A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”."— Transcrição da apresentação:

1

2 Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.

3 Restauração 2 “No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do SENHOR falada por Jeremias, o SENHOR despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino [...]”. Ed 1.1 Babilônia – 612 a.C. Persia/Ciro – 539 a.C. Cambises – 530 a.C. Dario I – 522 a.C. Babilônia derrota a Assíria em 612 a.C. Persia derrota a Babilônia em 539 a.C. Ciro morre em 530 a.C. Cambises, filho de Ciro assume o poder e governa entre 530 – 522 (tira a própria vida). Dois anos de disputa dentro do império Persa. Dario I assume o poder em 522 a.C. Domínio persa diferente da Assiria e Babilônia: retorno à terra e liberdade de culto. Retorno do povo e dificuldades. Início da restauração do Templo. Oposição e parada da restauração do Templo. 520 a.C. - Ageu é levantado (leitura do texto). “Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida, e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia”. Ed 4.24

4 Restauração 2 PROBLEMA “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do SENHOR’ ”. Ag 1.2 “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” Ag 1.4 PROBLEMA: O Templo de Jerusalém estava destruido e as pessoas estavam interessadas apenas em suas casas. 1.4 literalmente é: “Acaso é tempo de vocês, sim, vocês, morarem em casas com telhados?” (Baldwin, p. 31). . “Fino acabamento” (“apaineladas” - ARA) diz respeito ao telhado Resultado: 1. Não são saciados e não se satizfazem (1.5-7). 2. “Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco”. (1.9-10) – seca. "Por causa do meu Templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa”. Ag 1.9b

5 Restauração 2 PROBLEMA “ Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera”. Jo “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”. Ef “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”. Ef Novo Testamento: O Templo, isto é, a presença de Deus passa a ser o corpo de Jesus (Jo ). Após o ministério de Jesus, a presença de Deus passa a ser manifestada pela Igreja (Ef ). A Igreja manifesta a presença de Deus. “Templo destruído” hoje é a negligência da Igreja em manifestar o Reino de Deus. Por quê a Igreja faz isso? Porque as pessoas que formam a Igreja preocupam-se apenas com suas coisas (Ag 1.2, 4 e 9). Aplicação na vida pessoal e da igreja: frequencia nos encontros, boicote do trabalho de outro ministério; muitos trabalham apenas naquilo que lhes interessa. Saída no PCPN. Pessoas que falam mal.

6 Restauração 2 ORDEM “Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado’, diz o SENHOR”. Ag 1.8 “Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado’, diz o SENHOR”. Ag 1.8 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mt 6.33 Dois imperativos: “subam” e “construam”. Havia vários motivos que impediam a restauração do Templo. Os homens, por exemplo, eram poucos e eram solicitados para tudo. Além disso tinham que trabalhar na lavoura. Era mesmo necessário deixar a lavoura e restaurar o Templo? Isso não era coisa de Ciro? Não, de Deus! Aplicação: Fincar a cruz no meio de nossa comunidade, de nossos vidas e famílias, pois a cruz é o maior simbolo da renúncia das vontades pessoais. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus”. Não é trabalhar na comunidade apenas naquilo que lhe interessa, mas naquilo que interessa a comunidade. Motivos: “alegria” (me agradarei – ARA): sacrifício agradável a Deus; (Schwantes, p. 33) “glória” de Deus: bençãos as pessoas (ideia da Reforma).

7 Restauração 2 RESPOSTA “Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o SENHOR, o seu Deus, enviara. E o povo temeu o SENHOR”. Ag 1.12 “Se você crê somente no que gosta do Evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo”. Resposta Obediência – “atenderam” (ARA): ouvir, entender e obedecer; Temor: espanto. Agostinho.

8 Como restaurar o Templo hoje?
Restauração 2 RESPOSTA Como restaurar o Templo hoje? “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. Mt 7.12 Mudar o interesse! Interesse de Deus Interesse da comunidade Interesse de Deus – reconstrução do Templo; Interesse da comunidade – buscar interesse dos outros

9 “‘Eu estou com vocês’, declara o SENHOR”. Ag 1.13b
Restauração 2 RESULTADO “‘Eu estou com vocês’, declara o SENHOR”. Ag 1.13b “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mt 28.20b “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco.” Mt 1.23 “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Jo 14.21

10 “‘Eu estou com vocês’, declara o SENHOR”. Ag 1.13b
Restauração 2 RESULTADO “‘Eu estou com vocês’, declara o SENHOR”. Ag 1.13b “Assim o SENHOR encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, e eles começaram a trabalhar no templo do SENHOR dos Exércitos, o seu Deus [...]”. Ag 1.14 “Encorajar” – “despertar” (ARA): agitar, acordar. 23 dias entre o anúncio e o início da restauração do Templo (Baldwin, p. 33).

11 Restauração 2 ATITUDES 1. BUSQUEM O INTERESSE DE DEUS
2. BUSQUEM O INTERESSE DA COMUNIDADE 3. DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO "Viva como se Cristo tivesse morrido ontem, tivesse ressuscitado esta manhã e fosse voltar amanhã."


Carregar ppt "Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google