A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases Anatômicas e Funcionais da Memória

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases Anatômicas e Funcionais da Memória"— Transcrição da apresentação:

1 Bases Anatômicas e Funcionais da Memória
Rogério Gomes Beato Ambulatório de Neurologia Cognitiva Hospital das Clínicas - UFMG

2 Neurologia Cognitiva Especialidade da Neurologia que estuda a relação entre o cérebro, a cognição e o comportamento nos pacientes que apresentam doenças neurológias diversas: - Demências - Lesões Focais (Vasculares, Tumorais) - Traumatismo Cranioencefálico - Epilepsia - Distúrbios do Movimento (Síndromes Parkinsonianas, outros distúrbios do movimento)

3 Neurologia Cognitiva Importância
- Permite a correlação clínico-radiológica: relação de determinada lesão e comprometimento cognitivo observado em um dado paciente - Rastreamento de déficits cognitivos: Teste de figuras (Nitrini), CERAD (Bertolucci), Fluência Verbal, Mini-Mental (Brucki) - Avaliação de alterações comportamentais: Inventário Neuropsiquiátrico (Cummings) - Diagnósticos: MCI (Petersen), DFT (Neary, Snowden), APP (Mesulam), DS (Hodges), Demência subcortical (Albert)

4 Neurologia Cognitiva Ambulatório de Neurologia Cognitiva
Perfil cognitivo-comportamental Diagnóstico e tratamento

5 Memória - Definição: Termo geral para o processo mental que permite ao indivíduo registrar, armazenar e evocar uma informação posteriormente. - Memória não é “uma” “coisa” ou “estrutura” - Processo - Não é única

6 Memória Histórico: - 1º fase (fim do século XIX) – primeiras
observações de casos clínicos, descrição de casos: Theodule Ribot, Hermann Ebbinghaus, Korsakoff; - 2º fase (anos sessenta): dissociações, estudos de lesões; - 3º fase (anos noventa): visão de conjunto da memória, estudos utilizando imagem funcional.

7 Memória .Memória de curto prazo (imediata)/MT(MO)
.Memória de longo prazo - Declarativa ou Explícita - Não declarativa ou Implícita

8 Memória de Longo Prazo .Memória Explícita (Declarativa)
- Episódica - refere-se às informações adquiridas em um contexto espacial e temporal - Semântica - refere-se ao conhecimento do indivíduo isento de qualquer referência espaço-temporal

9 Memória de Longo Prazo .Memória Implícita (Não Declarativa)
- Procedural - aquisição de habilidades motoras ou cognitivas - Priming (acionamento por repetição) - descreve uma melhora da reprodução ou reconhecimento da informação que já foi apresentada.

10 Memória de Curta Duração
Processos de memória que retém a informação apenas temporariamente, até que seja esquecida ou incorporada em armazenamento de longa duração. - Memória imediata – aquilo que pode ser mantido de forma ativa na mente, começando no momento em que a informação é recebida; capacidade limitada, normalmente persiste até 30 segundos

11 Memória de Curta Duração
- Memória de trabalho – responsável pela manutenção temporária e da manipulação de informações durante a realização de tarefas cognitivas complexas como a compreensão de textos, a aprendizagem, o raciocínio.

12 Memória de Longo Duração Declarativa ou Explícita
- Memória para eventos, fatos, palavras, faces, músicas – todos os fragmentos do conhecimento que fomos adquirindo durante a vida de experiência e aprendizado - Pode ser declarada, trazida à mente de uma forma verbal ou como uma imagem mental. - Também denominada memória explícita ou consciente.

13 Memória de Longo Duração Declarativa ou Explícita
Processos básicos: - Codificação – modo pelo qual o material que encontramos recebe atenção, é processado e preparado para ser armazenado na memória. - Armazenamento – conjunto de estruturas encefálicas que estão envolvidas na percepção inicial e no processamento daquilo que será lembrado. - Evocação (recuperação) – córtex pré-frontal - Período de consolidação – tempo para que o traço de memória alcance uma forma estável de longa duração.

