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Institucionalização, Aspectos Psicológicos

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Apresentação em tema: "Institucionalização, Aspectos Psicológicos"— Transcrição da apresentação:

1 Institucionalização, Aspectos Psicológicos

2 Institucionalizar - Maiores Conflitos Familiares Vínculos afetivos preservados - dificuldades financeiras. Acolher e trabalhar o sofrimento familiar. Famílias que não deixam institucionalizar e acabam sendo negligentes. (emocional ou financeiro). Escolha da instituição.

3 Instituição de Longa Permanência Criar o vínculo entre os idosos. - Nova família. - Disputa entre eles. Adaptar o idoso na instituição, necessidade da presença familiar. Criar o vínculo entre a família e a instituição. Treinamento e reciclagem periódica da equipe de profissionais da Instituição..

4 Objetivos do Treinamento Operacionalizaçao de um elenco de atividades - a prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa controle de fatores que interferem no estado de saúde da população idosa.

5 Sensibilizar dirigentes da Instituição Para o cuidado ser de boa qualidade, a instituição deve se mostrar interessada em ter seus cuidadores melhores preparados, incentivados, motivados e garantindo melhores condições de trabalho. O treinamento de cuidadores seja considerado um processo dinâmico, planejado, no ambiente de trabalho, para facilitar a adaptação e o desenvolvimento de suas competências e habilidades para cuidar de idosos.

6 Justificativas e Conceitos Silva (1989) reforça que treinamento é um conjunto de práticas educacionais, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente, na sua vida institucional. Kron e Gray (1994) método de aprendizagem eficiente, e que faz as pessoas trabalharem com mais facilidade e segurança, eliminando o desperdício de tempo, a duplicação de pessoal no trabalho, incentivando a equipe a trabalhar mais satisfeita, podendo repercutir na assistência prestada ao cliente

7 Chiavenato (1995) ressalta que treinamento é um meio pelo qual se desenvolve a capacidade do trabalhador para desempenhar a função que lhe foi confiada e que tenha sido preparado. Esse desejo se inicia dentro de cada indivíduo, e o resultado dos seus esforços repercute no trabalho de equipe, e contribui para a instituição atingir seus objetivos, visando garantir um atendimento de qualidade a clientela. Destaca ainda, que treinamento é um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem novos conhecimentos, competências e habilidades. Treinamento deve ser a solução dos problemas que deram origem as necessidades diagnosticadas ou percebidas...treinamento é um processo educacional para gerar mudanças. Antunes et al (1996) destacam que um profissional insatisfeito e desmotivado pode afetar de forma marcante o clima da instituição, induzindo outros membros da equipe a adotarem uma postura inadequada e pouco eficiente.

8 Queixas freqüentes dos cuidadores nas Instituições Equipe desmotivada, pessoas com a auto-estima prejudicada, insatisfação pessoal e profissional, desinteresse pela instituição. Equipe responsável pelo treinamento dos funcionários - equipe interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia.


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