A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3 – Características Jornalismo impresso e estrutura da notícia Profa. Raquel Timponi 2 sem 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3 – Características Jornalismo impresso e estrutura da notícia Profa. Raquel Timponi 2 sem 2012."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3 – Características Jornalismo impresso e estrutura da notícia Profa. Raquel Timponi 2 sem 2012

2 Observações dos veículos impressos Método: observação, comparações no mercado local, nacional, exemplares de impressos (jornais e revistas), polêmicas da mídia, coberturas, enquadramento O errado e certo em cada veículo no texto

3 Divisão do jornal impresso Divisão: semanal, diário, mensal Conteúdo: generalista, especializado Cobertura: local, regional, nacional, internac. Interesse: corporativo, social, partidário, comunitário. Abrangente, temporal, redundante e acrescenta novos fatos, trata de fatos do dia anterior, oferece detalhes da matéria (as pessoas já tomaram conhecimento no dia anterior ou por outros veículos).

4 Características da revista impressa Texto mais interpretativo Não há preocupação com a construção de um lide ou lead. Não isola o fato de seus antecedentes, consequências. Texto recuperativo Não tem tanto compromisso com o factual e com acontecimentos rotineiros Estrutura e conteúdo com riqueza de detalhes – citações, indicações, comparações (texto redondo – leitor tem a sensação de estar bem informado).

5 _dinamica.php

6

7

8 Características do jornalismo Atualidade Periodicidade Universalidade Difusão Coletiva FORMA E ESTILO Periodicidade define tratamento da informação e atualidade; formato (limitações técnicas e recursos); perfil do consumidor (poder aquisitivo, formação acadêmica, hábitos culturais, linguagem reflete o nível do leitor-padrão), público-alvo.

9 Qualidade do texto jornalístico Clareza, Concisão, Densidade (palavras cheias de sentido), simplicidade, Exatidão (não usa palavras ambíguas), Precisão (rigor lógico das frases), Naturalidade (tom, evitar pedantismo e afetação), Variedade ( expressão de acordo com o que se narra, para evitar monotonia), Ritmo (grave, reflexivo, cômico), Brevidade (dizer somente o necessário). Escrever certo. Texto despojado, sintético, evitar rodeios.

10 Funções da Mensagem Referencial –Objetiva, sem julgamento ou comentário. Ex.: notícia. Ex. À noite vemos a Lua no céu. Expressiva – emissor presente, por opiniões. Ex.: Crônica. Que lua maravilhosa!... Fática – Comunicação facilitada por sinais, seleção de palavras, frases curtas. Alô, alô, astronautas na Lua, testando! Conativa – Receptor em primeiro plano. Ex. texto publicitário. Ex. Inspira-me, ó lua! Metalinguística – Textos explicativos e didáticos, fala dele mesmo. Ex. A Lua é o satélite natural da Terra. Poética –predomina o eu-lírico, pode aparecer na crônica. Ex. A lua era um esparrame de prata. OBS> Funções podem aparecer combinadas na mensagem.

11 A estrutura do jornal Redação: editorias Cada editoria ( editor, subeditor, repórteres, secretária): Esportes, Cultura, Cidade, País, Internacional, Economia, Política, Ciências e Tecnologias, Saúde, Televisão, Turismo, Suplementos.

12 Funções dos jornalistas Repórteres Repórteres – vão à rua apurar informações e redigem a matéria Redatores Redatores – responsáveis pelo texto final do repórter, título e legenda da foto Fotógrafo Fotógrafo – Acompanha o repórter na apuração ( fotojornalismo) Diagramador Diagramador – Planeja visualmente a página, sob orientação do editor Subeditor Subeditor – assistente do editor, trabalha junto com o redator e o diagramador da montagem da página Editor-Chefe de editoria Editor-Chefe de editoria – responsável pelas matérias publicadas e o espaço a elas destinado

