A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sete Áreas de Desonestidade Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sete Áreas de Desonestidade Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Sete Áreas de Desonestidade Científica
Dra. Maria de Mello

2 Sete Áreas de Desonestidade Científica
Plágio Fabricação e Falsificação Não-publicação de dados Falhas na coleta de dados Retenção e Armazenamento inadequado dos dados Autoria equivocada Práticas duvidosas de publicação

3 Plágio Utilizar idéias, escritos e projetos como se fossem seus.
Penas severas. Estigma que será carregado pelo pesquisador por toda a sua vida. Sempre dar os créditos a quem eles pertencem!

4 Fabricação e Falsificação
Manipulação de dados para cumprimento de metas visando garantir recursos de financiamento de pesquisas. Erros de interpretação de idéias originais.

5 Não-publicação de dados
Exclusão de alguns dados por que eles não sustentam o resultado desejado. Linha tênue entre dados ruins e dados fabricados!

6 Falhas na coleta de dados
Continuar a coleta de dados com sujeitos que não atendem os critérios de inclusão Utilizar conscientemente equipamento defeituoso Tratamento incorreto dos sujeitos Registro incorreto dos dados

7 Retenção e armazenagem inadequada dos dados
Os dados devem ser armazenados e mantidos conforme foram originalmente registrados. Todos os dados devem ser mantidos de forma que possam ser re-analisados.

8 Autoria Equivocada Respeito ao nível de envolvimento de cada pesquisador; O primeiro autor deve ser oi que desenvolveu a idéia, Deve-se decidir a ordem antes do começo do trabalho para evitar rancores,

9 Duas regras para prevenir equívocos de autoria:
Os técnicos não se tornam necessariamente co-autores, A autoria deve envolver apenas aqueles que contribuíram diretamente ao projeto da pesquisa.

10 Práticas Duvidosas de Publicação
Conflito de interesses entre orientadores e orientandos: Estímulo aos alunos para publicarem Necessidade de publicações para promoções Como resolver este conflito?

11 Recomendações internacionais sobre o assunto:
Apenas a autoria secundária é aceitável para o orientador da tese. A autoria secundária pode ser considerada obrigatória se o orientador definir as variáveis ou se fizer grandes contribuições interpretativas ou se fornecer o banco de dados. A autoria secundária é uma cortesia se o orientador definir a área geral de interesse, estiver muito envolvido com o delineamento e nos procedimentos de medidas ou contribuir substancialmente para a composição escrita do relatório publicado.

12 Recomendações internacionais sobre o assunto:
A autoria secundária não é aceitável se o orientador apenas fornece encorajamento, equipamentos, suporte financeiro, críticas ou contribuições editoriais, Em todas as instâncias, o acordo entre o autor e co-autor (es) deve ser revisado antes de enviar o artigo para a publicação.

13 Questões Éticas Relacionadas aos Direitos Autorais
Uso leal dos materiais educacionais: Propósito: comercial ou educacional? Natureza: O material será copiado com autorização expressa dos autores? Quantidade: o quanto será copiado? Efeito: Como a cópia afeta o mercado do documento ou das idéias contidas nele?

14 O indivíduo é preciosos e o benefício do indivíduo tem
tem precedência sobre a sociedade. O indivíduo é preciosos e o benefício do indivíduo tem

15 importância e todos devem ser tratados igualmente.
A igualdade é da maior importância e todos devem ser tratados igualmente.


Carregar ppt "Sete Áreas de Desonestidade Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google