamento múltiplo Propõe três partes distintas para a memória. ▫Armazenagem Sensorial ▫Armazenagem de Curta Duração ▫Armazenagem de Longa Duração ▫ensaios múltiplos  com relação direta entre a quantidade de ensaio na armazenagem de Curta Duração e a força da memória na armazenagem de Longa Duração Abreu, VPS

11 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Armazenagem Sensorial: A persistência da informação sensorial por um momento após sua percepção. A informação é modalidade específica. Visão: A Armazenagem Icônica Pesquisada por Sperling (1960) Abreu, VPS

12 O Modelo de Armazenamento Múltiplo relatar usualmente apenas 4 ou 5 das 12 letras. A informação na armazenagem icônica geralmente decai dentro de menos de ½ segundo de exposição ao estímulo. ▫Problema com o experimento: memórias das letras decaiu antes que os participantes pudessem relatá-las. Averback e Coriell (1961) - 2 fileiras de 8 letras aleatórias. Uma pequena marca aparecia ao lado de uma posição da letra imediatamente depois que ela apareceu. Recordação dessa letra com a exatidão de aproximadamente 75%, ▫ informação de aproximadamente 12 das 16 letras após apenas 50 milissegundos de exposição a elas. Somente um item de cada vez ser recordado ▫ a informação não foi perdida durante que os participantes levaram para relatarem o que viram. Abreu, VPS

13 Estudo de Sperling’s (1960) sobre a memória sensorial FixaçãoMostragem 1/20 seg Tom Aparecem ou antes ou depois de 15, 30, 50 ou 1 segundo Relato Alto Médio Baixo Tempo (frações de segundos) Abreu, VPS

14 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Armazenagem Sensorial : A persistência da informação sensorial por um momento após sua percepção. A informação é modalidade específica. Audição: A armazenagem Ecóica P. ex. Leitura e escutar Pesquisada por Treisman (1964) Tarefa de Escuta Dicótica Duração Temporal 2 seg aprox. Abreu, VPS

15 Resumo do Registro Sensorial descrição: uma cópia (fotográfica) de entrada formato: cópia de características capacidade: muito alta Entrada de informação: não-atentiva (automática) duração: cerca de 1/4 segundo Manutenção da informação: impossível 15 Abreu, VPS

16 Modelo de Armazenagem da Memória de Atkinson e Schiffrin Memória SensorialMemória Curta DuraçãoMemória Longa Duração Entrada Sensorial Atenção Evocação Arquivo Abreu, VPS

17 Memória de Curta Duração Memória Operacional Armazenamento usado para tarefas conscientes Semântica, não icônica Dura cerca de 15 segundos Constantemente sendo ensaiada exemplo: balde de água sob uma torneira de água: ▫Novo material entra (interferência) ▫Material velho flui para fora (decai) 17 Abreu, VPS

18 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA : Memória Operacional Refere-se à informação correntemente ativa no sistema de memória e disponível para uso ▫A Informação não é transferida para nenhum lugar, ela simplesmente está disponível ▫Componentes da memória operacional  Processamento da informação verbal  Processamento da informação auditiva  Aloca e monitora os recursos cognitivos tanto quanto o ensaio para a armazenagem temporária da informação 18 Abreu, VPS

19 DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA : Memória Operacional Capacidade limitada e a informação é perdida no tempo se não há ensaio ou uso Afeta virtualmente todas as tarefas cognitivas e está positivamente relacionada a medidas de outras habilidades 19 Abreu, VPS

20 Memória de Curta Duração (Memória Operacional) A memória de curta duração é limitada em tamanho ou duração? 20 Quando a luz se apagar (após alguns segundos) diga quais eram as consoantes Teste: apresente brevemente ao sujeito três consoantes GCH Abreu, VPS

21 Tarefa de relato de Consoante: Resultados Observadores podem relatar 3 consoantes ▫Exatas tanto quanto são possíveis ao ensaios ▫duração > 30 segundos (um tempo longo!) 21 Duração Acurácia 100% 50% 0% 30 s20 s10 s Abreu, VPS

