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Ferramentas para Inteligência Competitiva

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Apresentação em tema: "Ferramentas para Inteligência Competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Inteligência Competitiva
por Stanley Loh

2 Introdução “Empreendedor não precisa de um consultor para tudo; precisa de ferramentas adequadas.” Jack Welch: vantagem competitiva se consegue com: a) aprender + rápido que a concorrência b) transformar + rápido este conhecimento em ações Pequenas empresas também podem fazer Inteligência Competitiva Utilização de ferramentas de baixo custo ou grátis Fontes de informação PÚBLICAS FÁCEIS DE ACESSAR DE BAIXO CUSTO CONFIÁVEIS DETALHADAS KM Varejo SBGC-RS

3 Introdução IC não é espionagem Uso de fontes públicas de informações
Coleta ética de informações KM Varejo SBGC-RS

4 Objetivos da IC (resumo)
Monitorar o mercado e os concorrentes: Descobrir concorrentes novos ou potenciais Analisar suas estratégias Antecipar as ações dos concorrentes Avaliar e ANTECIPAR mudanças no mercado Nos concorrentes Nos fornecedores Nos clientes Na economia nacional ou global Na política Na legislação, normas KM Varejo SBGC-RS

5 Perguntas-Chave Quem são os players?
Quais são os produtos ou serviços similares? Quais são as estratégias dos concorrentes? serviços adicionais, localização, distribuição, promoções áreas e montantes de investimentos aquisições e fusões Quais as mudanças de estratégias ? preços produtos novos produtos descontinuados posicionamento físico KM Varejo SBGC-RS

6 Perguntas-Chave O que está acontecendo ou pode acontecer com o mercado: Market-share Entrada de novos players Quem está crescendo Quem está perdendo força Por quê? Tecnologias ou inovações que estão surgindo ou podem surgir para afetar o mercado KM Varejo SBGC-RS

7 Perguntas-Chave O que o mercado acha de nós?
Outras organizações, clientes, sociedade em geral O que estão falando Bem ou mal? KM Varejo SBGC-RS

8 Fontes de informações Impressas: Congressos e feiras Eventos públicos
jornais e revistas publicidade em geral folders e manuais de concorrentes Congressos e feiras Eventos públicos Bases de patentes Cadastros de associações: Sebrae, Assoc. Empresariais, CDL etc Web tudo acima + … KM Varejo SBGC-RS

9 Web como fonte de Informações
Estatísticas IDC: cinco em seis pequenas empresas deverão ter uma página na Internet até 2009 WBI: Web está à frente do rádio como fonte de notícias políticas (20% dos americanos usaram) IBGE: a Internet passou a ser usada por 46% das empresas como fonte de informações para decisões sobre a inovação de produtos e processos produtivos (em relação aos 33,1% de 2000) KM Varejo SBGC-RS

10 Web como fonte de Informações
Tipos de fontes/informações: Sites de concorrentes Bases de patentes Notícias Comunidades e redes sociais Sites de reclamações Mecanismos de busca Blogs, fóruns de discussão, comentários Site específicos: Portais horizontais (sobre um assunto) Congressos, feiras, divulgações KM Varejo SBGC-RS

11 Ferramentas para IC Coleta de Informações Armazenamento Análise
Monitoramento Disseminação KM Varejo SBGC-RS

12 Ferramentas

13 Coleta de Informações Explícita Implícita Por Inferência Perguntando
Cliente dizendo Implícita Por Observação Por Inferência Exemplo: KM Varejo SBGC-RS

14 Importância da Observação
Why we buy: The Science of Shopping Autor: Paco Underhill Ed. Simon e Schuster, 1999 Empresa que analisa dados de comportamento de clientes OBSERVAÇÃO (coleta) + ANÁLISE ESTATÍSTICA (data mining) 200 variáveis Estilo do cliente, faixa etária, sexo Se tocou no produto, onde estava o produto (prateleira, altura) Caminho percorrido na loja Como carrega o produto Produtos próximos Layout da loja, sinais e placas KM Varejo SBGC-RS

15 Why We Buy - Descobertas
Duas araras com mesmo produto Qual vende mais ? 2 1 Corredor com muito movimento de pessoas KM Varejo SBGC-RS

16 Why We Buy - Descobertas
Capacidade das mãos para carregar determina o quanto as pessoas irão gastar Onde ficam as cestas para carregar ? Carrinhos maiores, mais vendas Senhora dando “alô” na entrada inibe roubos Pessoas passam rápido por vitrines de bancos, mas diminuem quando há espelhos Blockbuster: clientes olham o carrinho com as devoluções; colocaram títulos antigos no carrinho Homens compram como dirigem: não perguntam, não procuram, não avaliam, querem sair logo da loja 60 a 70% das compras num supermercado não são planejadas (compras por impulso) Homens gostam de ler e analisar detalhes técnicos KM Varejo SBGC-RS

