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PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE REGULAÇÃO.

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1 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE REGULAÇÃO

2 PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

3 AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA
Implantando no mês de fevereiro, o agendamento automático no Sistema SIGA é uma ferramenta que proporciona a captação dos dados dos pacientes que aguardam em filas de espera para consultas e exames, agendando-os em vagas livres de “primeira vez”. Essa ação diminui a perda primária* de vagas disponibilizadas e garante maior equidade na gestão das filas de espera, uma vez que respeita a ordem cronológica de inserção dos pacientes e as grades de referência pactuadas. Reduz ainda disputa de vagas entre unidades (“quem chegar primeiro, leva”). Permite ainda que a unidade solicitante faça a confirmação dos agendamentos através de tela específica, além da extração de relatórios. Apenas para as unidades da CRS Leste, houve um total de agendamentos no período de 08/02 a 30/11/2013, conforme veremos a seguir nas principais especialidades e procedimentos. *Perda primária: refere-se às vagas disponibilizadas para as quais não houve agendamento/ocupação.

4 AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA
Quantidade de agendamentos por STS – Fevereiro a Novembro/2013 Rótulos de Linha Quantidade LESTE - STS CIDADE TIRADENTES 32500 LESTE - STS ERMELINO MATARAZZO/SAO MIGUEL 73053 LESTE - STS GUAIANASES 32515 LESTE - STS ITAIM PAULISTA 27496 LESTE - STS ITAQUERA 72324 LESTE - STS SAO MATEUS 44503 Total Geral 282391

5 AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA
Principais especialidades, entre consultas e exames, agendadas de Fevereiro a Novembro/2013 (83,6% do total): Rótulos de Linha Quantidade RADIOLOGIA (R) 122994 OFTALMOLOGIA (R) 33526 ORTOPEDIA GERAL (R) 19609 ANGIOLOGIA (R) 12385 CARDIOLOGIA (R) 9920 NEUROLOGIA (R) 8703 ENDOCRINOLOGIA/METABOLOGIA (R) 8260 DERMATOLOGIA (R) 7964 ENDOSCOPIA (R) 6575 OTORRINOLARINGOLOGIA (R) 6210 Total 236146

6 AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA
Principais procedimentos, entre consultas e exames, agendados de Fevereiro a Novembro/2013 (90,5 % do total): Rótulos de Linha Quantidade CONSULTA MEDICA EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA 124995 ULTRA-SONOGRAFIA TRANSVAGINAL 31744 MAMOGRAFIA BILATERAL PARA RASTREAMENTO 27789 CONSULTA DE PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA (EXCETO MÉDICO) 20253 ULTRA-SONOGRAFIA MAMARIA BILATERAL 11534 ULTRA-SONOGRAFIA OBSTETRICA 11131 ULTRA-SONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL 9399 ULTRA-SONOGRAFIA DE ARTICULACAO 6605 ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA 6575 ULTRA-SONOGRAFIA DE APARELHO URINARIO 5698 Total 255723

7 CALL CENTER Implantando no mês de fevereiro, o Call Center da Rede Hora Certa é uma parceria feita entre a SMS a SECOM para a realização de contatos telefônicos através de uma central (156) com os pacientes agendados para consultas e exames, além de recadastramento de filas de espera. Para os pacientes agendados, o contato é feito com 15 dias de antecedência da data da vaga. Estas ações visam a redução dos altos índices de absenteísmo* e atualização de informações dos pacientes que ainda aguardam atendimento em consultas e exames especializados. É importante frisar que isso não exclui a necessidade das unidades de saúde atuarem permanentemente nos contatos e atualizações de dados com os pacientes sob sua responsabilidade. *Absenteísmo: pacientes agendados que não compareceram ao atendimento

