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Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh.

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Apresentação em tema: "Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh

2 KM Varejo 2009 - SBGC-RS2 Introdução “Empreendedor não precisa de um consultor para tudo; precisa de ferramentas adequadas.” Jack Welch: vantagem competitiva se consegue com: a) aprender + rápido que a concorrência b) transformar + rápido este conhecimento em ações Pequenas empresas também podem fazer Inteligência Competitiva Utilização de ferramentas de baixo custo ou grátis Fontes de informação –PÚBLICAS –FÁCEIS DE ACESSAR –DE BAIXO CUSTO –CONFIÁVEIS –DETALHADAS

3 KM Varejo 2009 - SBGC-RS3 Introdução IC não é espionagem Uso de fontes públicas de informações Coleta ética de informações

4 KM Varejo 2009 - SBGC-RS4 Objetivos da IC (resumo) Monitorar o mercado e os concorrentes: –Descobrir concorrentes novos ou potenciais –Analisar suas estratégias –Antecipar as ações dos concorrentes Avaliar e ANTECIPAR mudanças no mercado –Nos concorrentes –Nos fornecedores –Nos clientes –Na economia nacional ou global –Na política –Na legislação, normas

5 KM Varejo 2009 - SBGC-RS5 Perguntas-Chave Quem são os players? Quais são os produtos ou serviços similares? Quais são as estratégias dos concorrentes? –serviços adicionais, localização, distribuição, promoções –áreas e montantes de investimentos –aquisições e fusões Quais as mudanças de estratégias ? –preços –produtos novos –produtos descontinuados –posicionamento físico

6 KM Varejo 2009 - SBGC-RS6 Perguntas-Chave O que está acontecendo ou pode acontecer com o mercado: –Market-share –Entrada de novos players –Quem está crescendo –Quem está perdendo força –Por quê? –Tecnologias ou inovações que estão surgindo ou podem surgir para afetar o mercado

7 KM Varejo 2009 - SBGC-RS7 Perguntas-Chave O que o mercado acha de nós? –Outras organizações, clientes, sociedade em geral –O que estão falando –Bem ou mal?

8 KM Varejo 2009 - SBGC-RS8 Fontes de informações Impressas: –jornais e revistas –publicidade em geral –folders e manuais de concorrentes Congressos e feiras Eventos públicos Bases de patentes Cadastros de associações: –Sebrae, Assoc. Empresariais, CDL etc Web –tudo acima + …

9 KM Varejo 2009 - SBGC-RS9 Web como fonte de Informações Estatísticas –IDC: cinco em seis pequenas empresas deverão ter uma página na Internet até 2009 –WBI: Web está à frente do rádio como fonte de notícias políticas (20% dos americanos usaram) –IBGE: a Internet passou a ser usada por 46% das empresas como fonte de informações para decisões sobre a inovação de produtos e processos produtivos (em relação aos 33,1% de 2000)

10 KM Varejo 2009 - SBGC-RS10 Web como fonte de Informações Tipos de fontes/informações: –Sites de concorrentes –Bases de patentes –Notícias –Comunidades e redes sociais –Sites de reclamações –Mecanismos de busca –Blogs, fóruns de discussão, comentários –Site específicos: Portais horizontais (sobre um assunto) Congressos, feiras, divulgações

11 KM Varejo 2009 - SBGC-RS11 Ferramentas para IC Coleta de Informações Armazenamento Análise Monitoramento Disseminação

12 Ferramentas

13 KM Varejo 2009 - SBGC-RS13 Coleta de Informações Explícita –Perguntando –Cliente dizendo Implícita –Por Observação Por Inferência –Exemplo:

14 KM Varejo 2009 - SBGC-RS14 Importância da Observação Why we buy: The Science of Shopping Autor: Paco Underhill Ed. Simon e Schuster, 1999 Empresa que analisa dados de comportamento de clientes –OBSERVAÇÃO (coleta) + ANÁLISE ESTATÍSTICA (data mining) 200 variáveis –Estilo do cliente, faixa etária, sexo –Se tocou no produto, onde estava o produto (prateleira, altura) –Caminho percorrido na loja –Como carrega o produto –Produtos próximos –Layout da loja, sinais e placas