17 Why We Buy - Descobertas
Homens compram coisas para fora da casa; mulheres para dentro Quanto mais tempo na loja, mais compras (marketing de experiência) Mais tempo exige mais espaço (e confortável) Tempo que mulheres ficam na loja: Acompanhadas de mulheres: 8 minutos Com crianças: 7 minutos Sozinhas: 5 minutos Com Homens: 4 minutos KM Varejo SBGC-RS

18 Enriquecimento de Informações
Geração de novos dados Ex: data de alta – data de baixa = tempo de permanência Integração de bases Entre empresas Dados do Governo Ex: base do IBGE KM Varejo SBGC-RS

19 Interpretação das Informações
Vendas de laranja num supermercado No mês 5, o supermercado trocou para o fornecedor AZUL No mês 6, voltou o fornecedor VERMELHO De quem é a culpa pela baixa nas vendas no mês 6 ? KM Varejo SBGC-RS

20 Interpretação das Informações
McDonald’s Que sanduíche vende mais ? Qual fica pronto primeiro ? Fica pronto primeiro porque vende mais ? Ou vende mais porque fica pronto primeiro ? Teoria do Mundo Fechado KM Varejo SBGC-RS

21 Ferramentas para Análise
OLAP e BI Data Mining Identificação de vendas cruzadas Wal-Mart: “na 6a-feira, quem comprava fraldas também comprava cerveja” Comparação entre atributos de clientes “80% dos clientes do sexo feminino do Bairro X possuem o plano mais caro” KM Varejo SBGC-RS

22 Análise de Time Line Vendedores Eventos Ranking de Vendas 1 Maria 2
João 3 José 4 Ana KM Varejo SBGC-RS

23 Mineração de Textos Do que os clientes estão reclamando ?
Qual a imagem da empresa perante clientes e sociedade ? Coletar conhecimento do Cliente Conhecimento tácito  textos Aplicação de ferramentas de Text Mining Estatística sobre conceitos/temas citados KM Varejo SBGC-RS

24 Text Mining (Mineração de Textos)
Software Text Mining Suite (www.intext.com.br) KM Varejo SBGC-RS

25 Text Mining (Mineração de Textos)
KM Varejo SBGC-RS

26 Text Mining (Mineração de Textos)
KM Varejo SBGC-RS

27 Text Mining (Mineração de Textos)
KM Varejo SBGC-RS

28 Text Mining (Mineração de Textos)
Outras aplicações Análise de notícias Análise de blogs, redes sociais, comunidades, mensagens do twitter Análise de currículos Marketing político ou pessoal KM Varejo SBGC-RS

29 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

30 Pesquisas Este é o líder de mercado. A marca a ser batida !
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

31 Pesquisas Este perdeu força. Não mete mais medo...
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

32 Pesquisas Este está crescendo. Cuidado !!!
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

33 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Gente nova no pedaço ! Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

34 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?”
(texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Nosso produto estagnado ... 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM Varejo SBGC-RS

35 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e
por quê?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM Varejo SBGC-RS

36 Pesquisas É o nosso diferencial !
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM Varejo SBGC-RS

37 Pesquisas Lembra o líder de mercado ?
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM Varejo SBGC-RS

38 Pesquisas Oportunidade para crescer
Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM Varejo SBGC-RS

39 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e
por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Isto é novidade !!! Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM Varejo SBGC-RS

40 Mecanismos de Busca Encontrar empresas concorrentes
Encontrar produtos/serviços similares Como realizar pesquisas? Conhecer funcionalidades Conhecer estrutura interna Conhecer esquema de pontuação para o ranking final Saber selecionar as palavras adequadas Mais da metade das consultas são refeitas SEO/SEM = Search Engine Optimization/Marketing Como chegar ao topo ? Como estou posicionado ? Como estão posicionados meus concorrentes ? KM Varejo SBGC-RS

41 Sites de Concorrentes Implicitamente descrevem estratégias e táticas
Produtos e serviços oferecidos Novidades: Releases e notícias Investimentos (foco momentâneo) KM Varejo SBGC-RS

42 Sites de Notícias Quem mais aparece Associado a que temas
Qual o tipo de informação novidades, investimentos, parcerias, pessoas Ex: Google News Brasil Busca por palavras-chave KM Varejo SBGC-RS

43 Clipping ou Filtragem Recuperação de partes de documentos
Recuperação seletiva: baseado em consulta fixa ou perfil do usuário Pushing: enviar para a pessoa automaticamente ( , celular) KM Varejo SBGC-RS

44 Alertas Avisar usuário quando chegar algo novo de seu interesse
Notícias Produtos Outros Serviços privados específicos para alguns sites KM Varejo SBGC-RS