8 Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013 (MSP):
CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013 (MSP): Status TOTAL CONFIRMADO 60.605 25% 31% ENCAMINHADO PARA UBS 11.749 5% CANCELADO 1.986 1% FALECIDO 28 0% AGENDAMENTO DA LIGAÇÃO 18.550 8% AUSENTE/VIAJANDO 1.049 CAIXA POSTAL 27.321 11% 59% NÃO ATENDE 86.161 36% OCUPADO 7.776 3% QUEDA DE LIGAÇÃO 20.169 CONFLITO SIGA X GRC 299 2% TELEFONE INEXISTENTE 3.926 Dias trabalhados no período do mês 23 Turnos realizados no período do mês 42 Média de ligações realizadas por dia 10.418 Média de ligações realizadas por turno 5.705 Média de ligações por operador/turno 70 Média de ligações por operador por hora/turno 12 Tempo médio de atendimento (min) por operador 00:02:00

9 Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013
CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013

10 CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO
Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013 Status TOTAL CONFIRMADO 2.571 28% 32% ENCAMINHADO PARA UBS 218 2% CANCELADO 81 1% FALECIDO 0% AGENDAMENTO DA LIGAÇÃO 809 9% AUSENTE/VIAJANDO 18 CAIXA POSTAL 1.410 15% 58% NÃO ATENDE 3.392 37% OCUPADO 262 3% QUEDA DE LIGAÇÃO 258 CONFLITO SIGA X GRC 13 TELEFONE INEXISTENTE 69 9.101 Dias trabalhados no período do mês 20 Turnos realizados no período do mês 38 Média de ligações realizadas por dia 455 Média de ligações realizadas por turno 240 Média de ligações por operador/turno 35 Média de ligações por operador por hora/turno 6 Tempo médio de atendimento (min) por operador 00:02:00

11 CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO
Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013

12 CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE
Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP) STATUS TOTAL SUCESSO / PROCEDIMENTO CONFIRMADO 34% 41% ENCAMINHADO PARA UBS 24.631 3% SUCESSO / PROCEDIMENTO CANCELADO 26.811 FALECIDO 1.755 0% AGENDAMENTO DA LIGAÇÃO 82.367 10% 11% AUSENTE/VIAJANDO 7.363 1% CAIXA POSTAL 95.855 12% 45% NÃO ATENDE 28% OCUPADO 20.644 QUEDA DE LIGAÇÃO 18.205 2% CONFLITO SIGA X GRC 1.520 CADASTRO INCOMPLETO 2.013 TELEFONE INEXISTENTE 24.473

13 CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE
Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP)

14 REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL
Considerando as filas de espera do Município de São Paulo geradas ao longo dos últimos anos, totalizando mais de pessoas aguardando para atendimento de consultas e exames no mês de janeiro/2013, uma das principais ações adotadas pela SMS foi a implantação de unidades móveis para realização dos principais exames em filas de espera, que são: Colonoscopia Endoscopia Ecocardiograma Eletroneuromiografia Nasofibrolaringoscopia Ultrassonografia Temos como meta a realização de cerca de atendimentos em seis meses, tendo a primeira unidade iniciado em Ermelino Matarazzo no mês de agosto, sendo posteriormente transferida para São Mateus em novembro. Todas as STS da CRS Leste e algumas da CRS Sudeste serão contempladas na ação.

15 REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL
Exames ofertados na Unidade Móvel Leste entre agosto e dezembro/2013 2013 AGO SET OUT NOV DEZ Estabelecimento Procedimento Vagas Unidade Movel Leste I Colonoscopia (Coloscopia) 920 705 Ecocardiografia Transtoracica 320 1.360 385 160 Eletroneuromiograma (Enmg) 192 639 229 188 Esofagogastroduodenoscopia 36 1.584 1.440 204 Ultra-Sonografia Doppler Colorido De Vasos ( Ate 3 Vasos ) 642 Ultra-Sonografia Geral 480 3.612 3.871 3.338 Ultra-Sonografia Mamaria Bilateral 376 2.521 Ultra-Sonografia Transvaginal 552 4.125 3.866 Nasofibrolaringoscopia 232 200 58 Unidade Movel Leste Ii 629 680 400 380 294 511 768 1.280 110 150 4.901 7.923 133 Total geral 2.380 15.403 11.081 11.219 11.124 Fonte: B.I. / SIGA

