A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde: Modelo Conceitual e Terminologia para Avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde: Modelo Conceitual e Terminologia para Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde: Modelo Conceitual e Terminologia para Avaliação
Do que consiste ? Coletar dados completos e perninentes Categorizá-los para entender quais são os problemas e necessidades do paciente Como estes problemas aconteceram ao longo do tempo O que pode ser feito para reverter o processo, amenizar, compensar, etc.

2 Modelo de Saúde e Estado Funcional
Saad Nagi Doença = estado patológico em andamento que é marcado por um conjunto de sinais e sintomas reconhecidos como anormais Homeostase Não necessariamente apenas 1 fator etiológico Lesões

3 Impairment = défict ou disfunção
Alteração em estruturas ou funções anatômicas, fisiológicas ou psicológicas que resultam em mudanças na condição normal de saúde. Consequência de doença, lesões ou processos patológicos A gênese de alguns processos pode ser indefinida Desuso, má postura,dor,etc.

4 Déficit Exemplos: perda sensorial fraqueza muscular
sobrecarga articular Achados clínicos Sinais e sintomas 79 anos - TVP - perda de ADM - perda sensorial - equilíbrio prejudicado - quedas O que eu vou tratar ?

5 Limitação Funcional Consequência dos déficits
Inabilidade de realizar atividades e tarefas/papéis que constituem-se em usuais/corriqueiras para o indivíduo Vestir-se, pegar objetos no armário, penter cabelo, fazer barba, ler, etc. Comportamento Função Física Função Psico-cognitiva Função social

6 Disability = incapacidade
socialmente construído o indivíduo não é mais capaz de realizar atividade em um padrão normal declínio funcional de longa duração competência e incompetência depende tanto das caracterísiticas dos sujeitos quanto do é esperado dele na sociedade. Imposições de normas e expectativas sociais.

7 Expertise do fisioterapeuta
é a capacidade de identificar déficits ou disfunções cardiopulmonares,neuromuscula-res e musculoesqueléticas que acarretam limitações funcionais Objetivo fisioterápico Quais déficits impedem que o sujeito funcione bem? Por quê? Qual é o estado funcional atual do paciente ? Das disfunções encontradas quais podem ser recuperadas? Se não quais podem ser compensadas?

8 Abordagem para um diagnóstico clínico fisioterápico: Avaliação
1. Árvore de decisão 2. Estratégia da exaustão 3. Reconhecimento de padrões 4. Estratégia hipotético-dedutiva


Carregar ppt "Saúde: Modelo Conceitual e Terminologia para Avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google