45 KM Varejo SBGC-RS

46 Web Monitor Acesso livre em: http://www.intext.com.br/webmonitor/
Usuário cadastra site (pode ser atalho) Sistema avisa quando algo alterou evita usuário ter que entrar todo dia no site Avisa se houver mudança e encontrar alguma palavra-chave (bom para notícias) Ainda não avisa o que mudou futuro: avisar somente o que mudou KM Varejo SBGC-RS

47 Web Monitor KM Varejo SBGC-RS

48 Web Monitor - Aplicações
Páginas específicas dos concorrentes Produtos, promoções, preços Licitações e editais Notícias KM Varejo SBGC-RS

49 Base de Patentes http://www.uspto.gov/patft/index.html
Busca por diversos atributos Ver slide seguinte KM Varejo SBGC-RS

50 Busca no Google http://www.google.com/patents?
KM Varejo SBGC-RS

51 Busca no Google KM Varejo SBGC-RS

52 INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial
KM Varejo SBGC-RS

53 INPI Pesquisar Base de Patentes KM Varejo SBGC-RS

54 INPI KM Varejo SBGC-RS

55 INPI KM Varejo SBGC-RS

56 Análise de Reclamações
KM Varejo SBGC-RS

57 KM Varejo SBGC-RS

58 KM Varejo SBGC-RS

59 KM Varejo SBGC-RS

60 Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

61 Google Maps Melhor caminho: rota no mapa, cálculo de distância e tempo, e descrição textual de como chegar KM Varejo SBGC-RS

62 Google Maps Refazer caminho passando por ponto especificado
KM Varejo SBGC-RS

63 Sistemas de Informações Geográficas
Geomarketing: encontrar melhor local para filial perto de locais “verdes” longe de locais “vermelhos” KM Varejo SBGC-RS

64 GIS – Encontrando entidades
Wikimapia Criado por colaboração Google Maps maps.google.com KM Varejo SBGC-RS

65 Wikimapia KM Varejo SBGC-RS

66 Google Maps KM Varejo SBGC-RS

67 Assistentes Virtuais

68 Assistentes Virtuais KM Varejo SBGC-RS

69 Assistentes Virtuais Respostas em formato natural Base de Conhecimento
Respostas precisas Interação com clientes (marketing) Ofertas Fortalecer marca Estatística de temas mais perguntados KM Varejo SBGC-RS

70 Intext Crawler http://www.intext.com.br/crawler.php
Captura textos de páginas na Web Não somente na página inicial, mas entra também em subníveis KM Varejo SBGC-RS

71 Text Mining Suite Analisa palavras comuns e exclusivas entre textos
Para Inteligência Competitiva Comparar textos entre sites concorrentes Ou entre especificações concorrentes Versão de desmonstração (free) disponível em Associado com InText Crawler (para captura de textos de sites) KM Varejo SBGC-RS

72 TMS para Inteligência Competitiva
KM Varejo SBGC-RS

73 TMS para Inteligência Competitiva
KM Varejo SBGC-RS

74 TMS para Inteligência Competitiva
KM Varejo SBGC-RS

75 TMS para Inteligência Competitiva
KM Varejo SBGC-RS

76 TMS para Inteligência Competitiva
Exemplos de aplicações: Comparar especificações de produtos concorrentes Comparar análises ou opiniões sobre produtos ou empresas concorrentes Mensagens extraídas de blogs e fóruns Comparação de grupos de notícias (sobre produtos ou empresas concorrentes) KM Varejo SBGC-RS

77 TMS para Inteligência Competitiva
Exemplo: comparação de celulares Aparelhos Samsung são os mais diferentes Comparação de textos entre marcas Avaliação de similaridade por palavras comuns Outras marcas: LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson, Siemens KM Varejo SBGC-RS

78 Text Mining + Tag Cloud Discursos de posse do Presidente Lula
Tag clouds criadas com ferramenta KM Varejo SBGC-RS

79 Web Archive Toda as páginas Web armazenadas desde 1996
Análise de mudanças em sites KM Varejo SBGC-RS

80 Web Archive KM Varejo SBGC-RS

81 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2002
KM Varejo SBGC-RS

82 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2009
KM Varejo SBGC-RS

83 Web Archive Mudanças nas estratégias dos concorrentes:
Preços, promoções, distribuição Investimentos Produtos novos ou descontinuados Mudanças de foco KM Varejo SBGC-RS

84 Ferramentas para Disseminação
KM Varejo SBGC-RS

85 Tag Clouds KM Varejo SBGC-RS

86 Tag Clouds KM Varejo SBGC-RS

87 Tag Cloud no Comércio Eletrônico
Wal-Mart Submarino KM Varejo SBGC-RS

88 Nuvem de Imagens KM Varejo SBGC-RS

89 Personalização e Recomendação
Disseminação seletiva De acordo com perfil de interesse ou de conhecimento KM Varejo SBGC-RS

90 Análise de Perfil KM Varejo SBGC-RS

91 FIM Ferramentas para Inteligência Competitiva
Stanley Loh


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