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Gestão do Conhecimento - GC Uma Abordagem Introdutória Abril/2010 Bayardo Morales.

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento - GC Uma Abordagem Introdutória Abril/2010 Bayardo Morales."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento - GC Uma Abordagem Introdutória Abril/2010 Bayardo Morales

2 GC O que é Para que serve Como se faz

3  Nem a Gestão e nem o Conhecimento são “coisas” novas na sociedade e na cultura humana.  Acompanha a evolução cultural da humanidade: tudo o que é produzido, aprendido e compartilhado pelas pessoas e pelos grupos. Contexto Histórico/Cultural da GC

4 Evolução Epistemológica do Conhecimento INTELIGÊNCIA COLETIVA CONHECIMENTO INDIVIDUAL CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL CONHECIMENTO SOCIAL

5 Modelo da Capacidade Absortiva do Conhecimento com 4 dimensões Fonte:Daghfous (2004); Minbaeva et al (2003); Liyanage e Barnard (2003).

6 Dimensões, Fatores e Variáveis da Capacidade Absortiva Fonte:Nilton Spíndola Júnior, 2006

7 Inteligência Coletiva

8 “O Homem nada sabe, mas é chamado a tudo conhecer." Hermes, o Trimegisto, o Mensageiro dos Deuses, que viveu no antigo Egito, quando a atual raça humana estava em sua infância, isto é, mais ou menos a.C., segundo alguns historiadores. Música:

9 Fonte: Platão 427 a.C a.C, Atenas Definição Clássica de GC

10 Conhecimento Científico Conhecimento Organizacional Indicador: Artigos Publicados/Revistas Científicas Indicador: Registros de Patentes, Rankings Mercadológicos Tipos de Conhecimento

11 Fonte: I-Group Conhecimento Estratégico

12 Fonte:

13 Mitologia História Alquimia Química Astrologia Astronomia Filosofia Ciência Evolução Cultural do Conhecimento Teoria Prática

14 Eras Econômicas Diferencial Competitivo Sociedade Industrial Sociedade Pós-industrial Terra/Trabalho/Capital Informação/Conhecimento Sustentabilidade

15 Pilares do Conhecimento Pessoas Processos Tecnologia

16 Visão Linear da GC  Dados interpretados, contextualizados. DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO  Descrição, registro de fatos, eventos.  Informação com valor agregado pela mente humana.

17 Visão Linear Ampliada da GC Contexto Conhecimento Dado Informação O que, quando, onde. Conhecimento Como Sabedoria O porquê FONTE: Bellinger, Gene, 2004

18 Fonte: Adaptação de PPGEGC-UFSC

19 GC Processo Decisório Organização Estratégia Informação, Conhecimento define mediante utilização subsidiar Aplicação da GC

20 Processo Decisório (Perspectivas) Racionalidade Limitada (Simon) Irracionalidade Previsível (Ariely) USS Montana O Náufrago

21 AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO Dados, Informações, Crenças, Valores, Experiências, Insights, Capacidades, Habilidades, Atitudes e Emoções. Visão Sistêmica da GC

22 Metáfora da Janela da GC – Maturidade do Grau de Conhecimento FONTE: Janela de JOHARI - Adaptado de CHOO, SABEMOS o que SABEMOS  Intranets, Portais, Taxonomias, Esquemas, Classificatórios eBenchmarking.  Provisão de acessos às informações e facilitação do compartilhamento doconhecimento NÃO sabemos o que SABEMOS  Auditoria de Informações.  Mapeamento do Conhecimento.  Comunidades de Prática, Redes de Conhecimento. SABEMOS o que NÃO sabemos  Busca de informação direcionada  Proporção de criação do conhecimento.  Inteligência Competitiva, Pesquisa & Desenvolvimento, Pesquisa deMercado. NÃO sabemos o que NÃO sabemos  Monitoração ambiental.  Descoberta do conhecimento.  Planejamento de cenários, prospecção do futuro, diálogo.

23 Mapeamento Conceitual da GC FONTE: Adaptado de SOUZA & ALVARENGA NETO (2003).

24 Modelos de Gestão e a GC GESTÃO ESTRATÉGICA Gestão de Competências Gestão da TIC Gestão do Capital Intelectual Gestão de Processos Gestão do Conhecimento Gestão da Inovação

25 Mapeamento Conceitual Integrativo da GC FONTE: Rivadávia de Alvarenga Neto (2008).

26 Modelo da “nova GC” FONTE: Adaptado de Firestone e Mcelroy (2001).

27 Modelo entre GC e Aprendizagem Organizacional FONTE: Fernando Goldman, disponível em

28 Objetivos da GC Organização Privada Inovação Diferencial Competitivo Lucro Posição no Mercado Satisfação do Cliente Sustentabilidade Inteligência Competitiva Diferencial Mercadológico