16 REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL
Comparativo entre as filas de espera antes e durante "Ação Concentrada Hora Certa Móvel" Exames Fila antes da Unidade Móvel CRS Leste (julho) Fila atual (outubro) Redução da Fila* Tempo Médio de Espera em dias (julho) Tempo Médio de Espera em meses (julho) Tempo Médio de Espera em dias (outubro) Tempo Médio de Espera em meses (outubro) USG 47860 29663 38,0% 71 2,4 44 1,5 EDA 5304 3833 27,7% 79 2,6 29 1,0 Colono 3032 1317 56,6% 740 24,7 41 1,4 Nasofibro 801 365 54,4% 207 6,9 32 1,1 ENM 3766 483 87,2% 1822 60,7 62 2,1 Ecocardio 6040 5630 6,8% 125 4,2 83 2,8 Total 66803 41291 38,2% 507 16,9 48 1,6 Fonte: CRS Leste/Regulação

17 REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL
Comparativo entre as filas de espera antes e durante "Ação Concentrada Hora Certa Móvel" Exames Fila de espera (julho) - STS EM, STS IP, STS SMP Fila de espera (outubro) - STS EM, STS IP, STS SMP Redução da Fila* Tempo Médio de Espera em dias (julho) Tempo Médio de Espera em meses (julho) Tempo Médio de Espera em dias (outubro) Tempo Médio de Espera em meses (outubro) USG 15014 4440 70,4% 68 2,3 8 0,3 EDA 2309 669 71,0% 94 3,1 Colono 1423 319 77,6% 1642 54,7 14 0,5 Nasofibro 423 100 76,4% 163 5,4 12 0,4 ENM 1452 93 93,6% 1815 60,5 Ecocardio 2241 1345 40,0% 143 4,8 39 1,3 Total 22862 6966 69,5% 654 21,8 15 Fonte: CRS Leste/Regulação

18 REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL
Comparativo entre as filas de espera antes e durante "Ação Concentrada Hora Certa Móvel" Exames Fila de espera (julho): STS CT, STS GUA, STS ITQ, STS SMT Fila de espera* (novembro): STS CT, STS GUA, STS ITQ, STS SMT Redução da Fila* Tempo Médio de Espera em dias (julho) Tempo Médio de Espera em meses (julho) Tempo Médio de Espera em dias* (outubro) Tempo Médio de Espera em meses* (outubro) USG 32846 11615 64,6% 104 3,5 67 2,2 EDA 2995 1221 59,2% 71 2,4 69 2,3 Colono 1609 404 74,9% 1662 55,4 468 15,6 Nasofibro 378 163 56,9% 164 5,5 77 2,6 ENM 2314 666 71,2% 1827 60,9 2340 78,0 Ecocardio 3799 3967 -4,4% 117 3,9 129 4,3 Total 43941 18036 59,0% 658 21,9 525 17,5 * A unidade móvel teve início em São Mateus no dia 18/11, portanto os dados ainda são insuficientes para demonstrar o impacto na região, o que deve acontecer ao longo dos próximos 03 meses. Outros trabalhos foram concomitantemente realizados, tais como atualização das filas, novas pactuações, readequações de fluxos, etc. Fonte: CRS Leste/Regulação Informações levantadas: Oferta da CRS Leste dos meses de julho e outubro Fila de Espera do mês de julho e outubro Tempo médio de espera considerando a Fila de Espera/Oferta do respectivo mês Regionalização das referências

19 FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013 Exame jan/13 nov/13 FE ULTRA-SONOGRAFIA TRANSVAGINAL 24388 6445 ULTRA-SONOGRAFIA DE ABDOMEN TOTAL 6206 1669 ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORACICA 5594 5487 ULTRA-SONOGRAFIA MAMARIA BILATERAL 4724 1503 ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA 3319 1878 TESTE DE ESFORCO / TESTE ERGOMETRICO 3190 4949 ULTRA-SONOGRAFIA DE ARTICULACAO 2768 820 COLONOSCOPIA (COLOSCOPIA) 2538 793 ULTRA-SONOGRAFIA DE APARELHO URINARIO 2161 760 ULTRA-SONOGRAFIA DOPPLER COLORIDO DE VASOS ( ATE 3 VASOS ) 1803 780 Total parcial 56691 25084 Total geral 75644 45000

