A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 04 Os Dois Concertos (II Coríntios 3). OS DOIS CONCERTOS II Coríntios 3 II Coríntios 3, jamais financia a abolição de 39 livros da Bíblia, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 04 Os Dois Concertos (II Coríntios 3). OS DOIS CONCERTOS II Coríntios 3 II Coríntios 3, jamais financia a abolição de 39 livros da Bíblia, como."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 04 Os Dois Concertos (II Coríntios 3)

2 OS DOIS CONCERTOS II Coríntios 3 II Coríntios 3, jamais financia a abolição de 39 livros da Bíblia, como afirma em seu livro, o Pastor Pentecostal Antenor Santos de Oliveira (ver pág. 41). Paulo realmente se refere à Lei Moral escrita em tábuas de pedra, porque ela era, e é o único instrumento que Deus tem para revelar o pecado. Paulo deixa claro, o que foi abolido é o Velho Concerto e não o Velho Testamento.

3 VELHO CONCERTO NOVO CONCERTO 1- (V. 7) “Ministério da Morte” 1- (V. 8) “Ministério do Espírito”. 2- (V. 9) “Ministério da Condenação” 2- (V. 9) “Ministério da Justiça”. 3- (V. 6) “Letra que Mata” 3- (V. 6) “Espírito que Vivifica”. 4- (V.14) “Foi Abolido” 4- (V.11) “Permanece”. 5- (V.10) “Em Glória” 5- (V.10) “Em Excelente Glória”.

4 a)O Velho Concerto, foi com sangue de animais (Heb. 9:19-20). O Novo Concerto foi com o sangue de Jesus. b)A base fundamental destes dois Concertos foi uma só: Os Dez Mandamentos, chamados de Lei Moral. A função da Lei é revelar o pecado. Romanos 7: 7. O objetivo da Lei é levar o homem a Cristo. Romanos 7: 8.

5 II Coríntios 3: 3 “...sois a carta de Cristo...escrita não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, no coração.” Tábuas de “pedra e de carne”: Isto é uma metáfora, para comparar os dois Concertos. Quer ver? Leia o que diz o profeta, nas palavras seguintes: Jeremias 31: “Eis que vem dias, diz o Senhor, em que farei um Concerto Novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o Concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles invalidaram o Meu Concerto, apesar de Eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o Concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a Minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração: e Eu serei o seu Deus e eles serão Meu povo.”

6 Ezequiel 11: “E lhes darei um mesmo coração e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei de sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Para que andem nos Meus estatutos, e guardem os Meus juízos (leis), e os executem; e eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.” Hebreus 8: 10 “Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo.” No Novo Concerto, a Lei de Deus seria impressa não em pedra, mas em carne (no coração). Isso prova que jamais seria abolida. Deus está falando de um Novo Concerto e se refere à mesma Lei que escreveu com seu dedo no Sinai.

7 QUE É CONCERTO Diz o Dicionário ser: Combinação, acordo. Concerto não é uma Lei, mas um pacto normativo entre pessoas. Neste caso, com o povo de Deus, os cristãos. E a norma ou base é a Lei Moral. Se Deus acabar com o objeto (norma/base) do Seu acordo, como saberá se a outra parte (nós) está cumprindo o acordo? Qual legislador executará a sentença se não possuir uma lei reguladora? Quando Deus julgar o mundo (João 12: 47; Atos 17:31), o fará através desta lei (Tiago 2:12). Como o faria, estando cancelada?

8 VELHO CONCERTO – Obras – Guardar a lei para ser salvo. NOVO CONCERTO – Fé – Guardar a lei porque foi salvo. VELHO CONCERTO: O povo não era capaz por si mesmo, de cumprir a sua parte no Concerto. Era um concerto de obras, e não de Graça, porque Jesus não estava nele. Este Concerto só valia para revelar que precisavam reconhecer sua própria pecaminosidade, bem como sua necessidade do auxilio divino. Jesus diz: “... Sem Mim, nada podeis fazer.” (João 15:5). Com Jesus é fácil guardar a lei.

9 MINISTÉRIO DA MORTE – II Cor. 3: 7 MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO – II Cor. 3: 9 EXEMPLO: A lei realiza sua função (ministério da condenação). Ao revelar o pecado, exige a morte do pecador (ministério da morte). Quando pecava, o que, então, fazia o pecador? Adquiria um cordeiro sem defeitos físicos e o levava ao sacerdote para ser morto pelo seu pecado. Hoje a base (Lei Moral – único instrumento que revela o pecado) continua a mesma, apenas, o sacrifício é melhor. O Cordeiro é Jesus, o “Cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1: 29).