22 Decaimento da memória de Curta Duração Informação rapidamente decai quando o ensaio para 22 Apresente brevemente ao sujeito as três consoantes KBS Então, faça-o contar inverso por 3s em voz alta a partir de um número dado 504 Quando a luz se apagar (após alguns segundos) diga quais eram as consoantes Abreu, VPS

23 Tarefa de Decaimento: Resultado Desempenho declina rapidamente com a demora (delay) ▫Essencialmente zero depois de segundos 23 Duração Acurácia 100% 50% 0% 30 s20 s10 s Abreu, VPS

24 Interferência e Memória de Curta Duração Presença do estímulo a ser lembrado Presença de estímulo não-similar Presença de estímulo similar “interferindo” Example: ▫RHT, 520, 294, 93, Vagabundo 24 Abreu, VPS

25 Capacidade da MCD Veja como a recordação depende do número de dígitos (amplitude ou extensão) 25 3 dígitos: % 5 dígitos : % 7 dígitos : % 9 dígitos : % Abreu, VPS

26 Capacidade da MCD Número de dígitos lembrados: amplitude de dígitos (digit span) Genericamente, capacidade da MCD: amplitude da memória Miller: amplitude da memória é de 7(±2) itens ▫Verdade para visão, audição, etc. ▫“o mágico número 7” Mas.. 7 o que? O que é um “ítem”? Quais são as unidades da MCD? 26 Abreu, VPS

27 Unidades da MCD: “Agrupamentos” Agrupamento: grupo de itens que têm um significado 27 Por exemplo, esta seqüência é difícil de lembrar: Mas esta seqüência é fácil de lembrar: Segunda seqüência tem as mesmas letras - arranjadas como agrupamentos – unidades têm significado (11 letras) Abreu, VPS

28 Aplicações da MCD Usada para muitas tarefas perceptuais/cognitivas ▫Seguir itens através do espaço ▫Fazer adição/subtração ▫Temporariamente lembrar núm de telelfones Sistemas de MCD especializados para visão, audição, espacial, faces, etc. Baddeley: proposta geral para sistema de “memória operacional” 28 Abreu, VPS

29 Modelo de Baddeley e Hitch (1974) 29 Executivo Central Fonológica Alça Visuoespacial Alça AF & BAS são “escravos" sistemas Abreu, VPS

30 O Modelo de Armazenamento Múltiplo Armazenagem de Curta Duração ( Atkinson e Schifrin,1968) Atkinson e Schifrin (1968) Entrada do Meio Armazena gem Sensorial Armazenag Curta Duração Armazenag Longa Duração Saída Icônica Ecóica Haptic Controle Processos; Codificação; Recuperação; Estratégias Abreu, VPS

31 Sumário da Memória de Curta duração descrição: dados para operações mentais formato: “amostras” capacidade: cerca de 7 “amostras” entrada de informação: requer atenção duração: > 30 segundos (se não perturbada) Manutenção da informação: atenção continuada e exigência de busca 31 Abreu, VPS

32 Memória de Longa Duração (MLD) Sistema separado da MCD Evidência: lesão do complexo temporal medial ▫HM (veja Milner) hipocampo removido de ambos hemisférios ▫Pacientes com Síndrome de Korsakov devido a alcoolismo crônico Para estes pacientes, a aprendizagem de longa duração é impedida, mas: ▫normal amplitude de memória da MCD ▫normal velocidade de escaneamento da MCD 32 Abreu, VPS

33 Memória de Longa Duração: Capacidade Ilimitada Armazenagem permanente? ▫Memórias em Flash ▫Recordação através de hipnose Debate: MCD e MLD são realmente diferentes? ▫Codificação Fonêmica vs. Semântica ▫Esquecimento baseado em Decimento vs. Interferência Mas, isto não significa que tudo estará disponível mais tarde... Recordação é diferente de Reconhecimento Abreu, VPS


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