15 KM Varejo 2009 - SBGC-RS15 Why We Buy - Descobertas Duas araras com mesmo produto Qual vende mais ? 12 Corredor com muito movimento de pessoas

16 KM Varejo 2009 - SBGC-RS16 Why We Buy - Descobertas Capacidade das mãos para carregar determina o quanto as pessoas irão gastar –Onde ficam as cestas para carregar ? –Carrinhos maiores, mais vendas Senhora dando “alô” na entrada inibe roubos Pessoas passam rápido por vitrines de bancos, mas diminuem quando há espelhos Blockbuster: clientes olham o carrinho com as devoluções; colocaram títulos antigos no carrinho Homens compram como dirigem: não perguntam, não procuram, não avaliam, querem sair logo da loja 60 a 70% das compras num supermercado não são planejadas (compras por impulso) Homens gostam de ler e analisar detalhes técnicos

17 KM Varejo 2009 - SBGC-RS17 Why We Buy - Descobertas Homens compram coisas para fora da casa; mulheres para dentro Quanto mais tempo na loja, mais compras (marketing de experiência) Mais tempo exige mais espaço (e confortável) Tempo que mulheres ficam na loja: –Acompanhadas de mulheres: 8 minutos –Com crianças: 7 minutos –Sozinhas: 5 minutos –Com Homens: 4 minutos

18 KM Varejo 2009 - SBGC-RS18 Enriquecimento de Informações Geração de novos dados –Ex: data de alta – data de baixa = tempo de permanência Integração de bases –Entre empresas –Dados do Governo Ex: base do IBGE

19 KM Varejo 2009 - SBGC-RS19 Interpretação das Informações Vendas de laranja num supermercado No mês 5, o supermercado trocou para o fornecedor AZUL No mês 6, voltou o fornecedor VERMELHO De quem é a culpa pela baixa nas vendas no mês 6 ? 1 2 3 4 5 6

20 KM Varejo 2009 - SBGC-RS20 Interpretação das Informações McDonald’s –Que sanduíche vende mais ? –Qual fica pronto primeiro ? –Fica pronto primeiro porque vende mais ? –Ou vende mais porque fica pronto primeiro ? Teoria do Mundo Fechado

21 KM Varejo 2009 - SBGC-RS21 Ferramentas para Análise OLAP e BI Data Mining –Identificação de vendas cruzadas Wal-Mart: “na 6a-feira, quem comprava fraldas também comprava cerveja” –Comparação entre atributos de clientes “80% dos clientes do sexo feminino do Bairro X possuem o plano mais caro”

22 KM Varejo 2009 - SBGC-RS22 Análise de Time Line José Maria João Ana VendedoresEventosRanking de Vendas 1 2 3 4

23 KM Varejo 2009 - SBGC-RS23 Mineração de Textos Do que os clientes estão reclamando ? Qual a imagem da empresa perante clientes e sociedade ? Coletar conhecimento do Cliente –Conhecimento tácito  textos Aplicação de ferramentas de Text Mining Estatística sobre conceitos/temas citados

24 KM Varejo 2009 - SBGC-RS24 Text Mining (Mineração de Textos) Software Text Mining Suite (www.intext.com.br)

25 KM Varejo 2009 - SBGC-RS25 Text Mining (Mineração de Textos)

26 KM Varejo 2009 - SBGC-RS26 Text Mining (Mineração de Textos)

27 KM Varejo 2009 - SBGC-RS27 Text Mining (Mineração de Textos)

28 KM Varejo 2009 - SBGC-RS28 Text Mining (Mineração de Textos) Outras aplicações –Análise de notícias –Análise de blogs, redes sociais, comunidades, mensagens do twitter –Análise de currículos –Marketing político ou pessoal

29 KM Varejo 2009 - SBGC-RS29 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola

30 KM Varejo 2009 - SBGC-RS30 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este é o líder de mercado. A marca a ser batida !

31 KM Varejo 2009 - SBGC-RS31 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este perdeu força. Não mete mais medo...

32 KM Varejo 2009 - SBGC-RS32 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Este está crescendo. Cuidado !!!

33 KM Varejo 2009 - SBGC-RS33 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Gente nova no pedaço !

34 KM Varejo 2009 - SBGC-RS34 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 2000 199719981999 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Nosso produto estagnado...

