A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O EJA CICLO III. O EJA - CICLO III É SUPLETIVO ??

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O EJA CICLO III. O EJA - CICLO III É SUPLETIVO ??"— Transcrição da apresentação:

1 PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O EJA CICLO III

2 O EJA - CICLO III É SUPLETIVO ??

3 Não, o EJA Ciclo III resgata o direito do educando cursar o segundo segmento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) em até 4 anos, respeitando o seu ciclo de aprendizagem.

4 O educando tem que cursar os 4 anos ??

5 Não, o educando poderá fazer em menos de 4 anos, caso o seu processo de aprendizagem apresente um desempenho acelerado.

6 É necessário comprovar a escolaridade ??

7 Se tiver como comprovar é melhor. Mas caso não tenha comprovante, o educando é matriculado. Nas primeiras semanas, a partir das atividades realizadas pelo educando, o educador avalia em que nível do processo de aprendizagem ele se encontra.

8 Como se dá a classificação dos educandos ??

9 A partir dos conhecimentos que o educando demonstra em sala de aula, o educador faz um diagnóstico. Lembrando que não estamos falando em série, mas sim em “ciclo de aprendizagem”.

10 Quais são os critérios para a reclassificação do educando para uma outra “série” ??

11 Os critérios de reclassificação são utilizados a partir do nível de aprendizagem do educando e normatizados pela LDB 9394/96.

12 Quais os pressupostos da EJA – Ciclo III ??

13 Continuidade do Programa Ciclo I e II Educação de Jovens e Adultos com Educação Profissional Formação Integral Processo permanente de Construção Curricular (Educador/Educando- trabalhador) Mundo do trabalho.

14 O que são os pólos ??

15 São o conjunto de escolas que formam as 4 turmas do Ciclo III. Podem ser formadas por 2, 3 ou 4 escolas.

16 O que são os blocos de áreas ??

17 São o conjunto das áreas de conhecimento trabalhadas: –Cultura e Linguagem, –Natureza e Sociedade, –Expressões e Linguagens Matemáticas.

18 O que são as áreas de conhecimento ??

19 São referenciais para professores e formadores usarem na elaboração dos objetivos gerais dos blocos de áreas e no planejamento dos Projetos Temáticos. As áreas de conhecimento são: 1) Português, Artes, Literatura e Língua Estrangeira. 2) História, Geografia e Ciências Naturais. 3) Matemática I e II.

20 Como funciona a classe multi-seriada ??

21 As turmas serão formadas conforme os ciclos de aprendizagem e portanto congregam educandos com diferentes níveis de conhecimentos. Por falta de um nome apropriado chamamos de “multi-seriada”.

22 O que são os projetos temáticos ??

23 São projetos de estudo das mais diversas áreas, elaborados de acordo com o perfil de cada classe, considerando as necessidades dos educandos conforme suas trajetórias pessoais e relacionando-as com as áreas de conhecimento e com o contexto coletivo no qual o grupo ou a escola está inserido. Os projetos temáticos serão construídos coletivamente pelo GCC acompanhado pelo Núcleo de EJA.

24 Como é construído o currículo do Ciclo III ??

25 Coletivamente, a partir dos projetos temáticos, tendo como eixo estruturante o Mundo do Trabalho.

26 Como se dá a formação dos educadores ??

27 Acontece em vários espaços como por exemplo as reuniões mensais de articulação, as Reuniões Pedagógicas, a Mostra dos trabalhos da EJA, as Horas-atividade e outras atividades formativas da Rede.

28 Quais as oficinas do EJA Ciclo III e como funcionam ??

29 As oficinas são: Arte e Cultura, Língua Espanhola e Meio Ambiente. Haverá um formador para cada 4 classes, fazendo rodízio semanal e participando efetivamente no projeto temático.

30 Como é realizado o estudo dirigido dos educandos ??

31 Semanalmente, às sextas-feiras, e coordenado pelo professor orientador da classe. Cada sala terá um representante de turma (selecionado pela classe), que também organizará o estudo semanal juntamente com o professor.

32 Como funciona o rodízio dos professores nas turmas ??

33 A cada dia, de 2ª a 5ª feira, o educador estará em uma sala diferente, contemplando todas as turmas. A organização é pelos blocos de áreas. Vamos visualizar uma simulação deste movimento no próximo slide...

34 Simulação Quadro Geral – Organização dos Blocos CIII -ACIII-BCIII-CCIII-D Segunda Linguagem Matemática Cultura/ Linguagem Natureza/ Sociedade Oficina Terça OficinaNatureza/ Sociedade Cultura/ Linguagem Matemática Quarta Natureza/ Sociedade Linguagem Matemática OficinaCultura/ Linguagem Quinta Cultura/ Linguagem OficinaLinguagem Matemática Natureza/ Sociedade Sexta Trabalho Coletivo Trabalho Coletivo Trabalho Coletivo Trabalho Coletivo

35 Como é o movimento quando temos duas escolas no pólo??

36 Horário Escola 1/ Escola 2 (Simulação) 1A1B2A2B SEGUNDA Natureza/ Sociedade Cultura e Linguagem Matemática Arte e Cultura TERÇA Cultura e Linguagem Arte e Cultura Natureza e Sociedade Linguagem Matemática QUARTA Linguagem Matemática Natureza e Sociedade Arte e Cultura Cultura e Linguagem QUINTA Arte e Cultura Linguagem Matemática Cultura e Linguagem Natureza e Sociedade

37 Com certeza temos mais dúvidas e questões, pois algo inovador se apresenta como desafio para nosso fazer educativo e pedagógico. Mas, afinal: ”É fazendo que se aprende...” Núcleo EJA


Carregar ppt "PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O EJA CICLO III. O EJA - CICLO III É SUPLETIVO ??"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google