29 Objetivos da GC Organização Pública Realizações sócio-econômico-ambientais Melhorias de Indicadores-IDH (Educação, Saúde, Segurança, Habitação...) Inovação Bem-estar social Accountability Sustentabilidade

30 Tecnológica/Científica Pessoas Processos/Projetos Gerencial Estratégia Organizacional INOVAÇÃO (Abrangência) Produtos/Serviços Qualidade/Produtividade

31

32 Criação e Conversão do Conhecimento Criatividade (Processo Cognitivo) Invenção (Processos, Produtos Científicos/Tecnológicos) Inovação (Processos de Negócios, Produtos e Serviços) Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito FONTE: Adaptado da Sociedade Portuguesa de Inovação

33 Intersecção/Convergência da GC e da Inovação Inovação GC

34 Definição Teórica de GC Conceito-Ensaio da SBGC-RS Gestão do Conhecimento é o processo sistemático, integrado e transdisciplinar que permeia a organização, compreendendo criação, identificação, seleção, organização, compartilhamento, disseminação, utilização e proteção de conhecimentos estratégicos, gerando valor para as partes interessadas.

35 Definição Prática de GC Gestão do Conhecimento é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito propiciando alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da organização.

36 Definição “Matemática” de GC Equação Fundamental da Informação/Conhecimento K: Conhecimento Inicial S: Estado de Conhecimento Δ: Incremento K¹: Novo estado de Conhecimento I: Informação K (S) + Δ K = K¹ (S + Δ S) Δ IΔ I Fonte: Adaptação de BROOKES,B. The Foundation of Information Science

37 Abordagem Estrutural da GC Processo Organizacional Processo de Negócios Δ Valor Intangível Benefícios e Resultados Tangíveis

38 Aplicação da GC Objetivos/ Resultados Práticas de GC Aprendizagem Organizacional Capital Intelectual Educação Corporativa Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inteligência Empresarial Comunidades de Práticas KPI, CRM, ERP, BSC, DW, DSS Workflow Banco de Talentos Portais (intra/extranets) Mapeamento do Conhecimento GED

39 “A teoria é quando nós sabemos tudo, mas nada funciona; a prática é quando tudo funciona, mas não sabemos por quê. Quando a teoria e a prática são reunidas, nada funciona e ninguém sabe por quê.” Autor Anônimo

40 Definição de GC no Âmbito da Administração Pública Conjunto de Processos e Práticas sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar as habilidades dos gestores públicos em criar, organizar e compartilhar as informações e conhecimentos estratégicos que facilitam a tomada de decisões e condução da gestão de políticas públicas.

41 Alguns Benefícios/Resultados da GC  Criação e compartilhamento de novos conhecimentos e informações  Inovação/Invenção  Solução de problemas  Aprendizagem Continuada (pessoal/organizacional)  Redesenho de processos e funções  Otimização do processo decisório  Minimiza ou elimina a redundância de esforços (retrabalho)  Minimiza a perda de Conhecimento (aposentadorias, rescisões)

42 Duas Dimensões do Conhecimento  Conhecimento da experiência  Conhecimento simultâneo  Conhecimento analógico Tácito (Subjetivo) Explícito (Objetivo)  Conhecimento da racionalidade  Conhecimento seqüencial  Conhecimento digital PráticaTeoria

43 Conversão do Conhecimento Principal foco da GC Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito

44 Objetivos Práticos da GC  Processamento da Informação/Conhecimento  Contextualização da Informação/Conhecimento (ambientes/cenários)  Significação e relevância do que acontece e do que se faz  Criação e compartilhamento de novos conhecimentos (aprendizagem, inovação)  Otimização do processo de tomada de decisão

45 Modos de Conversão do Conhecimento Socialização (mestre – aprendiz) Externalização Combinação Internalização (professor – aluno) tácito explícito Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

46 Conteúdo do Conhecimento Socialização Internalização Combinação Externalização Conhecimento Compartilhado Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Operacional Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

47 Abordagem Pedagógica da GC Conhecimento Individual Conhecimento Organizacional APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

48 Tipologia de Práticas de GC  Gestão de Pessoas e Competências: está relacionado à criação, disseminação e aplicação de informações que facilitam o conhecimento;  Processos de Negócios: facilitam a estruturação e o fluxo do conhecimento organizacional;  Tecnologia da Informação: focada na estrutura dos aplicativos e ferramentas que facilitam a captura, a codificação e o compartilhamento de conhecimentos. Fonte: Texto para discussão n.1095 do IPEA/Brasilia, junho/2005

49 Ativos Intangíveis Capital Intelectual:  Capital Humano: Fonte de invenção, inovação e renovação. Competências individuais.  Capital Estrutural ou Organizacional: Pertence à organização como um todo: publicações, tecnologias, patentes, sistemas, práticas, rotinas, procedimentos...  Capital de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma organização com os seus clientes, fornecedores e ambiente externo. Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais Fonte: Adaptação de Capital Intelectual – 2007, Sátiro Santiago e Sátiro Santiago Jr.

