A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011."— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011

2 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA 1) PASSADO: Morto espiritualmente: Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” O Novo Nascimento: é a vivificação do nosso espírito que estava morto em suas funções para Deus. Depois de vivificado, o Espírito Santo pode habitar nesse espírito regenerado. 1 Co 3:16 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” e Rm:8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Houve a salvação do espírito, regeneração e justificação.

3 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA PASSADO: SALVAÇÃO DO ESPÍRITO, REGENERAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO. Tito 3:4-7 “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

4 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA PASSADO: SALVAÇÃO DO ESPÍRITO, REGENERAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO. 1 Pedro 1:3-5 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”

5 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA PASSADO: SALVAÇÃO DO ESPÍRITO, REGENERAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO. 1 Pedro 1:22-23 “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” 2 Timóteo 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,”

6 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA 2) PRESENTE: É A SALVAÇÃO DA ALMA. A salvação da alma decorre da salvação do espírito e deve ser desenvolvida pelo crente com quebrantamento e santificação. A alma é o órgão de decisão, porque a vontade é parte dela. Se a alma não for quebrada e governada pelo espírito humano regenerado e pelo Espírito Santo, o crente não tem como ser espiritual, pois a alma continuará se submetendo às exigências do corpo. Filipenses 2:12 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;” 1 Pedro 2:1-2 “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém- nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,”

7 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA PRESENTE: É A SALVAÇÃO DA ALMA. 1 Pedro 1:22-23 “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” Marcos 8:35 “Quem quiser, pois, salvar a sua vida (psuche) perdê-la-á; e quem perder a vida (psuche) por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” Atos 24:16 “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.”

8 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA PRESENTE: É A SALVAÇÃO DA ALMA. 2 João 1:8 “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” 1 Coríntios 9:27 “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” Atos 14:22 “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.”

9 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA 3) FUTURA: SALVAÇÃO COMPLETA. Salvação do corpo com a ressurreição, redenção (libertação) (Rm 13:11; Hb 9:28; Rm 8:23). Será completada no fim dos tempos (Rm 13:11; 1Pe 1:5; 2:2). Restauração da unidade do ser humano (corpo, alma e espírito). Romanos 13:11 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Hebreus 9:28 “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. Romanos 8:23 “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.”

10 OS ESTÁGIOS ATÉ A SALVAÇÃO COMPLETA FUTURA: SALVAÇÃO COMPLETA. 1 Pedro 1:3-5 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” 1 Coríntios 15:44 “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Coríntios 15:54 “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”

11 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS OBRA: Feito realizado por Deus ou por uma pessoa; trabalho (Gn 2:2; Êx 20:9; Mt 5:16). Gênesis 2:2 “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.” (de Deus) Êxodo 20:9 “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.” (do homem)

12 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS: As boas obras são todo o cumprimento da vontade de Deus. Tudo aquilo que Deus nos pede em sua palavra com relação a Ele, ao próximo e à sociedade. Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

13 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS SÃO PROVENIENTES DA FÉ: João 6:28 “Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.” Quando falamos de boas obras, precisamos ter em mente que nem tudo o que costumamos chamar de boas obras, na realidade o são segundo critérios bíblicos. Podemos fazer muitas coisas que tenham uma boa aprovação social. Os ímpios inclusive também o fazem (Mt 6:2 “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas,...”). Porém, a questão é, qual o princípio que nos leva a praticar boas ações? Quais os requisitos para que elas sejam consideradas boas obras diante de Deus? Pois a própria Bíblia afirma que os nossos melhores atos são considerados como “trapo da imundícia” (Is 64:6). Se esta é a nossa situação e todas as nossas ações estão contaminadas pelo pecado, e não há ninguém bom sobre a terra (Sl 14:1-3; Mt 19:7; Rm 3:10-12), como elas podem ser consideradas boas obras?

14 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS SÃO AQUELAS PROVENIENTES DA FÉ: A resposta está em Hebreus 11:6 onde lemos que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Isto significa que os nossos atos de justiça ou as nossas boas obras, são aceitas diante de Deus, porque foram santificadas pelo sacrifício de Cristo Jesus. O sacrifício de Jesus também é a base para que não somente eu, como também as minhas obras sejam aceitas diante de Deus. Por isso, ele mesmo disse: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).

15 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS SÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS : Outro princípio que devemos avaliar para sabermos se estamos ou não praticando boas obras, são as nossas intenções. Mateus 6:2 “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” Mateus 6:3-4 “Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

16 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS SÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS : Jesus advertiu severamente aos seus discípulos para que se guardassem de “exercer a justiça diante dos homens, como o fim de serdes vistos por eles” (Mt 6:1) e também para que não fizéssemos nada pensando em recompensa (Mt 6:3). Mateus 5:16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” O que nos deve motivar à práticas das boas obras é nosso desejo de obedecer a Deus, que o seu nome seja glorificado (Mt 5:16) e que seu reino seja estabelecido. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31).

17 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS BOAS OBRAS: Tito 3:8 “Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.” Tito 3:14 “Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, {a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados; ou a exercer ocupações honestas para suprir as suas necessidades} para não se tornarem infrutíferos.” Hebreus 10:24 “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”

18 BOAS OBRAS x OBRAS MORTAS OBRAS MORTAS: São os pecados ou, também, coisas que praticamos achando que elas nos darão direitos à salvação e acesso a Deus. Hebreus 6:1 “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,” Hebreus 9:14 “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

19 BÍBLIA - SALVAÇÃO, FÉ E OBRAS FIM


Carregar ppt "IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Novembro / 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google