A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen. Fundamentos Ocupação = ações motoras voluntárias Ações Motoras Voluntárias: respostas comportamentais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen. Fundamentos Ocupação = ações motoras voluntárias Ações Motoras Voluntárias: respostas comportamentais."— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen

2 Fundamentos Ocupação = ações motoras voluntárias Ações Motoras Voluntárias: respostas comportamentais a um estímulo sensorial que são determinadas pelo cérebro (Allen,1985); ocorrem como consequência da relação entre o ambiente externo que fornece os estímulos, a realidade interna de cada um, que provê o propósito ( a motivação interna); e o corpo, que desenvolve e desempenha o comportamento na forma de atividade.

3 Fundamentos A observação do desempenho das atividades pelo cliente, permite ao TO identificar como esta interação está constituída, possibilitando categorizar o seu desempenho.

4 Seis Níveis Cognitivos – Modelos Sensitivos Motores 0 Coma 1 Ações Automáticas 2 Ações Posturais 3 Ações Manuais 4 Ações Dirigidas a um objeto 5 Ações Exploratórias 6 Ações Planejadas

5 Princípios Fundamentais Quando a aprendizagem está bloqueada ou limitada por um processo patológico, a capacidade do indivíduo para realizar as atividades da maneira usual e de forma segura. O indivíduo se adapta a uma incapacidade durante uma atividade

6 Intervenção As intervenções em cada nível proporcionam apoio e estimulação ambiental para maximizar as habilidades funcionais, diminuir a confusão e possibilitar a pessoa a manter uma sensação de competência ou valor apesar de suas dificuldades.

7 Intervenção O TO ajusta as demandas da tarefa às possibilidades do índivíduo em cada momento. Se há possibilidade de retorno da função, o TO deve propor mudanças para níveis cognitivos superiores mediante a estimulação sensório-motora próprias do nível imediatamente superior. Se o declínio funcional é esperado, os ajustes deverão ser ao contrário.


Carregar ppt "Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen. Fundamentos Ocupação = ações motoras voluntárias Ações Motoras Voluntárias: respostas comportamentais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google