A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?"— Transcrição da apresentação:

1 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Um Manual Prático para realizar uma Mostra de Vídeo com temática espírita.

2 O que significa audiovisual?
Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas? O que significa audiovisual? Audiovisual é todo meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos onomatopéicos etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido.

3 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
O Núcleo de Audiovisual Espírita (NAVE), fundado em maio de 2009, tem como objetivo produzir materiais audiovisuais com temática espírita, incentivar a criação de grupos com este interesse, e promover mostras de vídeos com temática espírita. Missão: Difundir e promover o audiovisual espírita, através de oficinas, palestras, workshops, e eventos.

4 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
1ª Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita, Realizada pelo NAVE e FEEGO nos dias 25 e 26 de Julho de 2009 no Cine Ouro em Goiânia.

5 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Debate: O que é cinema espírita? Convidados: Merhy Seba, coord. da área de com. social espírita do Conselho Nacional da FEB e Glauber Filho, diretor do filme Bezerra de Menezes, o diário de um espírito.

6 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
2ª Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita, Realizada pelo NAVE e FEEGO nos dias 23, 24 e 25 de Julho de 2010 no Cine Ouro em Goiânia.

7 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Convidados: Edmundo Cézar (ABRARTE), Oceano Vieira (DVD Versátil), Luís Eduardo Girão (Estação da Luz) e Iafa Britz (Migdal Filmes). Debate: A adaptação de obras literárias mediúnicas para o cinema.

8 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
3ª Mostra de Cinema e Vídeo Espírita, Realizada pelo NAVE e FEEGO nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2011 no Cine Ouro em Goiânia.

9 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Participação de Luis Hu e Joseval Carneiro, diretores da TV CEI e André Marouço, diretor da TV Mundo Maior.

10 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Durante o evento ocorreu a 1ª exibição do filme ainda inédito E A vida continua... Direção de Paulo Figueiredo e Produção de Oceano Vieira

11 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Dias 25 e 26 de Agosto de 2012 4ª Mostra de Cinema e Vídeo Espírita.

12 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Como o cinema é conhecido como a 7ª arte, apresentamos a seguir os 7 passos para a realização de uma mostra com temática espírita FORMAÇÃO DO GRUPO ESCOLHA DO LOCAL MOSTRA OU FESTIVAL DIVULGAÇÃO E IMPRENSA CERIMONIAL E PROGRAMAÇÃO PROJEÇÃO E CUIDADOS FILMES E DIREITOS AUTORAIS

13 FORMAÇÃO DO GRUPO Para esta atividade, é indispensável contar com o apoio de uma equipe. É preciso dividir as funções para que cada um desempenhe de maneira a ter qualidade no evento. Para uma Mostra de vídeos, sugerimos as seguintes funções e atribuições: - Coordenador geral - Supervisiona todas as equipes. Algumas vezes é também o Curador da Mostra, escolhendo os filmes a serem exibidos; - Coordenador da Banca - Caso haja uma banca examinadora dos vídeos, ele será responsável por coordenar essa atividade; - Coordenador da Mostra - Responsável pela projeção; - Cerimonial - Responsável pela apresentação do evento e dos vídeos e filmes;

14 FORMAÇÃO DO GRUPO * Dependendo do porte do evento, outros coordenadores e equipes podem ser necessárias, como: - Coordenador de Transportes - Gerencia os deslocamentos de convidados; - Coordenador de Hospedagem - Coordena a logística junto a hotéis; - Coordenador de Alimentação - Responsável por garantir a alimentação de colaboradores e convidados; - Coordenador Financeiro - Responsável pelos gastos e receitas do evento; - Coordenador de Divulgação - Produz o material de promoção do evento. * Em cada cidade, há necessidades diferentes.

15 ESCOLHA DO LOCAL É preciso definir se a Mostra será realizada em um cinema local, ou em uma Casa Espírita. Independente da escolha é preciso ter atenção aos equipamentos, como o projetor, tela, caixas de som. É interessante realizar testes de exibição, para verificar a qualidade de projeção de imagem e som. Convide alguém que tenha conhecimento técnicos nesta área e que possa auxiliar na configuração e teste dos equipamentos, para garantir uma exibição de qualidade e sem imprevistos.

16 MOSTRA OU FESTIVAL A principal diferença entre mostra e festival, é que na 1ª há apenas a exibição dos vídeos ou filmes. Na 2ª, geralmente há premiações. Recomendamos que sejam feitas mostras, para não estimular a competitividade entre os participantes. Caso seja feita no formato de festival, é necessário convidar uma banca para avaliar os vídeos durante o evento, e anunciar os vencedores, mediante a apresentação dos critérios utilizados ao coordenador do evento. Ficha de Inscrição e Regulamento:

17 DIVULGAÇÃO E IMPRENSA É imprescindível que seja feita uma boa divulgação, para que todo o trabalho possa surtir o efeito desejável. Como se trata de um evento de arte, recomendamos que seja feita uma divulgação ampla na sociedade, com vistas a divulgação da Doutrina Espírita para o grande público Envie um texto sobre o evento, que também é chamado de release, que contenha data, local, objetivos, e informações necessárias. Release:

18 CERIMONIAL E PROGRAMAÇÃO
É importante a figura do cerimonial para conduzir o evento. Ele(a) é o(a) responsável por fazer a leitura da ficha técnica dos filmes a serem exibidos, e apresentar os convidados. A programação do evento depende dos objetivos de cada cidade. É possível realizar junto a Mostra, oficinas, debates, workshops. Convidar palestrantes e produtores audiovisuais para falar sobre o assunto e estimular a produção de vídeos com temática espírita.

19 PROJEÇÃO E CUIDADOS Se o filme for exibido a partir de um computador ou notebook, verifique o formato dos vídeos. Recomendamos que sejam usados vídeos, com resolução mínima de 480 linhas (ex.: 640x480 ou 720x480), em um dos seguintes formatos: MP4 (mp4, m4v, etc), MPG2 (mpg, m2v, m2ts), MOV ou AVI, preferencialmente utilizando o codec H.264. Ou ainda o filme pode ser reproduzido por um aparelho de DVD.

20 PROJEÇÃO E CUIDADOS Há também a projeção analógica, geralmente a partir de um projetor de 35 milímetros, muito comum ainda nas salas de cinema. Há outras formas de exibição como o sistema digital Auwe, que é feito através da internet de um servidor para uma sala de cinema. Se for alugada uma sala de cinema, geralmente há um técnico para auxiliar na projeção.

21 FILMES E DIREITOS AUTORAIS
É importante frisar que qualquer obra possui direitos autorais, ou seja é reservado ao autor daquela obra os direitos como a sua exibição e comercialização. Sugerimos que sejam feitas fichas de inscrição, ou termos de exibição para garantir que não hajam problemas.

22 Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?
Produção Realização Contatos


Carregar ppt "Como realizar Mostras de Cinema e Vídeo Espíritas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google