A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh

2 KM Varejo SBGC-RS2 Introdução “Empreendedor não precisa de um consultor para tudo; precisa de ferramentas adequadas.” Jack Welch: vantagem competitiva se consegue com: a) aprender + rápido que a concorrência b) transformar + rápido este conhecimento em ações Pequenas empresas também podem fazer Inteligência Competitiva Utilização de ferramentas de baixo custo ou grátis Fontes de informação –PÚBLICAS –FÁCEIS DE ACESSAR –DE BAIXO CUSTO –CONFIÁVEIS –DETALHADAS

3 KM Varejo SBGC-RS3 Introdução IC não é espionagem Uso de fontes públicas de informações Coleta ética de informações

4 KM Varejo SBGC-RS4 Objetivos da IC (resumo) Monitorar o mercado e os concorrentes: –Descobrir concorrentes novos ou potenciais –Analisar suas estratégias –Antecipar as ações dos concorrentes Avaliar e ANTECIPAR mudanças no mercado –Nos concorrentes –Nos fornecedores –Nos clientes –Na economia nacional ou global –Na política –Na legislação, normas

5 KM Varejo SBGC-RS5 Perguntas-Chave Quem são os players? Quais são os produtos ou serviços similares? Quais são as estratégias dos concorrentes? –serviços adicionais, localização, distribuição, promoções –áreas e montantes de investimentos –aquisições e fusões Quais as mudanças de estratégias ? –preços –produtos novos –produtos descontinuados –posicionamento físico

6 KM Varejo SBGC-RS6 Perguntas-Chave O que está acontecendo ou pode acontecer com o mercado: –Market-share –Entrada de novos players –Quem está crescendo –Quem está perdendo força –Por quê? –Tecnologias ou inovações que estão surgindo ou podem surgir para afetar o mercado

7 KM Varejo SBGC-RS7 Perguntas-Chave O que o mercado acha de nós? –Outras organizações, clientes, sociedade em geral –O que estão falando –Bem ou mal?

8 KM Varejo SBGC-RS8 Fontes de informações Impressas: –jornais e revistas –publicidade em geral –folders e manuais de concorrentes Congressos e feiras Eventos públicos Bases de patentes Cadastros de associações: –Sebrae, Assoc. Empresariais, CDL etc Web –tudo acima + …

9 KM Varejo SBGC-RS9 Web como fonte de Informações Estatísticas –IDC: cinco em seis pequenas empresas deverão ter uma página na Internet até 2009 –WBI: Web está à frente do rádio como fonte de notícias políticas (20% dos americanos usaram) –IBGE: a Internet passou a ser usada por 46% das empresas como fonte de informações para decisões sobre a inovação de produtos e processos produtivos (em relação aos 33,1% de 2000)

10 KM Varejo SBGC-RS10 Web como fonte de Informações Tipos de fontes/informações: –Sites de concorrentes –Bases de patentes –Notícias –Comunidades e redes sociais –Sites de reclamações –Mecanismos de busca –Blogs, fóruns de discussão, comentários –Site específicos: Portais horizontais (sobre um assunto) Congressos, feiras, divulgações

11 KM Varejo SBGC-RS11 Ferramentas para IC Coleta de Informações Armazenamento Análise Monitoramento Disseminação

12 Ferramentas

13 KM Varejo SBGC-RS13 Coleta de Informações Explícita –Perguntando –Cliente dizendo Implícita –Por Observação Por Inferência –Exemplo:

14 KM Varejo SBGC-RS14 Importância da Observação Why we buy: The Science of Shopping Autor: Paco Underhill Ed. Simon e Schuster, 1999 Empresa que analisa dados de comportamento de clientes –OBSERVAÇÃO (coleta) + ANÁLISE ESTATÍSTICA (data mining) 200 variáveis –Estilo do cliente, faixa etária, sexo –Se tocou no produto, onde estava o produto (prateleira, altura) –Caminho percorrido na loja –Como carrega o produto –Produtos próximos –Layout da loja, sinais e placas

15 KM Varejo SBGC-RS15 Why We Buy - Descobertas Duas araras com mesmo produto Qual vende mais ? 12 Corredor com muito movimento de pessoas

16 KM Varejo SBGC-RS16 Why We Buy - Descobertas Capacidade das mãos para carregar determina o quanto as pessoas irão gastar –Onde ficam as cestas para carregar ? –Carrinhos maiores, mais vendas Senhora dando “alô” na entrada inibe roubos Pessoas passam rápido por vitrines de bancos, mas diminuem quando há espelhos Blockbuster: clientes olham o carrinho com as devoluções; colocaram títulos antigos no carrinho Homens compram como dirigem: não perguntam, não procuram, não avaliam, querem sair logo da loja 60 a 70% das compras num supermercado não são planejadas (compras por impulso) Homens gostam de ler e analisar detalhes técnicos

