A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.

2 Cardinalidade de Relacionamentos
Cardinalidade máxima Indica a quantidade máxima de ocorrências de entidades que podem estar associadas a uma ocorrência da outra entidade (1 ou n). Empregado Departamento Trabalha 1 A entidade Empregado tem cardinalidade máxima 1 no relacionamento Trabalha: uma ocorrência de Empregado pode estar associada a no máximo uma ocorrência de Departamento, ou em outros termos um empregado pode estar trabalhando somente em um departamento.

3 Cardinalidade de Relacionamentos
Empregado Departamento Trabalha 120 A entidade Departamento tem cardinalidade máxima de 120 no relacionamento Trabalha: uma ocorrência de Departamento pode esta associada a no máximo 120 de Empregado, isto é, um departamento pode ter no máximo 120 empregados trabalhando nele.

4 Cardinalidade de Relacionamentos
Duas cardinalidades máximas são relevantes: A cardinalidade máxima 1 A cardinalidade máxima “muitos” representada pela letra n Empregado Departamento Trabalha n 1 Ocorrência referente a departamento Ocorrência referente a empregado

5 Cardinalidade de Relacionamentos
Cardinalidade Mínima Especifica se a participação de todas as ocorrências das entidades no relacionamento é obrigatória ou opcional.

6 Cardinalidade de Relacionamentos
Empregado Mesa Trabalha (1,0) (1,1) Card. Mínima Card. Máxima Card. Máxima Card. Mínima

7 Um para Um – 1:1 Uma entidade em A está associada no máximo a uma entidade em B, e uma entidade em B está associada a no máximo uma entidade em A. a1 a2 a3 a4 b1 b2 b3 b4

8 Um para Um – 1:1 Empregado Mesa Trabalha (1,0) (1,1)

9 Um para muitos – 1:N Uma entidade em A está associada a várias entidades em B. Uma entidade em B, entretanto, deve estar associada no máximo a uma entidade em A. a1 a2 b1 b2 b3 b4

10 Um para muitos – 1:N (1,1) Empregado Dependente (0,N) Possui

11 Muitos para muitos – N:N ou M:N
Uma entidade em A está associada a qualquer número de entidades em B e uma entidade em B está associada a um número qualquer de entidades em A. b1 b2 b3 b4 a1 a2 a3 a4

12 Conceitos utilizados na modelagem
Em um relacionamento de N:N ou M:N sempre será gerado uma nova entidade. A essa nova entidade damos o nome de Entidade Associativa. No banco de dados físico essa entidade será uma nova tabela a ser criada.

13 Muitos para muitos – N:N ou M:N
Nome Nome Pedido Produto Cod_Cliente Cod_Produto (1,N) (1,N) Itens Cod_Itens Cod_produto Data Cod_Pedido

14 Conceitos utilizados na modelagem
Empregado Mesa Trabalha (1,0) (1,1) Cod_Mesa Nome_Emp Cod_Emp Localizacao Atributo

15 Conceitos utilizados na modelagem
(1,1) Dependente Empregado Possui Nome Nome Cod_Emp Num_Seq

16 ATIVIDADE

17 Consulta Paciente Médicos Receita Medicamento Itens_Receita Gera
Entidade Associativa Médicos Consulta Faz (0,N) (1,1) (0,N) (1,1) Realiza Paciente (1,1) Receita (1,1) Gera (N,1) Possui Entidade Associativa Pertence Medicamento (1,N) (1,1) Itens_Receita (N,0)

18 Exercícios O objetivo é desenvolver um modelo de dados para um hospital veterinário. Cada cliente pode possuir um ou vários animais em tratamento. Cada animal pode estar sofrendo de uma ou várias enfermidades. Os casos mais simples são resolvidos, geralmente, por um único veterinário, entretanto podem ocorrer casos em que um animal é atendido por mais de um veterinário.

19 Exercícios Cada médico que trabalha na clínica é identificado pelo seu CRM, possui um nome, uma data de admissão na clínica e um salário. Um médico tem formação em diversas especialidades (ortopedia, traumatologia, etc), mas só exerce uma delas na clínica. Para todo paciente internado na clínica são cadastrados alguns dados pessoais: código (único), nome, RG, CPF, endereço, telefone(s) para contato e data do nascimento. Um paciente tem sempre um determinado médico como responsável, com um horário de visita diário predeterminado. Pacientes estão sempre internados em quartos individuais, que são identificados por um número e estão em um andar da clínica.


Carregar ppt "Cardinalidade Expressa o numero de entidades as quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google