50 Contexto da GC Novos e Melhores Produtos e Serviços Aprendizagem Organizacional Criação do Conhecimento Organizacional Invenção / Inovação Diferencial Competitivo Sustentabilidade

51 Barreiras na Implantação da GC  Resistência cultural;  Resistência organizacional;  Resistência a mudanças: novos conhecimentos, novos processos;  Falta de comprometimento da Administração Superior;  Falta de capacitação dos facilitadores;  Receio de perda do controle de Informações;  Deficiência da Aprendizagem Organizacional.

52 Projeto-Piloto de Gestão do Conhecimento  Mapeamento Organizacional  Mapeamento de Processos/Projetos  Mapeamento de Conhecimentos  Mapeamento de Competências  Mapeamento de Práticas  Mapeamento de TICs  Áreas Estratégicas  Processos de Conhecimentos  Práticas/Ferramentas Modelo de Gestão do Conhecimento Implementação/Implantação da GC

53 Mapeamento das Competências Lacunas de Competências COMPETÊNCIASORGANIZACIONAIS (cargos, funções) COMPETÊNCIASINDIVIDUAIS (conhecimentos, habilidades, atitudes) APRENDIZAGEMORGANIZACIONAL

54 Tecnologia da Informação (Componentes) Tecnologias de Processamento de Transações Tecnologias de Controle de Processos Tecnologias Colaborativas Tecnologias de Informação Gerencial Tecnologias de Apoio à Decisão Tecnologias de Data Warehouse Tecnologias de Informação Executiva Tecnologias de Data Mining Fonte: Adaptado de Turban, Mclean e Weterbe (2004); O’Brien (2001)

55 Arquitetura de TI na Descoberta do Conhecimento - BI Sistemas de Informação Data Warehouse Data Mart Data Mining Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Sistemas de Informações Executivas (EIS)

56 Abordagem Funcional 1- Compartilhamento de conhecimento explícito: Portais Blogs/Microblogs Wikis Chat Podcast Videocast 2- Compartilhamento de conhecimento tácito: Fóruns Comunidades de Práticas Virtuais Teleconferências Videoconferências Redes Sociais (pessoais/profissionais) Marcadores (social bookmarks) Lições aprendidas Storytelling

57 3- Sistemas que alavancam a GC Sistemas de Informação EAD BSC Gestão da Inovação 4- Sistemas de Gestão de Competências Pessoais e Organizacionais. Mapas Mentais Mapas Conceituais Mapas Estratégicos Gestão de Processos/Projetos Coaching Páginas Amarelas

58 Web aplicada à GC FOLKSONOMIA (Tagging): AGREGADORES (RSS ou Atom): BLOGS E CATALOGADORES DE BLOGS: SOCIALBOOKMARKS: GESTÃO DE PROCESSOS/PROJETOS: FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO: -LISTAS: -FÓRUNS: REDES SOCIAIS: SUITES COLABORATIVAS:

59 Integração de novos modelos organizacionais  Grupos inter-funcionais  Grupos inter-setoriais  Equipes de trabalho  Comunidades de Prática Projetos, tarefas, resultados. Trabalho, aprendizagem, mudança, inovação. Estruturas formais, hierárquicas de aquisição e difusão de informações, idéias, conhecimentos. Estruturas complementares às anteriores, não hierárquicas que, consolidam o compartilhamento de conhecimentos, e propiciam a aprendizagem e a inovação. Comunidades de Prática

60 “Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos é convencer alguém a se livrar dos velhos conceitos.” John Maynard Keynes

61 “Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento? Quando você sabe alguma coisa, reconhecer que sabe; e, quando você não sabe alguma coisa, reconhecer que não sabe. Isso é conhecimento.” Confúcio (Século IV a.C)

62 Bibliografia ALVARENGA NETO, Rivadavia Correa Drummond de - Gestão do conhecimento em organizações. BROOKES, B. -The Foundation of Information Science. CHOO, C.W. – A organização do Conhecimento. DAVENPORT & PRUZAK – Conhecimento Empresarial. GUARAGNA, Eduardo – Desmistificando o Aprendizado Organizacional. LÉVY. Pierre – A Inteligência Coletiva LITTO, Freddric M.; FORMIGA, Marcos, (organizadores) – Educação a Distância, o estado da arte. NONAKA & TAKEUCHI - Criação do Conhecimento na Empresa. SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre – Gestão da Inovação na Prática SENGE, Peter – A Quinta Disciplina. WENGER, Etienne – Comunidades de Prática. TERRA, José Cláudio – Gestão do Conhecimento - O Grande Desafio Empresarial. SANTIAGO, SANTIAGO Jr. – Capital Intelectual. SVEIBY, Karl – A Nova Riqueza da Organização. SBGC-RS – Biblioteca VirtualBiblioteca Virtual


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