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SUMÁRIO ELEIÇÃO PROPORCIONAL EM QUE CONDIÇÕES VOU CONCORRER?

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1 SUMÁRIO ELEIÇÃO PROPORCIONAL EM QUE CONDIÇÕES VOU CONCORRER?
QUATRO FASES DA CAMPANHA PEDRAS NO CAMINHO

2 ELEIÇÃO PROPORCIONAL

3 ELEIÇÃO PROPORCIONAL 1,5% e 2,5%

4 ELEIÇÃO PROPORCIONAL Familiar Profissional Público Político Campanha
FATORES PESSOAIS Familiar Profissional Público Político Campanha FATORES CONJUNTURAIS Majoritária Adversários Concorrentes OBSTÁCULOS Adversários Concorrentes Eleitor

5 O VOTO É CONQUISTADO UM A UM.
ELEIÇÃO PROPORCIONAL O VOTO É CONQUISTADO UM A UM.

6 EM QUE CONDIÇÕES VOU CONCORRER
?

7 EM QUE CONDIÇÕES VOU CONCORRER?
COMO minha família aceita minha candidatura QUAL o papel do vereador ONDE está meu eleitorado QUEM são meus apoiadores QUAIS são meus adversários e concorrentes QUAL minha plataforma eleitoral QUAL minha inserção social e comunitária QUANTO vou investir em minha candidatura COMO me eleger vereador QUANTOS votos preciso

8 Marca, personalidade definida
PACOTE BÁSICO Disposição Persistência Disciplina Marca, personalidade definida Identidade ideológica, comunitária e partidária

9 QUATRO FASES DA CAMPANHA

10 QUATRO FASES DA CAMPANHA
Pré-Campanha Campanha Eleitoral Propaganda Eleitoral Comunicação Política ou Governamental

11 COMUNICAÇÃO POLÍTICA/GOVERNAMENTAL
Manutenção do eleitorado Ampliação do eleitorado Organização cadastral Consolidação da imagem e do discurso Prestação de contas Inserção comunitária Conquista de lideranças e apoiadores Fundo de campanha

12 PLANEJAR economiza TEMPO e DINHEIRO.
PRÉ-CAMPANHA PLANEJAR economiza TEMPO e DINHEIRO. MARKETING POLÍTICO CIÊNCIA (planejamento) ARTE (execução) +

13 PRÉ-CAMPANHA DINHEIRO - PLANEJAMENTO +

14 Ações a serem realizadas
PRÉ-CAMPANHA Ações a serem realizadas 1. Equipe de Coordenação Política 2. Análise de Situação 3. Equipe de Coordenação Eleitoral 4. Planejamento Estratégico 5. Equipe Operacional

15 PRÉ-CAMPANHA 1. Equipe de Coordenação Política Coordenador de Campanha Consultor Político Captador de Recursos Assessores Lideranças comunitárias e sociais Lideranças políticas

16 PRÉ-CAMPANHA 2. Análise de Situação Histórico das eleições Mapeamento das bases eleitorais Lista com lideranças locais Quadro comparativo com adversários e concorrentes Oportunidades e dificuldades Situação política local e regional

17 PRÉ-CAMPANHA 2. Análise de Situação Necessidades da população e carências municipais Viabilidade eleitoral da candidatura e coeficiente eleitoral Apoios Alianças Foco da campanha Temática da candidatura e do mandato Viabilidade de segmentação

18 REALIZÁVEL pela sua ação no exercício do mandato.
PRÉ-CAMPANHA 2. Análise de Situação REALIZÁVEL pela sua ação no exercício do mandato. Seu comprometimento na defesa do DESEJADO pelo eleitor e o A vantagem do candidato proporcional sobre o candidato à majoritária é que o primeiro sabe para quem está falando.