13 Funções dos jornalistas Chefe de Reportagem Chefe de Reportagem – é quem decide em algumas editoriais ( economia e cultura) quem é o repórter apropriado para fazer tal matéria de rua, quem deve acompanhar pelo rádio, internet, , telefone o desenrolar da cobertura Pauteiro Pauteiro – jornalista que madruga, lê jornais do dia, produz a pauta (programa do dia do jornal) com matérias possíveis, eventos mais marcantes. Radioescuta e clipping Radioescuta e clipping – para análise de mídia Editor-Chefe Editor-Chefe – Encarregado de toda a edição do jornal, em contato com os editores, discutindo e decidindo a forma final do jornal Editorialista Editorialista – Destacado para escrever diariamente o editorial que reflete a opinião do jornal.

14 Codificação da mensagem Angulação (grupos econômicos, políticos – conduz o comportamento da mensagem e sua forma estilística – política editorial de um veículo), massa (apelo nos textos, títulos, manchetes, para o gosto médio dos leitores, diagramação atraente). Edição Captação de dados Diálogo do texto com diagramação, escolha de fotos e títulos. Espaço para a notícia.

15 2. Gêneros jornalísticos Informativo: Informativo: – factual, isenção  descrição de um fato, limite da objetividade (nota, notícia, entrevista/perfil/reportagem) Opinativo: Opinativo: posiciona-se, julga  análise, comentários (editorial, artigo, ensaio, resenha/crítica, crônica) Interpretativo: Interpretativo: faz entender, explicativo  aprofundamento, sem emissão de opinião

16 1)Gênero Informativo NOTA – relato de acontecimentos em processo de configuração (mais frequente na rádio, tv e internet). NOTÍCIA – relato integral de um fato que já apareceu REPORTAGEM – relato ampliado de um acontecimento que já repercutiu na sociedade e produziu alterações que são percebidas pela empresa jornalística. ENTREVISTA – relato que privilegia um ou mais protagonistas de um fato, possibilitando contato direto com a coletividade.

17 Elementos essenciais da informação Constitutivos – surpresa, pouca redundância (condensado), contexto, narração (ordenação dos fatos em sequencia temporal) Essenciais – situação (o que, quando, o porquê); intensidade (impressão que o fato deixa, lado humano do fato); ambiente (descrição do meio físico e mental) Ordem da narração da notícia: Ordem da narração da notícia: 1)Enumeração dos fatos principais e conclusão. 2) fatos que produziram a conclusão. 3) detalhamento dos fatos principais. 4) fatos posteriores, consequências. Uso de verbos e substantivos, narrador em 3ª pessoa.

18 Construção dos períodos Evitar expressões clássicas Substituir expressões extensas Obedecer sintaxe, lógica e harmonia -> ordem (sujeito, verbo e objeto) e ordem lógica (psicológica, expor ideias de acordo com a ordem de importância. Narração, descrição, exposição, diálogo Não começar com gerúndio ou advérbio. Não utilizar palavras pouco familiares para a média dos leitores.

19 Informativo Critérios da Notícia: Inédita, recente, verdadeira, objetiva, de interesse público (ou humano)  Relato de uma série de fatos a partir do mais importante ou interessante. Temas de interesse geral: sexo, morte, destino, dinheiro, tempo, generosidade. Elementos – olho, subtítulos, antetítulo, enquetes, infográficos

20 Nota: exemplo A GNR registrou, só na quarta-feira, dia em que realizou a operação "Anjo da Guarda", 408 infrações relacionadas com cintos de segurança, 71 com os sistemas de retenção de crianças e 197 por causa do uso de telemóveis por condutores. No primeiro semestre, a média diária foi de 80 infrações detetadas.

21 Nota Oficial 07/08/2012 | 23:21 Senado toma decisão histórica em defesa do Jornalismo A FENAJ e seus 31 sindicatos filiados vêm a público agradecer aos 60 senadores brasileiros que, no início da noite de hoje, aprovaram em 2º turno a PEC 33/09, que restabelece a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como condição para o exercício profissional. O Senado, absolutamente sintonizado com a opinião pública e com a categoria dos jornalistas, deu um passo fundamental para a correção de uma decisão obscurantista do STF, que eliminou a exigência do diploma para acesso à profissão. Os jornalistas e a sociedade brasileira agradecem este ato em defesa do Jornalismo.

