Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabel Matheus Alterado mais de 9 anos atrás
1
1 GB-109 – Elementos de Computação Gráfica Professor Gilson A. Giraldi (gilson@lncc.br) Coordenação de Ciência da Computação Web Page: http://virtual01.lncc.br/~giraldi/GB-109
2
2 Ementa do Curso
3
3
4
4 GB 109 GA 023 GB 500: Topicos em Vis. Cient. e RV Quarto Periodo Terceiro Periodo Segundo Periodo Computação Visual no LNCC
5
5 What is Computer Graphics? create images with computer
6
6 What is CG used for? graphical user interfaces modeling systems simulation & visualization
7
7 What is CG used for? movies animation special effects
8
8 What is CG used for? computer games
9
9 What is CG used for? images design advertising art
10
10 What is CG used for? Virtual reality and Augmented reality
11
11 What is CG used for? Scientific Visualization
12
12 Main Areas in CG Hardware Visibility Geometric Modeling Rendering Animation
13
13 I/O Devices Virtual Reality (VR) Motion Capture Displays – VR, Holographic GPU and PPU Cameras (Image-Based-Rendering) Lazer Scanners Hardware
14
14 Hardware Input Devices Mouse 2D/3D, scanners 2D, Haptic Devices Mouse 3D Phantom - Haptic Device
15
15 Hardware Input Devices Data Glove Motion Capture
16
16 Laser Scanners Input Devices
17
17 Hardware Output Devices
18
18 Hardware Output Devices Holographic Display
19
19 3D Local Visualization Model
20
20 Simple Illumination Model No Transparency effects No Shadows No Secondary light sources
21
21 Perspective Projection
22
22 Viewing Transformation: Camera Placement
23
23 Clipping we’ve been assuming that all primitives (lines, triangles, polygons) lie entirely within the viewport in general, this assumption will not hold:
24
24 Clipping analytically calculating the portions of primitives within the viewport
25
25 Hidden Lines
26
26 Hidden Line Removal
27
27 Hidden Surface Removal
28
28 Rasterization
29
29 Rendering
30
30 Gouraud Shading
31
31 Specular Reflection
32
32 Phong Shading
33
33 Surface Representation
34
34 Complex Lighting and Shading
35
35 Texture Mapping
36
36 Global Illumination Model (Ray-Tracing)
37
37 Global Illumination
38
38 Animation generating motion interpolating between frames Physics-Based Models Motion Capture
39
39 Mathematical Elements for CG Spatial Data Structures (Octree, etc) Geometric Modeling Surface Representation: Splines, NURBS, Implicit representations Variational Methods Differential Manifolds Models Light Models Image Based Techniques Kinematics and Dynamic Methods – Physics-Based Modeling Stochastic Methods – Non-Deterministic Fractals
40
40 GB-109 Objetivo Principal: Estudo de elementos teóricos básicos para CG no contexto da Modelagem Computacional. Curso Baseado em: Seminários Trabalhos Teóricos e práticos Duas provas escritas Linguagem de Programação: C, C++, Java ou Python
41
41 Avaliação e Média Final Duas Provas (P1 e P2): Notas de 0.0 a 10.0 0.0 – 2.9 (E)7.0 – 7.9 (B) 3.0 – 4.9 (D)8.0 – 8.9 (B+) 5.0 – 6.9 (C)9.0 – 10.0 (A) Provas com 3/5 das questões baseadas nas listas Listas para casa e listas para a sala Média dos trabalhos (Listas,implementações, Seminários): MT Média Final = (P1 + MT + P2)/3
42
42 GB-109 Não é curso state-of-the-art Não enfoca utilização de aplicativos Não ensina high-level libraries (OpenGL,etc) Estes temas poderão ser cobertos em estudos posteriores.
43
43 Pré-Requisitos: Lista Exercicios 1 Geometria Analítica em 3D: Equações de retas, cônicas, planos, esferas, etc Cálculo Vetorial e Algebra Linear Cálculo Diferencial e Integral
44
44 CUIDADO! Curso trabalhoso Enfoque matemático e formal Implementações exigem tempo para obter os resultados necessários
45
45 Perspectivas para Teses Computação Gráfica Modelagem Geométrica via Métodos Variacionais Modelos Massa-Mola Realidade Virtual Visualização Científica Visualização de Campos Dependentes do Tempo Animação de Fluidos Multiresolução Técnicas Baseadas em Partículas
46
46 Bibliografia 1) D. F. Rogers. Procedural Elements for Computer Graphics. McGraw-Hill International Editions, 1985. 2) D. F. Rogers and J. A. Adams. Mathematical Elements for Computer Graphics. McGraw-Hill International Editions, Second Edition, 1990. 3) J. D. Foley, A. Dam, S. K. Feiner, and J. F. Hughes. Computer Graphics, Principles and Practice, 2nd ed. Addison Wesley, 1990. 4) Fernando Luiz B. Ribeiro, Introdução à Computação Gráfica, edited by Setor de Publicações e Programação Visual/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.