19 PRÉ-CAMPANHA 3. Equipe de Coordenação Eleitoral Coordenador de mobilização Coordenadores de grupos específicos (jovens, mulheres, terceira idade etc) Coordenador de material e divulgação Coordenador de infra-estrutura

20 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico Aspectos positivos da imagem do candidato Aspectos que devem ser neutralizados Imagem projetada e imagem percebida Área geográfica de atuação Área social de atuação Eleitor-alvo e eleitor-periférico Quais os apoiadores e forma de seu engajamento Realizações e problemas do governo municipal, estadual e federal

21 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico Orientação estratégica para o discurso político Formas de mobilização de lideranças Necessidades de estrutura - comitê, pessoal, comunicação e infra-estrutura Prazos e responsáveis por cada ação Orçamento Captação de recursos Base eleitoral Tática eleitoral

22 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico CAPTAÇÃO DE RECURSOS Planejamento facilita a captação de recursos Prepare os captadores Prepare material (gráfico, principais pontos do discurso de campanha, números que facilitem a apresentação do projeto)

23 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico CAPTAÇÃO DE RECURSOS Por conhecer pessoalmente o candidato Para apoiar o discurso político do candidato Para derrotar adversário comum Para apoiar o partido Para conquistar facilidade de aceso ao candidato Por vaidade ou prestígio Por interesses financeiros, comerciais ou políticos futuros

24 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico BASE ELEITORAL Corpo-a-Corpo Físico e Virtual No Virtual ele está em vários lugares e em cada lugar com um espírito diferente Questionamento permanente Reconhecer e prestigiar lideranças Como se diferenciar CADASTROS FINANCEIRO E POLÍTICO

25 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico FINANCEIRO Médios contribuintes - pequenos comerciantes, pessoas físicas etc. Grandes contribuintes - empresas, pessoas físicas, partido, organizações etc. Contribuintes materiais – combustíveis, lanches, papel, gráfica, placas, espaços, informática, mecânicos, carros, prestadores de serviço etc

26 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico POLÍTICO Lista de Apoiadores - Seus cabos eleitorais – conhecidos – amigos – vizinhos – parentes Lista de Potenciais Eleitores – Aqueles que você e seu grupo definem como contato necessário. No decorrer da campanha esta lista vai aumentando, resultado de suas visitas. Lista de Associações e Entidades - sindicatos, grêmios estudantis, time de futebol, sociedades de bairros, clubes de serviço etc.

27 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico POLÍTICO Lista de Líderes e Formadores de Opinião - padres, pastores, pai e mãe de santo, líderes sindicais, lideranças de bairros, professores, jornalistas, radialistas, blogueiros, ex-vereadores, políticos etc. Lista Segmentadas - para uso dos coordenadores de campanha.

28 PRÉ-CAMPANHA 4. Planejamento Estratégico TÁTICA ELEITORAL Organograma da equipe operacional Comunicação – identidade visual, ferramentas que serão usadas, cronograma de produção e uso do material, planilha de mobilização e ação das equipes de rua, calendário de eventos, agenda do candidato, cronograma de uso dos temas, monitoramento da concorrência, ações de relacionamento. Coordenação com a majoritária

29 PRÉ-CAMPANHA 5. Montagem da Equipe Operacional Quem coordena Quem mobiliza Quem capta recursos Quem administra recursos Quem comunica Quem organiza a agenda Quem faz a coordenação comunitária Quem faz a coordenação política Quem faz a coordenação sindical etc. Funções da equipe: preparar a militância, inserir os apoiadores no processo, organizar as equipes de trabalho, articular alianças, deflagrar ações de rua, organizar eventos, distribuir material, supervisionar comitês, mobilizar comunidades, levantamento de espaços urbanos para propaganda visual etc.

