A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria Befi-Lopes Universidade de São Paulo Tese de doutorado financiada pela FAPESP

2 Objetivos e Método O objetivo deste trabalho foi verificar a existência de efeitos crosslinguísticos, socioeconômicos e do Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) nas habilidades de compreensão de sentenças de crianças pré-escolares. Participantes crianças de 4:0 a 6:11 anos, divididas em quatro grupos: Brasileiros de escola pública, Brasileiros de escola privada, Ingleses de escola pública e DEL. Materiais e procedimentos - os sujeitos foram avaliados em duas atividades: uma prova de compreensão de sentenças que exigia tanto o reconhecimento da ordem das palavras quanto do morfema gramatical de número; e uma tarefa de identificação do singular e do plural, isoladamente.

3 Resultados e conclusões
Efeitos crosslinguísticos – manifestado por uma pequena vantagem das crianças falantes do Português para reconhecer as variáveis linguísticas simultaneamente. Efeitos socioeconômicos – caracterizados por uma dificuldade marcante das crianças de escola pública para reconhecer/ reter a informação morfológica de número, em ambas as atividades testadas. Efeitos do DEL – manifestados por um padrão atípico aos 4 anos (respostas aleatórias), mas comparável qualitativamente ao de crianças em desenvolvimento normal aos 6 anos. Quantitativamente, as diferenças permaneceram evidentes em todas as idades.


Carregar ppt "Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google