14 Memória de Longo Duração Declarativa ou Explícita
- Permite a conservação durável das informações graças à codificação e armazenamento das mesmas. - Permite a aprendizagem e as informações armazenadas são objeto de uma consolidação variável em função da importância emocional e da repetição.

15 Memória Declarativa ou Explícita Memória Episódica
- Permite ao sujeito registrar e lembrar-se de informações referenciadas num contexto espacial e temporal; portanto, permite que ele se recorde de fatos da sua história pessoal, familiar ou social - Memória de acontecimentos, que permite ao sujeito trazer para o presente lembranças que ele reconhece como suas e passadas.

16 Distúrbios da Memória - Amnésia - designa as amnésias anterógradas comumente por lesão bilateral do circuito de Papez; são acompanhadas de uma lacuna retrógrada de intensidade variável. Evento Novas memórias Amnésia Anterógrada Memórias Antigas Amnésia Retrógrada

17 Neuroanatomia Geral

18 Neuroanatomia Geral

19 Circuito de Papez -Hipocampo Fórnix Corpos mamilares Feixe mamilo-talâmico (Vicq d`Azyr) Núcleos anteriores do tálamo -Radiações tálamo-corticais Giro do cíngulo

20 Circuito de Papez

21 Circuito de Papez

22 Circuito de Papez

23 Circuito de Papez

24 Hipocampo - Anatomia

25 Síndrome Amnésica Etiologia - Tumores intracranianos
- AVE, Ruptura de Aneurismas - Traumatismo Craniano Fechado - Infecções Virais - Distúrbios Nutricionais - Epilepsia

26 Síndrome Amnésica - Doenças Degenerativas (DA)
- Anóxia ou hipóxia (pós-PCR ou afogamento) - Drogas - Eletroconvulsoterapia

27 Síndrome Amnésica - Amnésia retrógrada – ocorre após lesões do hipocampo ou de estruturas relacionadas - A formação hipocampal parece ser essencial apenas durante um período limitado de tempo que pode variar de dias a anos, dependendo daquilo que estiver sendo lembrado.

28 Amnésias Hipocampais - Scoville e Milner, paciente HM: submetido à ressecção dos 2/3 anteriores do córtex do hipocampo e giro para-hipocampal bilateralmente, uncus, amígdala e poupando o córtex lateral. - Amnésia anterógrada do período pós-operatório e retrógrada (três anos anteriores à cirurgia) - Etiologia: vascular, pós-PCR, traumáticas, infecciosas (encefalite herpética), paraneoplásicas (encefalite límbica)

29 Amnésias Diencefálicas
- Síndrome de Korsakoff: amnésia anterógrada e retrógrada, desorientação temporal, fabulações. Ocorre lesão dos corpos mamilares, núcleo dorso-medial do tálamo - Amnésia talâmica - amnésia anterógrada e retrógrada (problemas com a organização cronológica)

30 Tálamo - Anatomia

31 Amnésia Pós-traumática
- Definição: Período que segue o traumatismo craniano fechado no qual o paciente é confuso, desorientado, sofre de amnésia retrógrada e é incapaz de registrar novas informações. - Alguns autores calculam a duração da APT a partir do trauma (incluem o coma) enquanto outros a calculam a partir do despertar - A duração da APT tende a variar com a duração do coma

32 Neuroimagem Funcional e Memória
Estudo do Sujeito são - PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) - IRMf (Ressonância Magnética Funcional) *Permite a avaliação da atividade cerebral durante a codificação e evocação

33 Neuroimagem Funcional e Memória
- Codificação – ativação pré-frontal esquerda - Evocação – ativação pré-frontal direita Assimetria hemisférica - Evocação (Schacter): - evocação difícil:ativação do lobo frontal - evocação fácil: ativação do hipocampo *Dados iniciais são compatíveis com a clínica

34 Memória de Longo Prazo Memória Semântica
- Tulving (1972) – termo para descrever o tipo de memória declarativa para o conhecimento organizado do mundo. É a memória das palavras, dos conceitos, do conhecimento geral. - Recuperada conscientemente (Declarativa) - Ausência de marcos temporais e espaciais. - Acumulada em sítios corticais de armazenamento. - Doenças associadas: Demência Semântica, Encefalite Herpética, Doença de Alzheimer.