22 Notícia: exemplo HOMEM MORRE DE FOME NO CENTRO DA CIDADE Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome ontem, no centro da cidade, depois de ter permanecido por setenta e duas horas deitado na calçada. Uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha, chamadas insistentemente por comerciantes instalados nas proximidades, nada fizeram, alegando que o caso fugia às suas atribuições, era da alçada da Delegacia de Mendicância. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal, onde aguarda identificação. (Notícia retirada do livro: Português: uma proposta para o Letramento. Livro 7. Autora: Magda Soares)

23 Crônica: exemplo Notícia de Jornal Fernando Sabino 10/08/09 Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome. Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome. Um homem que morreu de fome. Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome. O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome. Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. (Texto na íntegra disponível no site:

24 Notícia: elementos estruturais (Nilson Lage) Composta de: Lead, sublead, intertítulos Tipos de lead dependendo do veículo – pirâmide invertida ( do fato mais importante para os menos). Para facilitar a compreensão do leitor. Lead – abertura da matéria, para conduzir o leitor, prendendo sua atenção. Resume a função do primeiro parágrafo. Duas ou três frases e informações essenciais ( Manual Estado de S. Paulo)

25 Lead - Não fazer introdução ou valorizar detalhes que possam confundir o leitor. Objetividade, ir direto ao assunto. Primeiro parágrafo da notícia. Responde às perguntas: o que (quem), quando, onde e por quê.. Ideal no máximo quatro ou cinco linhas. Dever ser: claro, preciso, conciso e objetivo (verificar nomes, datas, números).

26 notcia.html Cinco pessoas ficam feridas após acidente na zona sul de São Paulo COLABORAÇÃO PARA A FOLHA O motorista de um carro perdeu a direção, bateu em um poste e capotou na avenida Luís Gomes Cardim Sangirargi, altura do número 556, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, na manhã deste sábado. O acidente ocorreu por volta 6h e interditou toda a via. As cinco pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas para os prontos-socorros de três hospitais da região, Cruz Azul, São Paulo e Vergueiro. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o fluxo de carros na região do acidente está lento. Para evitar lentidão, os engenheiros da CET montaram um desvio para os motoristas pelas ruas Dona Inácia Uchôa, Fernando Galiani, Dona Brígida, bem como pela avenida Lins de Vasconcelos. Disponível em: feridas-apos-acidente-na-zona-sul-de-sao-paulo.shtml feridas-apos-acidente-na-zona-sul-de-sao-paulo.shtml

27 20/08/ h25 - Atualizado em 20/08/ h14 Bon Jovi anuncia show no Rio de Janeiro Grupo americano toca na Praça da Apoteose no dia 8 de outubro. Banda também se apresenta em São Paulo no dia 6 de outubro. O grupo americano de hard rock Bon Jovi anunciou nesta sexta-feira (20) que vai se apresentar no Rio de Janeiro. A banda, que havia anunciado uma apresentação em São Paulo no dia 6 de outubro, vai tocar também na Praça da Apoteose, no Rio, no dia 8 de outubro. Os ingressos para o show no Rio custam R$ 250 (pista normal) e R$ 600 (pista premium), com direito à meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, e começam a ser vendidos para o público em geral no dia 30 de agosto. O grupo de hard rock americano Bon Jovi. (Foto: Divulgação) Em São Paulo, o grupo se apresenta no Estádio do Morumbi, e os ingressos variam entre R$ 160 a R$ 600, com meia-entrada. Liderada pelo vocalista Jon Bon Jovi, a banda não toca no Brasil há 15 anos, e atualmente está em turnê com seu novo álbum, "The Circle". Os shows divulgado no 11º disco do grupo começaram em fevereiro deste ano. A banda deve fazer 135 apresentações em 30 países de cinco continentes. Bon Jovi no Brasil São Paulo Quando: 6 de outubro, às 21h Onde: Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1 Quanto: entre R$ 160 e R$ 600, com direito à meia-entrada Informações: (11) Rio de Janeiro Quando: 8 de outubro, às 21h Onde: Praça da Apoteose - R. Marques de Sapucaí, s/nº Quanto: entre R$ 250 e R$ 600, com direito à meia-entrada Informações: (11) Disponível em:

