A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Envelhecimento e Intervenções Ambientais Dra. Maria de Mello Arquiteto Mozart Vidigal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Envelhecimento e Intervenções Ambientais Dra. Maria de Mello Arquiteto Mozart Vidigal."— Transcrição da apresentação:

1 Envelhecimento e Intervenções Ambientais Dra. Maria de Mello Arquiteto Mozart Vidigal

2 Avaliação e adaptação do ambiente doméstico O processo de envelhecimento e a presença de doenças poderão levar as pessoas idosas a apresentar algumas disfunções. Diminuir a capacidade de desempenhar tarefas do dia a dia. Aumento do risco de acidentes. Mudança negativa na qualidade de vida. Isolamento social. Dependência. Institucionalização.

3 Planejamento do ambiente doméstico Considerar as necessidades específicas de quem vai utilizar o espaço. Planejar os ambientes para estimular a autonomia e a independência do usuário. Não deverá haver a impossibilidade da utilização do espaço por outras pessoas. Conhecer as habilidades funcionais do idoso. As modificações deverão ser feitas de modo a não haver recusa por parte do usuário. Deverá haver uma interação entre a funcionalidade e o meio ambiente.

4 Alterações funcionais decorrentes do processo de envelhecimento

5 Avaliação funcional do ambiente doméstico Profissionais envolvidos: Um arquiteto e um Terapeuta Ocupacional ( no mínimo) Classificação do status funcional do cliente: Diagnóstico e prognóstico - Avaliação das habilidades preservadas. - Avaliação das habilidades que estão prejudicadas e poderão ser restauradas. - Avaliação das habilidades que foram perdidas. Avaliação do ambiente - Observação detalhada da edificação, do mobiliário, do desempenho do cliente nas suas atividades no ambiente a ser alterado. - Construção e definição do problema. - Execução do projeto.

6 Queda em idosos Pode resultar em sérias complicações. Na maioria das vezes leva a uma restrição da mobilidade por medo de cair novamente o que gera alterações no desempenho do dia-a-dia. 30% das pessoas com 65 anos ou mais, sofrem uma queda por ano. Metade dos idosos que caem uma vez, caem novamente. As lesões devido a quedas são responsáveis pela 6ª causa de morte entre os idosos nesta faixa etária. 5% das quedas resultam em fraturas e são a causa de mais de 200 mil hospitalizações por fraturas de quadril anualmente. Um em cada dez destes pacientes morrerão por complicações. Um em cada quatro nunca irá recuperar a mobilidade novamente.

7 As quedas e sua relação com o ambiente: Hábitos e atitudes em relação às atividades rotineiras com supervalorização do conhecimento prévio do ambiente e familiaridade como ambiente doméstico. Condições ambientais inadequadas quando enfrentadas por idosos com capacidade funcional diminuída. Julgamento errado sobre o uso do ambiente. Ex. subir em escadas para pegar alguma coisa em armários, molhar plantas, abaixar-se.

8 Sugestões para modificações dos ambientes: Banheiro: - Vaso sanitário: Aumentar a altura do vaso Barras de apoio laterais e paralelas - Banheira: Barras de apoio Assentos para banheira Bancos de transferência Chuveiros manuais Tapetes antiderrapantes ou adesivos no piso Assentos hidráulicos para banheira - Pisos escorregadios: Tapetes ou adesivos antiderrapantes - Box: Retirar a porta e usar uma cortina

9 - Pia: Usar um banco ou cadeira quando usar a pia. Retirar o gabinete embaixo da pia. Colocar um espelho que possa ser utilizado quando o usuário estiver assentado(a) em frente da pia. - Dificuldades para enxergar: Aumentar a iluminação. Utilizar cortinas claras. Utilizar cores de maneira a dar contrastes. - Área interna pequena: A porta deverá abrir para fora ou ser corrediça. Área de giro para cadeira de rodas é de 1,50cm de raio. Área mínima de banheiro é de 4,5m2. Dormitório: - Cama muito baixa: Aumentar a altura das pernas da cama Trocar o colchão por um mais alto Adquirir uma cama com ajuste de altura - Colchão muito macio: Adquirir um mais firme - Iluminação: Controle de luz ao lado da cama, luz noturna

10 - Tapetes soltos: Fixá-los no chão. Utilizar borracha adesiva no chão sob os tapetes. Removê-los. - Piso escorregadio: Não encerar. Usar sapatos com sola de borracha. - Ajuda noturna: Telefone sem fio. Campainha ou interfone ao lado da cama. - Armários: Redistribuir as roupas nos armários, colocando as mais utilizadas mais embaixo. - Relógio: Usar um relógio com números grandes.

