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Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: Os dias e as Noites.

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1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: Os dias e as Noites

2 Astronomia  Está presente na vida das pessoas desde os tempos primitivos.  Possui forte relação com outras ciências.  No ensino fundamental, destacam-se as observações, o estudo dos fenômenos naturais, com certo grau de abstração.  Envolvido no processo da aprendizagem.

3 Os dias e as noites O homem e todos os animais do planeta percebem o dia e a noite. O comportamento dos seres vivos se altera de acordo com a presença ou ausência de luz solar, mas saber como ocorrem os dias e as noites foi uma descoberta bastante demorada.

4 Acreditavam que a Terra era o centro do Universo. No final do século XV, Nicolau Copérnico lançou uma teoria em que o Sol estava no centro e os outros planetas giravam ao seu redor. Os dias e as noites

5 Com o uso da luneta, foi possível verificar que a Terra girava e não o céu. Galileu observou, que haviam outras luas girando ao redor do planeta Júpiter e que este girava sobre si mesmo. Os dias e as noites

6 Ficou entendido que os dias e as noites ocorrem porque a Terra gira ao redor de um eixo imaginário, como se fosse um pião. Os dias e as noites

7 Rotação É o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma no sentido anti-horário, leva para girar 360 graus, (23h 56min 4”9centésimos). Sua velocidade é de km/h e é por causa dele que ocorrem os dias e as noites.

8 Translação  É o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol.  A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de km/h.  O período de translação, ou seja, o tempo que a Terra demora a dar uma volta completa ao Sol, é de um ano, ou seja, 365 dias e seis horas.

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10 O movimento de translação do planeta Terra e a inclinação do seu eixo imaginário também têm consequências: As estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno); A desigualdade dos dias e das noites (fato de, no verão os dias serem mais longos e, no inverno, serem mais curtos). Translação

11 Movimentos da Terra Os professores de Ciências têm dificuldade para trabalhar esse tema com seus alunos. As causas dessa dificuldade são: complexidade do tema variedade de equívocos erros grosseiros cometidos pelos livros além disso, a compreensão dos movimentos da Terra e de suas consequências envolve a visão espacial de sólidos geométricos, a escala espacial e a composição de movimentos.

12 Associados à forma da Terra, os movimentos de rotação e translação são responsáveis pela distribuição de energia, principalmente sob forma de luz e calor, na superfície do planeta. Tal distribuição, por sua vez, determina a temperatura, as correntes atmosféricas (ventos), a evaporação e a precipitação no mundo todo. Movimentos da Terra


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