A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza."— Transcrição da apresentação:

1 ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza serão certamente mais vulneráveis se não incluírem as barreiras que esta comunidade enfrenta. ODM 2. Alcançar uma educação primária universal. Este objetivo não será conseguido sem considerar a educação de meninos e meninas com deficiência. Dos 115 milhões de crianças que não freqüentam a escola primária nos países em vias de desenvolvimento, estima-se que aproximadamente 40 milhões possuem uma deficiência. ODM 3. Promover a igualdade de gênero e o aprimoramento da condição da mulher. As mulheres e meninas com deficiência que são pobres são o grupo que detém menos poder na sociedade. Além disso, a violência contra as mulheres é também uma causa, tanto de deficiências psicológicas como físicas. ODM e Deficiência

2 ODM 4. Reduzir a mortalidade infantil. Os meninos e meninas com deficiência são em geral mais vulneráveis, não apenas pelas sua condição médicas ou pela falta de acesso aos serviços públicos, mas também porque em muitas culturas são relegados para segundo plano ou até abandonados até à morte. ODM 5. Melhorar a saúde materna. Esta meta relaciona-se diretamente com a idéia da prevenção da deficiência. Além disso, as mulheres com deficiência têm mais probabilidades de serem vítimas de abuso sexual e, portanto, de contraírem uma gravidez não desejada ou doenças sexualmente transmitidas. ODM 6. Combater o HIV/SIDA, malária e outras doenças. É uma comprovação básica que os doentes de AIDS têm uma deficiência. Aliás, para erradicar a epidemia do HIV/AIDS, é necessário cobrir toda a população, incluindo as pessoas com deficiência. ODM e Deficiência

3 ODM 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. Os riscos ambientais (tais como as águas contaminadas quando se utilizam para consumo humano) ou os desastres naturais, podem conduzir a numerosos tipos de deficiência. OMDM 8. Desenvolver uma aliança global para o desenvolvimento. Uma aliança para o desenvolvimento implica necessariamente a inclusão de todas as pessoas.

4 CICLO ENTRE POBREZA E DEFICIÊNCIA (…) Fomos a Vila Varjão hoje para conhecer beneficiários o programa “Bolsa Família” e outras pessoas da comunidade, como parte da visita do presidente do Banco Mundial. A situação de muitas famílias nesta localidade é crítica, como a do exemplo a seguir: Dona Eliette (beneficiária) é uma chefe de família em situação de pobreza extrema, desempregada, com muitos filhos, um dos quais um rapaz de 21 anos, permanentemente dependente da mãe, devido a uma deficiência intelectual. Uma outra família, ainda não beneficiária do programa, vive nos fundos da casa de Dona Eliette. Eles também tem muitas crianças pequenas, uma delas com deficiência, sem documentos, vivendo em um espaço exíguo, e um bebê de 4 meses muito doente. Ambos os pais são muito jovens e portadores do HIV. Não sabemos se a crianças também são, mas a mãe não pode amamentar por causa do HIV e eles têm que comprar leite de soja para lactentes, que é muito caro, devido as alergias do bebê. Em uma terceira família, Dona Ana (beneficiária do BF), tem quatro filhos e está grávida do quinto.. Seu marido morreu em um acidente automobilístico há duas semanas. E por aí vai.... Nos encontramos com nove famílias, todas com grandes dificuldades e tendo que lidar com despesas médicas e remédios. Esta visita tornou muito concreta para nós a questão da conexão entre deficiência e pobreza. (Kathy Lindert, BM)

5 TERMINOLOGIA: Basta colocar a pessoa primeiro, para garantir uma utilização adequada do termo/conceito? Defici ê ncia= Limitação Funcional x Ambiente Se não há barreiras ambientais, não há deficiência e sim limitação funcional. Nesse caso, a pessoa não TEM uma deficiência. Alguém é “DESCAPACITADO” (ou não) por um meio-ambiente ou entorno não adequado.

6 - Quando e como surgiu o termo deficiência em espanhol? - Há em português, um termo equivalente a DISABILITY? Por que se utiliza DEFICIENCIA? - Estamos utilizando uma terminologia coerente com o enfoque da Abordagem o Social? TERMINOLOGIA: Disability/deficiência/Discapacidad...

7 ONU: Pessoas com deficiência incluem aquelas que apresentam impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial permanentes, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais. CIF: Deficiência é um termo genérico que inclui déficits, limitações na atividade e restrições na participação. Indica os aspectos negativos da interação entre um individuo com uma condição de saúde e seus fatores contextuais.

8 Acesso Universal e Equidade


Carregar ppt "ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução da pobreza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google