35 KM Varejo 2009 - SBGC-RS35 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro

36 KM Varejo 2009 - SBGC-RS36 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro É o nosso diferencial !

37 KM Varejo 2009 - SBGC-RS37 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Lembra o líder de mercado ?

38 KM Varejo 2009 - SBGC-RS38 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Oportunidade para crescer

39 KM Varejo 2009 - SBGC-RS39 Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-ColaLemmonOther-ColaCitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Preço Gosto Sempre encontro Isto é novidade !!!

40 KM Varejo 2009 - SBGC-RS40 Mecanismos de Busca Encontrar empresas concorrentes Encontrar produtos/serviços similares Como realizar pesquisas? –Conhecer funcionalidades –Conhecer estrutura interna –Conhecer esquema de pontuação para o ranking final –Saber selecionar as palavras adequadas Mais da metade das consultas são refeitas SEO/SEM = Search Engine Optimization/Marketing Como chegar ao topo ? Como estou posicionado ? Como estão posicionados meus concorrentes ?

41 KM Varejo 2009 - SBGC-RS41 Sites de Concorrentes Implicitamente descrevem estratégias e táticas Produtos e serviços oferecidos Novidades: Releases e notícias Investimentos (foco momentâneo)

42 KM Varejo 2009 - SBGC-RS42 Sites de Notícias Quem mais aparece Associado a que temas Qual o tipo de informação –novidades, investimentos, parcerias, pessoas Ex: Google News Brasil –http://news.google.com.br/ –Busca por palavras-chave

43 KM Varejo 2009 - SBGC-RS43 Clipping ou Filtragem Recuperação de partes de documentos Recuperação seletiva: baseado em consulta fixa ou perfil do usuário Pushing: enviar para a pessoa automaticamente (e-mail, celular)

44 KM Varejo 2009 - SBGC-RS44 Alertas Avisar usuário quando chegar algo novo de seu interesse –Notícias –Produtos –Outros Serviços privados específicos para alguns sites

45 KM Varejo 2009 - SBGC-RS45

46 KM Varejo 2009 - SBGC-RS46 Web Monitor Acesso livre em: –http://www.intext.com.br/webmonitor/ Usuário cadastra site (pode ser atalho) Sistema avisa quando algo alterou –evita usuário ter que entrar todo dia no site Avisa se houver mudança e encontrar alguma palavra-chave (bom para notícias) Ainda não avisa o que mudou –futuro: avisar somente o que mudou

47 KM Varejo 2009 - SBGC-RS47 Web Monitor

48 KM Varejo 2009 - SBGC-RS48 Web Monitor - Aplicações Páginas específicas dos concorrentes –Produtos, promoções, preços Licitações e editais Notícias

49 KM Varejo 2009 - SBGC-RS49 Base de Patentes http://www.uspto.gov/patft/index.html Busca por diversos atributos –Ver slide seguinte

50 KM Varejo 2009 - SBGC-RS50 Busca no Google http://www.google.com/patents?

51 KM Varejo 2009 - SBGC-RS51 Busca no Google

52 KM Varejo 2009 - SBGC-RS52 INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial

53 KM Varejo 2009 - SBGC-RS53 INPI Pesquisar Base de Patentes

54 KM Varejo 2009 - SBGC-RS54 INPI

55 KM Varejo 2009 - SBGC-RS55 INPI

56 KM Varejo 2009 - SBGC-RS56 Análise de Reclamações www.proteste.org.br www.procon.rs.gov.br www.portaldoconsumidor.gov.br www.mj.gov.br/SindeNacional/Reclamacao.html www.reclameaqui.net

57 KM Varejo 2009 - SBGC-RS57 www.reclameaqui.com.br

58 KM Varejo 2009 - SBGC-RS58 www.reclameaqui.com.br

59 KM Varejo 2009 - SBGC-RS59 www.reclameaqui.com.br

60 Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

61 KM Varejo 2009 - SBGC-RS61 Google Maps Melhor caminho: rota no mapa, cálculo de distância e tempo, e descrição textual de como chegar

