A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Líder: Prof(a). Dr(a). Maria do Carmo de Sousa - 2 o Líder (se houver): Prof(a). Dr(a). Wania Tedeschi -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Líder: Prof(a). Dr(a). Maria do Carmo de Sousa - 2 o Líder (se houver): Prof(a). Dr(a). Wania Tedeschi -"— Transcrição da apresentação:

1 Líder: Prof(a). Dr(a). Maria do Carmo de Sousa - 2 o Líder (se houver): Prof(a). Dr(a). Wania Tedeschi - @ufscar.br CECH – “Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Branco 100μm AISI 1040 steel BRANCO 100μm a) b)b) Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq e altura até o final do sombreado em cinza Objetivo principal Desenvolver atividades investigativas que integrem os conhecimentos de pesquisadores da Universidade com os conhecimentos produzidos pelos professores da Educação Básica e licenciandos Integrantes Licenciandos, professores da Educação Básica e docentes que participam: – PIBID – Observatório da Educação (OBEDUC) – Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) – Programas de Pós-Graduação em Educação – Acadêmico (PPGE) e Profissional (PPGE) Pressuposto Tanto a Escola da Educação Básica, quanto a Universidade são lócus privilegiados de: -produção de conhecimentos -formação de professores Breve histórico Período: 2009 a Docentes da UFSCar, dos Departamentos de Física, Matemática e Metodologia de Ensino, juntamente com professores da Educação Básica que ensinam Física e/ou Matemática, pós-graduandos dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e, licenciandos dos cursos de Física e Matemática Foco: problemáticas que envolviam o Ensino de Física e a Educação Matemática de estudantes da Educação Básica Projeto de Pesquisa: “Produtos educacionais no Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática: itinerários de desenvolvimento, implementação e avaliação, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade” (OBEDUC- CAPES). Primeiras Questões - O que vem a ser um “produto educacional” elaborado por professores da Educação Básica? - Quais relações podem existir entre materiais didáticos e produtos educacionais? - Como caracterizar, implementar e avaliar produtos educacionais elaborados coletivamente? Proposta - Criação de uma rede compartilhada de investigação que pretende ser permanente. - Compartilhamento de informações entre a formação inicial e a formação continuada de professores. Dificuldades apresentadas e analisadas durante a constituição da rede - Jornada de trabalho dos professores, principalmente aqueles que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio é muito intensa, ultrapassando 30 horas semanais, comprometendo a qualidade do trabalho docente, refletindo- se no baixo índice de aproveitamento dos alunos, corroborando, assim, com os dados que consultamos no Inep (2003). - Desenvolvimento do currículo atual, denominado “São Paulo faz escola”, elaborado pela Secretaria da Educação, em Período: a partir de Docentes da UFSCar, do Departamento de Metodologia de Ensino e do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus de São Carlos, juntamente com professores da Educação Básica que ensinam Matemática, pós-graduandos do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e, licenciandos do curso de Matemática. Foco: Análise e desenvolvimento de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, na área Educação Matemática. Análise dos trabalhos desenvolvidos Considera duas, das três concepções de conhecimento estudadas por Cochran e Lytle (1999): – “em” prática – “da” prática Instrumentos utilizados para a produção de escritas reflexivas produzidas no interior do Grupo -Crônicas; -Portifólios; -Iniciações Científicas; -Trabalhos de Conclusão de Curso; -Dissertações de Mestrado; -Teses de Doutorado Referência COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. Relationship of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of research in education. Washington, DC: American Educational Research Association Vol. 24, p Tradução: GEPFPM (Grupo de estudos e pesquisas sobre formação de professores de matemática – FE/UNICAMP).


Carregar ppt "Líder: Prof(a). Dr(a). Maria do Carmo de Sousa - 2 o Líder (se houver): Prof(a). Dr(a). Wania Tedeschi -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google