30 IDENTIDADE VISUAL CAMPANHA ELEITORAL
SLOGAN - não tente ser original, opte pela eficiência. Deve ser a síntese da campanha e demonstrar seu espírito. NÚMERO - de fácil memorização e que seja fácil de digitar. Sempre em posição de destaque, rivalizando com seu nome. Deve ser repetido incansavelmente no jingle e nas mensagens sonoras, e ter lugar de destaque graficamente. FOTO - a expressão deve representar os sentimentos que se deseja passar ao eleitor, geralmente firmeza, seriedade e segurança.

31 IDENTIDADE VISUAL CAMPANHA ELEITORAL
LOGOMARCA - a imagem se sobrepõe, não admite réplica, desencoraja perguntas, cria associações, resiste a interpretações, a comunicação é instantânea e cria vínculos independente de gênero, cultura ou outras diferenças sociais. Deve conter símbolos ou imagens que representem a filosofia e o tema principal da campanha ou que tenham relação com a atuação do candidato. Forma, cor, tipo de letra, clareza são fundamentais.

32 MATERIAL GRÁFICO CAMPANHA ELEITORAL
FOLDER - para ser usado no início da campanha. Apresenta o candidato e suas propostas. - Usar tamanho A-5, com uma dobra. - Textos curtos, chamadas fortes, frases de apoio de líderes e populares, destaque para nome e número. - Formas de contato com o candidato e com a campanha. - Notas sobre responsabilidade ambiental ou social.

33 MATERIAL GRÁFICO CAMPANHA ELEITORAL PANFLETO
- Fazer no máximo três para apresentar propostas específicas. - Usar o formato A-6, sem dobra. Deve conter propostas sobre pontos específicos. Planejar sua distribuição - Formas de contato com o candidato e com a campanha. - Notas sobre responsabilidade ambiental ou social.

34 CAMPANHA ELEITORAL PANFLETO

35 CARTAZ CAMPANHA ELEITORAL CARTAZ
Para ser afixado em portas, janelas e quadros. Usar no mínimo tamanho A3 Pode ser em papel ou plástico No caso de plástico, sem foto é mais barato.

36 CAMPANHA ELEITORAL CARTAZ

37 SANTINHO CAMPANHA ELEITORAL SANTINHO
Deve conter foto, slogan, número e uma frase forte. Verso com urna e pouco texto Distribuição permanente - Formas de contato com o candidato e com a campanha - Notas sobre responsabilidade ambiental ou social.

38 CAMPANHA ELEITORAL SANTINHO

39 CAMPANHA ELEITORAL SANTINHO

40 MALA DIRETA CAMPANHA ELEITORAL FÍSICA
Correspondência assinada ou o próprio folder distribuído via postal. ELETRÔNICA Informativo distribuído periodicamente via internet. Pode ter edições dirigidas a público específico de acordo com datas ou temas.

41 COMUNICAÇÃO VISUAL CAMPANHA ELEITORAL
Placas, faixas, cartaz, adesivos, bandeirolas, muros, veículos, gazebos, pirulitos etc. Importante para a ocupação visual do espaço. Nas bases eleitorais, manter uma equipe para a manutenção e, também, para o controle em caso de invasão de adversários. Pode ser aproveitado no deslocamento do candidato e em reuniões.

42 CAMPANHA ELEITORAL COMUNICAÇÃO VISUAL

43 CAMPANHA ELEITORAL COMUNICAÇÃO VISUAL

44 COMITÊS CAMPANHA ELEITORAL Instalação em bases eleitorais
Distribuição de material Contato com o eleitor Promover reuniões e preparar visitas Manutenção do visual Prospectar espaços para ocupação Fiscalizar as equipes de panfletagem Contato com lideranças

45 REUNIÕES ABERTAS CAMPANHA ELEITORAL Atividade permanente
Foco em bairros, sindicatos, associações, comitês, salões comunitários etc. Cabo eleitoral propõe Coordenação política define a agenda e prepara as informações ao candidato Importante é o valor e não o número de presentes Manter o canal de comunicação aberto Convidar lideranças e cabos eleitorais

46 REDES SOCIAIS CAMPANHA ELEITORAL Interatividade Transparência
Democrática Comunicação instantânea e barata Equipe específica - divulgar suas atividades, monitorar a concorrência, pesquisar situações locais, publicar videos, apresentar propostas, promover chats, foruns de discussão, aperfeiçoar projetos, criar blogs, replicar iniciativas etc.