35 Análise cortical sensorial (visual, auditiva, tátil, cinestésica)
Informações Análise cortical sensorial (visual, auditiva, tátil, cinestésica) Necessita da integridade das áreas cerebrais específicas Memória de curto prazo/MT Importância do lobo frontal Memória de longo prazo Episódica Semântica Papel essencial do Circuito de Papez Atkinson e Shiffrin, 1968

36 Armazenamento da Memória Declarativa
- Papel do hipocampo – serve para modular a representação inicial que é estabelecida em áreas corticais quando a informação é processada pela primeira vez: função de ligação. - Une os sítios de armazenamento corticais de tal forma que fiquem conectados fortemente um ao outro - Período de tempo longo, mas limitado - Acredita-se que o sítio de armazenamento final para a memória de longa duração esteja distribuído nas áreas do córtex cerebral que processam inicialmente a informação sobre pessoas, lugares e objetos.

37 Armazenamento da Memória Declarativa
- Potenciação ou facilitação de longa duração (1973) – período curto de atividade elétrica de alta freqüência (tétano) aplicado artificialmente a uma via hipocampal produz aumento na efetividade sináptica, que pode durar horas e se for repetida pode durar dias e até semanas. - Ocorre nas principais vias do hipocampo, é induzida rapidamente, é estável por algumas horas e mesmo dias.

38 Memória de Longo Prazo Priming
- Aperfeiçoamento da capacidade de detectar ou identificar palavras ou objetos após uma experiência recente com eles. - Fenômeno distinto de memória, inconsciente - Função: melhorar a percepção de estímulos encontrados recentemente, mas não precisamos estar conscientes de que a velocidade ou a eficiência da percepção foi melhorada.

39 Memória de Longo Prazo Priming
- Natureza perceptiva - Pode persistir por tempo longo - Fenômeno diferente da memória declarativa - Pode ser demonstrado para qualquer estímulo perceptível: palavras sem pronúncia, seqüências de letras sem sentido, objetos visuais estranhos, padrões novos de linhas, material apresentado oralmente.

40 Aprendizado Perceptual
- Refere-se à melhora na capacidade de discriminar atributos perceptuais simples, tais como tons, orientação de linhas, como resultado da realização repetida dessa discriminação. - O indivíduo se torna um perito em discriminar uma determinada característica de um estímulo; - Ocorre além da percepção consciente e não nos fornece lembranças conscientes do passado.

41 Memória para Habilidades Motoras
- Aprendizado sem consciência daquilo que está sendo aprendido - Ocorre mesmo em pacientes amnésicos (HM) - Ex: Aprendizado de seqüências - Áreas envolvidas: córtex sensitivo e motor, núcleo caudado, putamen.

42 Memória para Habilidades

43 Neuroimagem Funcional e Memória
- Início da aprendizagem procedural- ativação frontal - Habilidade dominada pelo sujeito – núcleos da base e cerebelo

44 Bibliografia - Memória – Da Mente às Moléculas
Larry R. Squire, Eric R. Kandel, 2003. - Pourquoi notre mémoire est-elle si fragile? Francis Eustache, 2003. - The Handbook Of Memory Disorders. Allan Baddeley, 2002. - The Oxford Handbook of Memory. Endel Tulving, Fergus Craik, 2000.


Carregar ppt "Bases Anatômicas e Funcionais da Memória"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google