A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sete Áreas de Desonestidade Científica Dra. Maria de Mello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sete Áreas de Desonestidade Científica Dra. Maria de Mello."— Transcrição da apresentação:

1 Sete Áreas de Desonestidade Científica Dra. Maria de Mello

2 Sete Áreas de Desonestidade Científica  Plágio  Fabricação e Falsificação  Não-publicação de dados  Falhas na coleta de dados  Retenção e Armazenamento inadequado dos dados  Autoria equivocada  Práticas duvidosas de publicação

3 Plágio  Utilizar idéias, escritos e projetos como se fossem seus.  Penas severas.  Estigma que será carregado pelo pesquisador por toda a sua vida.  Sempre dar os créditos a quem eles pertencem!

4 Fabricação e Falsificação  Manipulação de dados para cumprimento de metas visando garantir recursos de financiamento de pesquisas.  Erros de interpretação de idéias originais.

5 Não-publicação de dados  Exclusão de alguns dados por que eles não sustentam o resultado desejado.  Linha tênue entre dados ruins e dados fabricados!

6 Falhas na coleta de dados  Continuar a coleta de dados com sujeitos que não atendem os critérios de inclusão  Utilizar conscientemente equipamento defeituoso  Tratamento incorreto dos sujeitos  Registro incorreto dos dados

7 Retenção e armazenagem inadequada dos dados  Os dados devem ser armazenados e mantidos conforme foram originalmente registrados. Todos os dados devem ser mantidos de forma que possam ser re- analisados.

8 Autoria Equivocada  Respeito ao nível de envolvimento de cada pesquisador;  O primeiro autor deve ser oi que desenvolveu a idéia,  Deve-se decidir a ordem antes do começo do trabalho para evitar rancores,

9 Duas regras para prevenir equívocos de autoria:  Os técnicos não se tornam necessariamente co-autores,  A autoria deve envolver apenas aqueles que contribuíram diretamente ao projeto da pesquisa.

10 Práticas Duvidosas de Publicação  Conflito de interesses entre orientadores e orientandos: –Estímulo aos alunos para publicarem –Necessidade de publicações para promoções

11 Recomendações internacionais sobre o assunto:  Apenas a autoria secundária é aceitável para o orientador da tese.  A autoria secundária pode ser considerada obrigatória se o orientador definir as variáveis ou se fizer grandes contribuições interpretativas ou se fornecer o banco de dados.  A autoria secundária é uma cortesia se o orientador definir a área geral de interesse, estiver muito envolvido com o delineamento e nos procedimentos de medidas ou contribuir substancialmente para a composição escrita do relatório publicado.

12 Recomendações internacionais sobre o assunto:  A autoria secundária não é aceitável se o orientador apenas fornece encorajamento, equipamentos, suporte financeiro, críticas ou contribuições editoriais,  Em todas as instâncias, o acordo entre o autor e co-autor (es) deve ser revisado antes de enviar o artigo para a publicação.

13 Questões Éticas Relacionadas aos Direitos Autorais  Uso leal dos materiais educacionais: – Propósito: comercial ou educacional? – Natureza: O material será copiado com autorização expressa dos autores? – Quantidade: o quanto será copiado? – Efeito: Como a cópia afeta o mercado do documento ou das idéias contidas nele?

14

15


Carregar ppt "Sete Áreas de Desonestidade Científica Dra. Maria de Mello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google