47 REDES SOCIAIS CAMPANHA ELEITORAL
A internet não tem poder de decidir uma eleição Internet é relacionamento, não marketing Importante para contatos segmentados É uma campanha ecoeficiente Só abra canais que você pode administrar A internet é apenas uma ferramenta, mas o contato é pessoal. Você não tem apenas um interlocutor. Você tem o direito de falar, mas o dever de ouvir. CUIDADO, tudo que é publicado é eterno na web.

48 REDES SOCIAIS CAMPANHA ELEITORAL
PÁGINA PESSOAL - histórico, slogan, atuação pessoal e pública, família, projetos etc. Download de material, campanha na mídia, agenda, depoimentos de apoiadores, um video institucional ou clipe da campanha, links de interesse da população. BLOG - propostas do candidato, atualização instantânea, pesquisa interativa, comentários sobre temas factuais, opinião do candidato. TWEETER – campanha instantânea. FACEBOOK – corrente do "curtir", posicionamento político, difusão ideológica, álbum de fotos do dia-a- dia da campanha, interlocutor.

49 CAMPANHA ELEITORAL REDES SOCIAIS

50 CAMPANHA ELEITORAL REDES SOCIAIS DIAMANTE GRAFITE

51 JINGLE E CARRO DE SOM CAMPANHA ELEITORAL JINGLE
Centrar no nome e no número Criar vínculo afetivo com a cidade Refrão com o slogan da campanha Letra curta e objetiva Ritmo popular CARRO DE SOM Uso estratégico Mensagens dirigidas Propostas de campanha Ações de relacionamento Apoio à majoritária

52 CORPO A CORPO CAMPANHA ELEITORAL A melhor forma de conquistar votos
Cada visita é um ponto de uma rede de comunicação Mapear estrategicamente os locais Listar as pessoas a serem visitadas Preparar visita Voltar periodicamente Reconhecer lideranças Apoiar iniciativas locais Conhecer dados históricos Levantar necessidades Encaminhar soluções

53 CORPO A CORPO CAMPANHA ELEITORAL Programar duração das visitas
Ter resultados positivos Incentivar a teoria da corrente Retomar contato em caso de visita à região de adversário. O voto é uma opinião positiva conquistada através da sedução. Apresentação pessoal

54 RÁDIO E TV PROPAGANDA ELEITORAL Apresentação Discurso objetivo
Propostas claras Importância para o proporcional

55 MOBILIZAÇÃO EXTERNA PROPAGANDA ELEITORAL Intensificar presença
Atenção à concorrência Mobilidade estratégica Equipe motivada Emoção crescente Voluntários e lideranças são fundamentais

56 PRÁTICA POLÍTICA PROPAGANDA ELEITORAL Confronto político
Apoios eleitorais Coordenação com majoritária Eleitor vetor Corpo a corpo

57 PEDRAS NO CAMINHO

58 Prepare-se para falar em público
Treine suas apresentações e discursos. Estude soluções, propostas e iniciativas de sucesso Crie canais informais de comunicação com formadores de opinião e imprensa Tenha "pele dura”. Nunca reaja emocionalmente. Reúna-se com sua equipe e, friamente, avalie o melhor modo de responder ou contra-atacar.

59 Reserve um tempo para si
Visite lideranças sem o aparato de campanha. Defina um calendário de reuniões com sua equipe de inteligência, com hora de início e hora de término Derrotas eleitorais não são absolutas. No final da campanha agradeça. Afinal, uma nova campanha está começando.

60 Bil Lara 51 9949-7000 51 9274-1025 bil@latomp.com.br facebook/bil lara


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