17 KM Varejo SBGC-RS17 Why We Buy - Descobertas Homens compram coisas para fora da casa; mulheres para dentro Quanto mais tempo na loja, mais compras (marketing de experiência) Mais tempo exige mais espaço (e confortável) Tempo que mulheres ficam na loja: –Acompanhadas de mulheres: 8 minutos –Com crianças: 7 minutos –Sozinhas: 5 minutos –Com Homens: 4 minutos

18 KM Varejo SBGC-RS18 Enriquecimento de Informações Geração de novos dados –Ex: data de alta – data de baixa = tempo de permanência Integração de bases –Entre empresas –Dados do Governo Ex: base do IBGE

19 KM Varejo SBGC-RS19 Interpretação das Informações Vendas de laranja num supermercado No mês 5, o supermercado trocou para o fornecedor AZUL No mês 6, voltou o fornecedor VERMELHO De quem é a culpa pela baixa nas vendas no mês 6 ?

20 KM Varejo SBGC-RS20 Interpretação das Informações McDonald’s –Que sanduíche vende mais ? –Qual fica pronto primeiro ? –Fica pronto primeiro porque vende mais ? –Ou vende mais porque fica pronto primeiro ? Teoria do Mundo Fechado

21 KM Varejo SBGC-RS21 Ferramentas para Análise OLAP e BI Data Mining –Identificação de vendas cruzadas Wal-Mart: “na 6a-feira, quem comprava fraldas também comprava cerveja” –Comparação entre atributos de clientes “80% dos clientes do sexo feminino do Bairro X possuem o plano mais caro”

22 KM Varejo SBGC-RS22 Análise de Time Line José Maria João Ana VendedoresEventosRanking de Vendas

23 KM Varejo SBGC-RS23 Mineração de Textos Do que os clientes estão reclamando ? Qual a imagem da empresa perante clientes e sociedade ? Coletar conhecimento do Cliente –Conhecimento tácito  textos Aplicação de ferramentas de Text Mining Estatística sobre conceitos/temas citados

24 KM Varejo SBGC-RS24 Text Mining (Mineração de Textos) Software Text Mining Suite (www.intext.com.br)

25 KM Varejo SBGC-RS25 Text Mining (Mineração de Textos)

26 KM Varejo SBGC-RS26 Text Mining (Mineração de Textos)

27 KM Varejo SBGC-RS27 Text Mining (Mineração de Textos)

28 KM Varejo SBGC-RS28 Text Mining (Mineração de Textos) Outras aplicações –Análise de notícias –Análise de blogs, redes sociais, comunidades, mensagens do twitter –Análise de currículos –Marketing político ou pessoal

29 KM Varejo SBGC-RS29 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola

30 KM Varejo SBGC-RS30 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este é o líder de mercado. A marca a ser batida !

31 KM Varejo SBGC-RS31 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este perdeu força. Não mete mais medo...

32 KM Varejo SBGC-RS32 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este está crescendo. Cuidado !!!

33 KM Varejo SBGC-RS33 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Gente nova no pedaço !

34 KM Varejo SBGC-RS34 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Nosso produto estagnado...

35 KM Varejo SBGC-RS35 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro

36 KM Varejo SBGC-RS36 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro É o nosso diferencial !

37 KM Varejo SBGC-RS37 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Lembra o líder de mercado ?

38 KM Varejo SBGC-RS38 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Oportunidade para crescer

39 KM Varejo SBGC-RS39 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Isto é novidade !!!

40 KM Varejo SBGC-RS40 Mecanismos de Busca Encontrar empresas concorrentes Encontrar produtos/serviços similares Como realizar pesquisas? –Conhecer funcionalidades –Conhecer estrutura interna –Conhecer esquema de pontuação para o ranking final –Saber selecionar as palavras adequadas Mais da metade das consultas são refeitas SEO/SEM = Search Engine Optimization/Marketing Como chegar ao topo ? Como estou posicionado ? Como estão posicionados meus concorrentes ?

41 KM Varejo SBGC-RS41 Sites de Concorrentes Implicitamente descrevem estratégias e táticas Produtos e serviços oferecidos Novidades: Releases e notícias Investimentos (foco momentâneo)

42 KM Varejo SBGC-RS42 Sites de Notícias Quem mais aparece Associado a que temas Qual o tipo de informação –novidades, investimentos, parcerias, pessoas Ex: Google News Brasil –http://news.google.com.br/ –Busca por palavras-chave

43 KM Varejo SBGC-RS43 Clipping ou Filtragem Recuperação de partes de documentos Recuperação seletiva: baseado em consulta fixa ou perfil do usuário Pushing: enviar para a pessoa automaticamente ( , celular)

44 KM Varejo SBGC-RS44 Alertas Avisar usuário quando chegar algo novo de seu interesse –Notícias –Produtos –Outros Serviços privados específicos para alguns sites

45 KM Varejo SBGC-RS45

46 KM Varejo SBGC-RS46 Web Monitor Acesso livre em: –http://www.intext.com.br/webmonitor/ Usuário cadastra site (pode ser atalho) Sistema avisa quando algo alterou –evita usuário ter que entrar todo dia no site Avisa se houver mudança e encontrar alguma palavra-chave (bom para notícias) Ainda não avisa o que mudou –futuro: avisar somente o que mudou

