A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização
Escola de Enfermagem Curso de Especialização Humanização do cuidado Profa. Anadias Trajano Camargos

2

3

4

5

6

7

8 CONTEXTUALIZAÇÃO - HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DA PESSOA IDOSA.
Para OLIVEIRA(2001:104)“HUMANIZAR, caracteriza-se em colocar a cabeça e o coração na tarefa a ser desenvolvida, entregar-se de maneira sincera e leal do outro e saber ouvir com ciência e paciência as palavras e os silêncios. O relacionamento e o contato direto fazem crescer, e é neste, momento de troca, que humanizo, porque assim posso me reconhecer e me identificar como gente, como ser humano”.

9 CONTEXTUALIZAÇÃO WALDOW (1998: 62) salienta a importância de conciliar e harmonizar as diversas funções do enfermeiro: “o cuidado humanístico não é rejeição aos aspectos técnicos, tão pouco as aspectos científicos, o que se pretende ao revelar o cuidado é enfatizar a característica do processo interativo e de fruição de energia criativa, emocional e intuitiva, que compõe o lado artístico ale´m do aspecto moral”.

10 CONTEXTUALIZAÇÃO VILA & ROSSI (2002:17) colocam que “humanizar deve fazer parte da filosofia de enfermagem. O ambiente físico, os recursos materiais e tecnológicos não são mais significativos do que a essência humana. Esta sim irá conduzir o pensamento e as ações da equipe de enfermagem, principalmente do enfermeiro, tornando-o capaz de criticar e construir uma realidade mais humana (...)”.

11 Humanização do cuidado
Para se pensar na prática da enfermagem deve-se avaliar os questionamentos: Perda da dignidade com a velhice? A separação do idoso da família, provoca solidão, sentimento de abandono, onde toda segurança na vida desaparece. Aperto de mão, uma palavra de conforto, uma oração ao lado de quem está aflito é o que se pode dar de mais belo e precioso.

12 Humanização do cuidado
Orientar ao idoso durante as ações cuidativas; Ter habilidade para cuidar de Idoso dependente ou grave; Preservar a autonomia e a autodeterminação da pessoa idosa.

13 Humanização do cuidado
Conversar com o idoso durante os procedimentos; Atender o idoso com respeito, carinho e atenção por serem muito susceptíveis;

14 Humanização do cuidado
O profissional de Enfermagem deve ter iniciativa e sensibilidade para cuidar do idoso; Ter conhecimento técnico-científico para atuar em situações de emergência;

15 Humanização do cuidado
Evitar comentários sobre assuntos pessoais exceto com a família; Sem a razão não há ética;

16 Humanização do cuidado
ÉTICA E OS MAUS TRATOS: Físicos; Morais; Sociais; Psicológicos;

17 Humanização do cuidado
Saber ouvir CUIDADOR amor toque doação afetividade sensibilidade Ética comunicação

18 Humanização do cuidado
Qualidade de vida do cuidador/idoso abrange os aspectos: Espirituais Sociais Intelectuais Emocionais Profissionais Físicos

19 REFLEXÃO SOBRE O CORPO NU
? REFLEXÃO SOBRE O CORPO NU


Carregar ppt "Curso de Especialização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google