11 Cozinha: - Fogão: Usar microondas, panelas e fornos elétricos ou serviço de entrega de comidas. - Armários: Ajustar a altura dos armários, gavetas e portas para mais baixos. Retirar gabinetes debaixo das bancadas. - Geladeira: Instalar uma maçaneta para abrir com os pés. - Iluminação: Adequar a iluminação, usar cores para dar contraste (cores claras). - Torneiras, trincos : Usar alavanca ou torneiras com célula fotoelétrica. Instalar alavancas nos trincos. Elas permitem utilizá-las com as mãos fechadas.

12 Sala de visitas: - Sofá: Tábua embaixo da almofada, travesseiro ou almofada para elevar a altura do assento,Plataformas abaixo dos pés das cadeiras. Cadeiras com braços para se apoiar ao levantar, cadeiras que passam para a posição de pé automaticamente. Procurar sempre um especialista. - Cadeira de balanço: Impedir a mobilização. - Móveis: Redistribuí-los no espaço de maneira a permitir a circulação livre. Eliminar móveis de vidro. - Fios : Embuti-los, prendê-los e eliminar os desnecessários. - Interruptores: Usar cores que contrastem com a parede. Utilizar os digitais, com controle remoto, ativados oralmente. Colocá-los de acordo com a distribuição dos móveis.

13 Telefone: Usar de preferência os sem fio. Usar amplificadores de campainha. Substituir a campainha por sinais luminosos ou vibratório. Usar fones de ouvido. Usar telefones com controle de volume. Usar telefones com memória, secretária eletrônica para não perdermos as chamadas. Usar os de comando verbal.

14 Degraus: - Usar rampas. - Usar elevadores. - Instalar corrimão dos dois lados. - Ajustar a iluminação. - Identificar as bordas dos degraus com uma faixa amarela. - Marcar o primeiro e o último degraus. - Manter um segundo andador no próximo pavimento. Tarefas domésticas: - Lavar roupas: Usar banco para assentar-se ao lavar as roupas. Ter um bom acesso à lavanderia. Usar lavadora e secadora que permitam ser utilizadas assentada. Ter boa iluminação na lavanderia. Ter fácil acesso aos produtos de limpeza. Em caso de muita dificuldade usar os serviços de lavanderia.

15 - Correspondência: Colocar a caixa de correio em um de fácil acesso. - Faxina: Utilizar produtos de limpeza com embalagens pequenas. Colocá-los em local de fácil acesso,de preferência no local de uso. Contratar os serviços de faxineira. Segurança: - Abrir e trancar portas: Usar maçanetas de alavanca. Usar portão eletrônico. Usar portas com trancas automáticas. Usar adaptações para aumentar o tamanho das chaves. - Abrir e fechar as janelas: Usar janelas com controle remoto. Adaptar os trincos para facilitar o abrir e fechar.

16 - Alarmes: No caso de problemas auditivos, substituí-los por sinais luminosos ou vibratórios. - Saída de emergência: Criar um acesso fácil para a saída de emergência. Ter sempre a mão cobertores não inflamáveis. Iluminação: Usar boa iluminação tanto externa quanto interna. Usar iluminação com acendimento automático. Manter uma iluminação noturna. Evitar móveis e superfícies com muito brilho. Colocar cortina nas janelas para evitar a luz direta.

17 Lazer: No caso de problemas auditivos, usa amplificador compatíveis com aparelho de surdez ao assistir a tv. Utilizar controle remoto universal com os sinais de comando aumentados. Para jogar cartas, usar as que possuem os números maiores do que o normal, embaralhadores automático, aparadores de cartas. Para leitura, usar lentes de aumento caso não consiga ler um texto e/ou scanner com resposta verbal.

18 Alcance do deficiente em Cadeira de Rodas:

19 Banheiro adaptado:

20

21 Alcance do deficiente em Cadeira de Rodas:

22

23

24 Alcance visual em Cadeira de rodas:

25 Espaços mínimos para locomoção:

26 Deficientes mentais acompanhados: Adulto com adulto:

27 Adulto com criança e com carrinho de bebê :

28 Limitação da vegetação na via de pedestre:

29 Área de giro para o usuário de Cadeira de Rodas:

30 Área de transferência e aproximação:

31 Área de manobras e acesso:

32 Adaptação de peças sanitárias:

33 Barra de apoio:

34 Barras de apoio em box:

35 Box sanitário:

36 Altura necessária para lavatórios :


Carregar ppt "Envelhecimento e Intervenções Ambientais Dra. Maria de Mello Arquiteto Mozart Vidigal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google