47 KM Varejo SBGC-RS47 Web Monitor

48 KM Varejo SBGC-RS48 Web Monitor - Aplicações Páginas específicas dos concorrentes –Produtos, promoções, preços Licitações e editais Notícias

49 KM Varejo SBGC-RS49 Base de Patentes Busca por diversos atributos –Ver slide seguinte

50 KM Varejo SBGC-RS50 Busca no Google

51 KM Varejo SBGC-RS51 Busca no Google

52 KM Varejo SBGC-RS52 INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial

53 KM Varejo SBGC-RS53 INPI Pesquisar Base de Patentes

54 KM Varejo SBGC-RS54 INPI

55 KM Varejo SBGC-RS55 INPI

56 KM Varejo SBGC-RS56 Análise de Reclamações

57 KM Varejo SBGC-RS57

58 KM Varejo SBGC-RS58

59 KM Varejo SBGC-RS59

60 Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

61 KM Varejo SBGC-RS61 Google Maps Melhor caminho: rota no mapa, cálculo de distância e tempo, e descrição textual de como chegar

62 KM Varejo SBGC-RS62 Google Maps Refazer caminho passando por ponto especificado

63 KM Varejo SBGC-RS63 Sistemas de Informações Geográficas Geomarketing: encontrar melhor local para filial - perto de locais “verdes” - longe de locais “vermelhos”

64 KM Varejo SBGC-RS64 GIS – Encontrando entidades Wikimapia –www.wikimapia.org –Criado por colaboração Google Maps –maps.google.com

65 KM Varejo SBGC-RS65 Wikimapia

66 KM Varejo SBGC-RS66 Google Maps

67 Assistentes Virtuais

68 KM Varejo SBGC-RS68 Assistentes Virtuais

69 KM Varejo SBGC-RS69 Assistentes Virtuais Respostas em formato natural Base de Conhecimento –Respostas precisas Interação com clientes (marketing) –Ofertas –Fortalecer marca Estatística de temas mais perguntados

70 KM Varejo SBGC-RS70 Intext Crawler Captura textos de páginas na Web Não somente na página inicial, mas entra também em subníveis

71 KM Varejo SBGC-RS71 Text Mining Suite Analisa palavras comuns e exclusivas entre textos Para Inteligência Competitiva –Comparar textos entre sites concorrentes –Ou entre especificações concorrentes Versão de desmonstração (free) disponível em Associado com InText Crawler (para captura de textos de sites)

72 KM Varejo SBGC-RS72 TMS para Inteligência Competitiva

73 KM Varejo SBGC-RS73 TMS para Inteligência Competitiva

74 KM Varejo SBGC-RS74 TMS para Inteligência Competitiva

75 KM Varejo SBGC-RS75 TMS para Inteligência Competitiva

76 KM Varejo SBGC-RS76 TMS para Inteligência Competitiva Exemplos de aplicações: –Comparar especificações de produtos concorrentes –Comparar análises ou opiniões sobre produtos ou empresas concorrentes Mensagens extraídas de blogs e fóruns –Comparação de grupos de notícias (sobre produtos ou empresas concorrentes)

77 KM Varejo SBGC-RS77 TMS para Inteligência Competitiva Exemplo: comparação de celulares –Aparelhos Samsung são os mais diferentes Comparação de textos entre marcas Avaliação de similaridade por palavras comuns Outras marcas: LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson, Siemens

78 KM Varejo SBGC-RS78 Text Mining + Tag Cloud Discursos de posse do Presidente Lula 2003 x 2007 Tag clouds criadas com ferramenta

79 KM Varejo SBGC-RS79 Web Archive Toda as páginas Web armazenadas desde 1996 Análise de mudanças em sites

80 KM Varejo SBGC-RS80 Web Archive

81 KM Varejo SBGC-RS81 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2002

82 KM Varejo SBGC-RS82 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2009

83 KM Varejo SBGC-RS83 Web Archive Mudanças nas estratégias dos concorrentes: –Preços, promoções, distribuição –Investimentos –Produtos novos ou descontinuados –Mudanças de foco

84 KM Varejo SBGC-RS84 Ferramentas para Disseminação

85 KM Varejo SBGC-RS85 Tag Clouds

86 KM Varejo SBGC-RS86 Tag Clouds

87 KM Varejo SBGC-RS87 Tag Cloud no Comércio Eletrônico Submarino Wal-Mart

88 KM Varejo SBGC-RS88 Nuvem de Imagens

89 KM Varejo SBGC-RS89 Personalização e Recomendação Disseminação seletiva De acordo com perfil de interesse ou de conhecimento

90 KM Varejo SBGC-RS90 Análise de Perfil

91 FIM Ferramentas para Inteligência Competitiva Stanley Loh


Carregar ppt "Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google