28 Noticia bem estruturada - Título: a notícia deve ser encabeçada por um título expressivo para chamar a atenção do leitor. O título relaciona-se com o lead e pode apresentar um subtítulo. · - Lead ou parágrafo guia: primeiro parágrafo, em que se resume o fato acontecido. È uma parte fundamental da notícia que além de captar a atenção do leitor, tem como objetivo fornecer-lhe informações fundamentais, respondendo às perguntas: quem? O quê? Onde? Quando? - Corpo da notícia: parágrafo(s) em que se faz a descrição pormenorizada dos fatos ocorridos. Nesta segunda parte, responde-se às questões: como? Por quê?

29 Exercício: analisando a notícia As notícias analisadas estão estrutura nesse formato? Justifique. Transcreva o lead de cada uma das notícias – 1 e 2. Nas notícias lidas, predominam a neutralidade sobre o que se noticia ou o jornalista demonstra a sua opinião pessoal sobre o assunto? Justifique sua resposta. Nas notícias 1 e 2, predomina a 1ª. ou a terceira pessoa gramatical? Por quê? As duas notícias são diferentes em que aspectos? Dentre os sinais de pontuação, o ponto final é bastante usado em textos de notícia, entretanto a interrogação e a exclamação nunca aparecem. Por quê? Uma característica fundamental da notícia é a veracidade. Os fatos noticiados são realmente acontecidos. Quem é(são) o (s) responsável(eis) pelo que é divulgado em um jornal? Quais são as principais características do gênero notícia?

30 Notícia em tempo real / /

31 Notícia online Qual é o assunto da notícia destacada? A imagem e o título chamam a atenção do leitor? Por quê? Com base na leitura do lead, identifique: onde e quando o fato ocorreu, como e por quê e quais as pessoas envolvidas. Para atrair a atenção do leitor e conduzir a leitura de uma notícia,além do lead, utilizam-se recursos,tais como: foto com legenda, título em destaque e olho da notícia – trecho escrito em destaque, que complementa as informações dadas no título da matéria. Esses recursos foram utilizados na notícia lida? Em relação à linguagem, responda: em que tempo e pessoa foram empregados os verbos? A linguagem é clara e objetiva?

32 Links de complemento video/o-que-notcia.html video/o-que-notcia.html ( Video O que é notícia) /watch?v=9f44ebnbYAs&f eature=related /watch?v=9f44ebnbYAs&f eature=related (Desafios para uma assessoria gerar notícias) Vídeo Chico Buarque (Notícia de Jornal) atch?v=Qz8raFQNDGI

33 Exercício 2: Produção de Texto Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.

34 A estrutura de seu texto deve conter os seguintes elementos: - Título em destaque. - Olho da notícia – trecho escrito em destaque, complementando as informações dadas no título da matéria. - Lead: contendo as informações que respondem às perguntas: quem? O quê? Onde? Quando? - Corpo da notícia: descrição detalhada dos fatos ocorridos, respondendo às questões: como? Por quê? c. Lembre-se de dar um título para a notícia e criar uma legenda para a foto. d. As notícias produzidas serão lidas em sala de aula para apreciação dos colegas e professo

35 Glossário Balão de ensaio – fontes lançam notícias para verificar a repercussão Nariz de cera – parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico do texto. Incompatível com o jornalismo. Como obstáculo para o leitor.


Carregar ppt "AULA 3 – Características Jornalismo impresso e estrutura da notícia Profa. Raquel Timponi 2 sem 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google