62 KM Varejo 2009 - SBGC-RS62 Google Maps Refazer caminho passando por ponto especificado

63 KM Varejo 2009 - SBGC-RS63 Sistemas de Informações Geográficas Geomarketing: encontrar melhor local para filial - perto de locais “verdes” - longe de locais “vermelhos”

64 KM Varejo 2009 - SBGC-RS64 GIS – Encontrando entidades Wikimapia –www.wikimapia.org –Criado por colaboração Google Maps –maps.google.com

65 KM Varejo 2009 - SBGC-RS65 Wikimapia

66 KM Varejo 2009 - SBGC-RS66 Google Maps

67 Assistentes Virtuais www.adsdigital.com.br

68 KM Varejo 2009 - SBGC-RS68 Assistentes Virtuais

69 KM Varejo 2009 - SBGC-RS69 Assistentes Virtuais Respostas em formato natural Base de Conhecimento –Respostas precisas Interação com clientes (marketing) –Ofertas –Fortalecer marca Estatística de temas mais perguntados

70 KM Varejo 2009 - SBGC-RS70 Intext Crawler http://www.intext.com.br/crawler.php Captura textos de páginas na Web Não somente na página inicial, mas entra também em subníveis

71 KM Varejo 2009 - SBGC-RS71 Text Mining Suite Analisa palavras comuns e exclusivas entre textos Para Inteligência Competitiva –Comparar textos entre sites concorrentes –Ou entre especificações concorrentes Versão de desmonstração (free) disponível em www.intext.com.br Associado com InText Crawler (para captura de textos de sites)

72 KM Varejo 2009 - SBGC-RS72 TMS para Inteligência Competitiva

73 KM Varejo 2009 - SBGC-RS73 TMS para Inteligência Competitiva

74 KM Varejo 2009 - SBGC-RS74 TMS para Inteligência Competitiva

75 KM Varejo 2009 - SBGC-RS75 TMS para Inteligência Competitiva

76 KM Varejo 2009 - SBGC-RS76 TMS para Inteligência Competitiva Exemplos de aplicações: –Comparar especificações de produtos concorrentes –Comparar análises ou opiniões sobre produtos ou empresas concorrentes Mensagens extraídas de blogs e fóruns –Comparação de grupos de notícias (sobre produtos ou empresas concorrentes)

77 KM Varejo 2009 - SBGC-RS77 TMS para Inteligência Competitiva Exemplo: comparação de celulares –Aparelhos Samsung são os mais diferentes Comparação de textos entre marcas Avaliação de similaridade por palavras comuns Outras marcas: LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson, Siemens

78 KM Varejo 2009 - SBGC-RS78 Text Mining + Tag Cloud Discursos de posse do Presidente Lula 2003 x 2007 Tag clouds criadas com ferramenta http://www.wordle.net/

79 KM Varejo 2009 - SBGC-RS79 Web Archive Toda as páginas Web armazenadas desde 1996 Análise de mudanças em sites

80 KM Varejo 2009 - SBGC-RS80 Web Archive

81 KM Varejo 2009 - SBGC-RS81 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2002

82 KM Varejo 2009 - SBGC-RS82 Web Archive Site do Banco do Brasil em 2009

83 KM Varejo 2009 - SBGC-RS83 Web Archive Mudanças nas estratégias dos concorrentes: –Preços, promoções, distribuição –Investimentos –Produtos novos ou descontinuados –Mudanças de foco

84 KM Varejo 2009 - SBGC-RS84 Ferramentas para Disseminação

85 KM Varejo 2009 - SBGC-RS85 Tag Clouds

86 KM Varejo 2009 - SBGC-RS86 Tag Clouds

87 KM Varejo 2009 - SBGC-RS87 Tag Cloud no Comércio Eletrônico Submarino Wal-Mart

88 KM Varejo 2009 - SBGC-RS88 Nuvem de Imagens

89 KM Varejo 2009 - SBGC-RS89 Personalização e Recomendação Disseminação seletiva De acordo com perfil de interesse ou de conhecimento

90 KM Varejo 2009 - SBGC-RS90 Análise de Perfil

91 FIM Ferramentas para Inteligência Competitiva Stanley Loh stanley@intext.com.br


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