10 LETRA QUE MATA – II Cor. 3: 6 - Resultava em morte para os transgressores. FOI ABOLIDO – II Cor. 3: 14 - é claro, foi o Velho Concerto e não a Lei de Deus EM GLÓRIA – II Cor. 3: 10 - O Sinai foi envolto em glória quando Deus proclamou a lei. Porém, maior glória viu a Terra quando Cristo desceu do Céu para “salvar o povo dos seus pecados” (Mateus 1: 21).

11 OBSERVAÇÃO – II Coríntios 3, menciona duas palavras que muitos cristãos sinceros aplicam à Lei de Deus, equivocadamente. Ei-las: ABOLIDO – Está claro que é o Velho Concerto. Concerto de Obras.

12 1º) – Paulo, em nenhum lugar da Bíblia falou contra ela. 2º) – Paulo, realça a santidade, legitimidade, utilidade e necessidade dela. 3º) – O Senhor Jesus mencionou cinco dos Dez Mandamentos dela, para o jovem rico, dizendo-lhe da necessidade de observá-la, para entrar na vida eterna (Mateus 19:16-19). TRANSITÓRIO – Esta palavra não pode referir-se à Lei Moral, porque:

13 4º) – Na Nova Terra (Isaías 66:22-23), o Sábado será eternamente o Dia do Senhor. E ele faz parte da Lei Moral. 5º) – Deus não Se contradiz. 6º) – Nenhum cristão admite o cancelamento de nove mandamentos desta lei, mas apenas um. Observe o que disse dois renomados irmãos Batistas:

14 CHARLES SPURGEON “Antes de vir a fé, éramos mantidos sob a lei, retidos dentro da fé que depois se revelaria. Por essa causa a lei era nosso aio para conduzir-nos a Cristo, a fim de sermos justificados pela fé. Digo-vos que, pondo de parte a lei, despojastes o evangelho de seu auxiliar mais competente. Tiraste dele o aio que leva os homens a Cristo. Eles nunca aceitarão a Graça sem que tremam perante uma lei justa e santa. Por conseguinte, a lei serve ao mais necessário e bendito propósito, e não deve ser removida do lugar que ocupa.” – C.H. Spurgeon, The Perpetuity of the Law of God, pág. 11.

15 WILLIAN CAREY TAYLOR “Seria uma bênção se cada púlpito do mundo trovejasse ao povo a voz divina do Decálogo, pois a lei é o aio para guiar a Cristo.” – W. C. Taylor, Os Dez Mandamentos, pág. 5.

16 7º) – Deus não daria uma lei nas circunstâncias que fez, para depois dizer que foi cancelada ou que só valeria para um povo, uma época ou ocasião. 8º) – Na lei, especificamente no quarto mandamento, está o selo de Deus, isto é: Seu Nome: “Senhor teu Deus”. Seu cargo ou posição: “Criador do Universo“. Território sobre que domina: “Os Céus e a Terra”. Abolida, pois, a Lei de Deus, a idolatria se generalizaria na proliferação de deuses a granel. 9º) – Se Deus diz que na Nova Aliança colocará Sua lei no coração do crente, então ela jamais seria transitória.

17 SEMELHANÇAS ENTRE OS DOIS CONCERTOS 1. Ambos são chamados concertos. 2. Ambos foram ratificados com sangue. 3. Ambos foram feitos com base na Lei de Deus. 4. Ambos foram feitos com o povo de Deus. 5. Ambos foram estabelecidos sobre promessas

18 DESSEMELHANÇAS ENTRE OS DOIS CONCERTOS Velho ConcertoNovo Concerto Chamado velho concertoChamado novo concerto. Chamado primeiro concertoChamado segundo concerto. Um pacto temporárioUm concerto eterno. Ratificado com sangue de animaisRatificado com o sangue de Cristo Era repreensívelÉ uma melhor promessa Estabelecido sobre as promessas do povo Estabelecido sobre as promessas de Deus. Não tinha mediadorTem um Mediador. Não continha providência para perdão dos pecados Provê o perdão dos pecados.

19 DESSEMELHANÇAS ENTRE OS DOIS CONCERTOS (continuação) Velho ConcertoNovo Concerto A lei foi escrita em pedrasA lei é escrita no coração Era de obrasÉ de graça. Obedece e viveDesobedece e morre. Arrepende-te e serás perdoadoCrê e será salvo. O VelhoO Novo Se. Se vós. Se vós fizerdes.Eu, Eu farei. Se vós fizerdes tudo. Eu farei tudo. Se vós fizerdes tudo, então – sereisEu farei tudo e serei o vosso Deus, e vós o Meu povo, e Eu serei o vosso Deus. sereis o Meu povo.”


Carregar ppt "Capítulo 04 Os Dois Concertos (II Coríntios 3). OS DOIS CONCERTOS II Coríntios 3 II Coríntios 3, jamais financia a abolição de 39 livros da Bíblia, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google