A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos Projetos Interdisciplinares de Ensino I Aula 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos Projetos Interdisciplinares de Ensino I Aula 2."— Transcrição da apresentação:

1 O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos Projetos Interdisciplinares de Ensino I Aula 2

2 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação O conceito de planejamento ganha relevância com a Teoria da Administração Científica, que surge com a Revolução Industrial. Seu primeiro teórico é Taylor, que colocava como principal objetivo da Administração Científica, “assegurar a maxima prosperidade para o empregador, junto com a máxima prosperidade para o empregado”. Segundo a Teoria da Administração Científica, a organização do trabalho e processo administrativo, se dava a partir de quatro princípios: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

3 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Planejamento - Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Organização – A Organização, define o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério. Direção - Execução é realização das atividades e utilização de recursos para atingir os objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, para acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos. Controle - Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

4 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Abordagem Humanística da Administração Também conhecida como Escola das Relações Humanas, surgiu da necessidade de se humanizar o trabalho, visto que, o valor maior se encontrava nas estrutura e nas tarefas a serem cumpridas na organização. Elton Mayo ( ), desenvolveu a Teoria Humanística, que se opunha a Teoria Clássica da Administração, e se fundamentava nas ideias de John Dewey e da Psicologia Social de Kurt Lewin. Esta teoria sofreu muitas críticas, por possuir uma visão ingênua dos operários, por ser limitada no campo experimental e por enfatizar mais a atuação dos grupos informais nas organizações, o que provocou a sua reelaboração, a partir da Teoria Comportamental.

5 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Modelo Burocrático Paralelamente a abordagem humanística, se desenvolveu também o Modelo Burocrático de Max Weber ( ), que se fundamentava na meritocracia, estruturalismo organizacional e princípios comportamentais muito rígidos. Por se fundamentar na competência técnica, esta teoria visa uma avaliação das pessoas, por obedecerem a critérios de mérito, e não por preferências pessoais. Além dessa abordagens teórica, podemos citar também, a Teoria Estruturalista inspirada na abordagem Burocrática de Weber, a Teoria Neoclássica, tendo como principal autor, Peter Druker ( ), e a partir dele, as teorias de administração foram denominadas modernas.

6 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Teorias Administrativas e Planejamento Educacional A Teoria Geral da Administração, também influenciou a educação, onde as ideias tayloristas e fordistas se fizeram presentes. Estas tendências, chegaram também ao Brasil, influenciando os teóricos da Administração Escolar, que defendiam a aplicação dos processos administrativos das teorias administrativas na educação. A burocracia, também influenciou a nosso processo de administração educacional, atingindo não só a estrutura organizacional das escolas, como suas atividades. Juntamente com as evolução da Administração Escolar, o termo planejamento, também se modificou com o passar dos tempos.

7 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Teorias Administrativas e Planejamento Educacional Baseado na Teoria Geral da Administração, o planejamento tinha como objetivo, a unificação das ações dos trabalhadores, e na área educacional, a unificação das ações educativas. Os objetivos e métodos, prediziam uma ação organizada de forma científica. Este também, servia como elemento de controle das ações educacionais, pois garantiam que as mesmas, seriam sempre iguais, pois todos os elementos da instituição escolar, seguiam as mesmas diretrizes. O planejamento era uma ferramenta administrativa fundamental tanto para controlar as ações presentes, como para predizer as ações futuras. Com o passar do tempo, a concepção de planejamento também evoluiu.

8 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação O planejamento representa uma tarefa importantíssima para qualquer administração, seja ela escolar ou empresarial, pois este determina os objetivos, as políticas, os métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como as suas formas de acompanhamento e controle. Um bom planejamento parte sempre dos conhecimento da realidade onde será aplicado. A partir daí, se faz o diagnóstico do problema e as alternativas de solução para a tomada de decisão.

9 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Segundo Martins (2007), a tomada decisão, abrange os seguintes aspectos: a) benefícios e dificuldades decorrentes da divisão de trabalho; b) avaliação dos principais serviços prestados pela instituição ou que a mesma tem condições de prestar, bem como o estabelecimento de cronogramas de execução; c) estabelecimento de objetivos e subobjetivos hierarquizados a fim de tornar a ação eficiente; d) fixação de políticas de ação, métodos padronizados e procedimentos operacionais; e) programação das atividades em etapas sequenciais e relacionadas entre si, designação dos responsáveis para cada etapa, determinação dos recursos e da previsão do tempo para cada uma delas e confecção do cronograma. Martins (2007, p. 28)

10 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação Para Libâneo (2005): “A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político – pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino”.

11 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação O planejamento é o elemento que norteia as ações tanto na educação, quanto em outras organizações. Este sofreu modificações ao longo do tempo, pois em cada contexto se utilizou esta ferramenta para atender a determinados fins. Essa é uma evolução natural, visto que o planejamento educacional, sempre parte da análise de uma realidade, e só a partir dai é que se estabelecem as ações, para a resolução dos problemas organizacionais.

12 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação As teorias administrativas e os projetos em educação. Como vimos anteriormente, administração escolar foi concebida em primeira instância, pelos princípios pregados pela Teoria Geral da Administração (TGA). Nessa perspectiva, temos como forte característica administrativa, a racionalização dos processos produtivos ocorrendo através da fragmentação do trabalho, e, principalmente, pela separação entre aqueles que planejam e aqueles que trabalham. De acordo com as ideias da Teoria do Capital Humano, a educação era vista como bem de produção, indispensável ao desenvolvimento econômico, e que tinha como função, preparar as pessoas para atuar num mercado em expansão que necessitava de uma força de trabalho “educada”.

13 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação As teorias administrativas e os projetos em educação. Os projetos educativos portanto, eram elaborados para atender a esses fins, pois segundo Saviani (2008, p. 383), nessa época a educação “era concebida como um subsistema cujo funcionamento eficaz é essencial ao equilíbrio do sistema social de que faz parte”. O projeto educativo de escola é um documento que organiza a ação educativa, de forma integral, a longo prazo e de natureza geral e estratégica. Afirmamos assim, que o projeto educativo é parte integrante do planejamento educacional.

14 Retrospectiva histórica sobre diferentes concepções de planejamento e projetos na área de educação As teorias administrativas e os projetos em educação. O projeto educativo de uma escola, representa um conjunto opções ideológicas, políticas, antropológicas, axiológicas e pedagógicas; pois existe uma relação, de certa forma conflitante, entre o que é estabelecido ou imposto pelo Estado, a prática implícita interna à escola e a postura intencional, ou até mesmo utópica da comunidade escolar. Portanto, este projeto, deve ser dinâmico, deve estar integrado a realidade onde será aplicado, deve contar com a participação de todos os componentes a comunidade escolar.


Carregar ppt "O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos Projetos Interdisciplinares de Ensino I Aula 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google