20 FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013 Especialidade jan/13 nov/13 FE DERMATOLOGIA (R) 20902 19855 OTORRINOLARINGOLOGIA (R) 16676 16124 ORTOPEDIA GERAL (R) 16645 20619 CIRURGIA GERAL (R) 9592 10953 ODONTOLOGIA - PROTESE (R) 7613 7709 OFTALMOLOGIA (R) 7499 5193 FISIOTERAPIA (R) (L) 6957 7682 PROCTOLOGIA (R) 6790 7121 CIRURGIA GERAL - PEQUENAS CIRURGIAS (R) 6273 6068 PSIQUIATRIA (R) 5742 5895 Total parcial 104689 107219 Total geral 181367 185854

21 OFERTAS DE ESPECIALIDADES
Comparativo entre as 10 maiores ofertas de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013 GRADE DE REFERÊNCIAS - REGULAÇÃO - CRS LESTE CONSOLIDADO DA OFERTA DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO OFERTA JAN/2013 OFERTA OUT/13 MÉDIA/MÊS ULTRA-SONOGRAFIA 19510 27807 21948 MAMOGRAFIA BILATERAL 7510 6186 6425 ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA 2132 3960 2385 ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORACICA 1230 2039 1581 MAPEAMENTO DE RETINA COM GRÁFICO 1055 1724 1316 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 1244 1281 1260 ELETROENCEFALOGRAMA 1151 763 1092 RAIO-X COM LAUDO 1059 1119 1082 RETINOGRAFIA COLORIDA BINOCULAR 720 1090 879 DENSITOMETRIA OSSEA 699 862 817 TOTAL PARCIAL 36310 46831 38785 TOTAL GERAL 42358 53445 44633

22 OFERTAS DE ESPECIALIDADES
Comparativo entre as 10 maiores ofertas de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013 GRADE DE REFERÊNCIAS - REGULAÇÃO LESTE OFERTA TOTAL DE ESPECIALIDADES ESPECIALIDADE OFERTA JAN/2013 OFERTA OUT/13 MÉDIA MENSAL ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA GERAL (R) 2216 1461 2149 CARDIOLOGIA (R) 2064 1996 1983 UROLOGIA (R) 2343 1704 1745 OFTALMOLOGIA (R) 1794 2364 1715 DERMATOLOGIA (R) 1414 2063 1517 NEUROLOGIA (R) 1702 1035 1344 ANGIOLOGIA (R) 1824 1421 1299 OTORRINOLARINGOLOGIA (R) 1329 1484 1287 ENDOCRINOLOGIA/METABOLOGIA (R) 1225 1129 1249 FISIOTERAPIA (R) (L) 1120 1203 1010 TOTAL PARCIAL 17031 15860 16446 TOTAL GERAL 26067 23912 23341

23 FÓRUNS DE REDE Outra ação importante desenvolvida em 2013 foi a criação de fóruns de rede com a participação dos hospitais da região, independentemente da gestão (municipal, estadual, OSS). Tem sido um momento importante de reaproximação, articulação, vinculação, participação, pactuação e construção das Redes Regionais de Atenção à Saúde com representatividade de todos os níveis de atenção na região. As discussões foram iniciadas para a implantação da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência, estendendo-se em breve para outras redes de atenção.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS A Regulação é um processo dinâmico, que deve ser constantemente monitorado, revisado e atualizado de modo a subsidiar ações de planejamento, controle e avaliação; Monitoramento contínuo da distribuição de ofertas de consultas e exames especializados na região com implementação local e de referências externas; Ampliação dos serviços com regionalização da oferta; Disponibilização e utilização da agenda informatizada por todas as unidades no Sistema SIGA, tanto módulo local quanto regulada; Aprimoramento dos fluxos de referência e contrarreferência; Reavaliação das filas de espera com longo tempo de espera (demanda reprimida) Altos percentuais de absenteísmo regional e externo.

25 “DO SUS QUE TEMOS PARA O SUS QUE QUEREMOS!”
A COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE AGRADECE A TODOS PELO EMPENHO E PARCERIA, SEMPRE BUSCANDO A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO SOB NOSSA RESPONSABILIDADE. “DO SUS QUE TEMOS PARA O SUS QUE QUEREMOS!” FELIZ 2014!


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