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IEC037 Introdução à Programação de Computadores Aula 07 – Ambiente de Programação Python Turma: Professor: Sala: E-mail: Página: Ambiente virtual:

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1 IEC037 Introdução à Programação de Computadores Aula 07 – Ambiente de Programação Python Turma: Professor: Sala: Página: Ambiente virtual:

2 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

3 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

4 O que é um computador?  Um computador é um dispositivo eletrônico que armazena e processa dados.  Possui dois componentes principais: Hardware compreende os elementos visíveis, físicos do computador Software fornece as instruções não visíveis que controlam o hardware e o fazem executar tarefas específicas

5 Hardware :: Arquitetura de von Neuman Processador Entrada (input) Saída (output) area = 1 massa = 2 Memória

6 Software :: Conceitos Básicos de Programação Algoritmo Descrição de um conjunto ordenado de comandos para a solução de um problema em um tempo finito. Algoritmo Descrição de um conjunto ordenado de comandos para a solução de um problema em um tempo finito. Linguagem de programação Estabelece vocabulário, sintaxe (formato) e semântica (significado) para que o algoritmo possa ser entendido por uma máquina. Linguagem de programação Estabelece vocabulário, sintaxe (formato) e semântica (significado) para que o algoritmo possa ser entendido por uma máquina. Programa É a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação. Programa É a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação.

7 O que é um Programa? Linguagem de programação if a > 2: a = b + c else: a = b - c if a > 2: a = b + c else: a = b - c programa algoritmo Programas são algoritmos escritos em linguagens de programação.

8 O que é um Programa?  A partir de dados de entrada, o processador realiza uma série de cálculos matemáticos e lógicos, gerando uma saída.  Programa é o elemento que diz ao computador quais cálculos devem ser realizados. Programa entradasaída

9 Como o computador executa um programa?  Na prática, um computador entende apenas sequências compostas de zeros e uns.  Portanto, os programas escritos nas mais diversas linguagens de programação devem ser traduzidos para zeros e uns, a fim de serem executados.  Tal tradução pode ser realizada de duas formas:  Compilação  Interpretação

10 Tradução de um programa em 0s e 1s Compilação lê o programa e traduz todas as suas instruções para uma linguagem que o computador possa executar Ex.: C, Pascal, Fortran Interpretação lê cada instrução do programa e executa-a, passo a passo Ex.: Python

11 Executando um programa :: Compilação × Interpretação if a > 2: a = b + c else: a = b - c if a > 2: a = b + c else: a = b - c compiladorexecutar a = 3 Ok. “a” vale 3 b = 5 Ok. “b” vale 5 print(b*a) 15 COMPILAÇÃO INTERPRETAÇÃO INTER- PRETADOR USUÁRIO

12 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

13 O que é Python?  A linguagem Python foi criada por Guido van Rossum na Holanda em  Site oficial: 

14 Python :: O nome  Esse nome vem de um antigo grupo de comédia britânico chamado “Monty Python’s Flying Circus”.  Fora de contexto, significa serpente grande, tal como a sucuri ou jiboia.  Como NÃO escrever: PhytonPhythonPyton

15 Python :: Características Os comandos são muito próximos da forma como escrevemos expressões algébricas. Alto nível Pode ser usado para escrever qualquer tarefa de programação. Propósito geral Código Python é traduzido e executado por um interpretador, cada linha de uma vez Interpretada

16 Onde o Python é utilizado?  Aplicações  #oGiganteAcordou  Máquina de busca do Google  Projetos da NASA  YouTube  BitTorrent  Industrial Light & Magic, produtora da série Star Wars  Jogos eletrônicos, como Civilization IV e EVE-Online

17 Como programar em Python? PythonModo interativo Execução de comandos linha por linha Modo script Execução de uma arquivo salvo previamente

18 Modo interativo  Cada linha de comando é inserido manualmente no interpretador, conhecido como prompt ou shell. Vantagens Serve para tirar dúvidas sobre comandos, realizar pequenos testes. Desvantagens Pouco prático para conjuntos grandes de instruções.

19 Modo interativo  Abra o terminal  Digite “python3” e ENTER  Comece a usar  Abra o IDLE  Comece a usar LinuxWindows

20 IDLE  O IDLE é uma interface gráfica para o interpretador Python.  Permite edição e execução de programas escritos em Python.  Seu nome significa Integrated DeveLopment Environment, em homenagem ao ator Eric Idle, integrante do grupo Monty Python.  Possui versões para Windows, Linux e Mac OS X.

21 Como abrir o IDLE?  No Windows ou no Linux, clique no botão Iniciar:  Digite “idle” ou “python” e clique no ícone correspondente. IDLE (Python GUI)

22 Janela inicial (Shell)  Prompt: significa que o IDLE aguarda um comando.  Todo comando deve ser finalizado com um ENTER e o resultado é exibido.  A janela do Shell pode ser usada interativamente. Menus Prompt Resposta do comando

23 Usando o Python como calculadora  Qual o resultado dos seguintes comandos no IDLE? (Não é necessário digitar a sequência >>> ) >>> a = 5 >>> b = 2 >>> a + b >>> a - b >>> a * b >>> a / b >>> a // b >>> a % b >>> a ** b >>> a = 5 >>> b = 2 >>> a + b >>> a - b >>> a * b >>> a / b >>> a // b >>> a % b >>> a ** b Qual a diferença entre os operadores / e // ? Para que serve o operador % ? Para que serve o operador ** ?

24 Como repetir comandos anteriores?  Para repetir comandos digitados anteriormente, o IDLE não aceitas as intuitivas teclas de seta para cima e para baixo. Alt P Comando anterior (previous) Alt N Comando seguinte (next)

25 Como fechar o IDLE?  Para sair do interpretador, você pode:  Usar o mouse para fechar a janela do IDLE  Pressionar as teclas CTRL+D

26 Modo Script  Os programas em Python são conhecidos como scripts.  Scripts permitem a execução de vários comandos de uma só vez, economizando o trabalho de inseri- los linha por linha.  Os scripts são armazenados em arquivos com extensão.py.  Um script pode ser criado usando o IDLE ou qualquer outro editor de texto (ex.: PyScripter no Windows ou Geany no Linux).

27 Modo script :: IDE  Uma IDE é um programa que reúne, em um só ambiente, ferramentas de desenvolvimento de software.  Alguns exemplos gratuitos: Windows IDLE PyScripter (Integrated Development Environment, Ambiente Integrado de Desenvolvimento) Linux Geany IDLE

28 Exercício 1 a = 3 # 1o. numero b = 4 # 2o. numero m = (a + b)/2 # média print(m) # imprime resultado a = 3 # 1o. numero b = 4 # 2o. numero m = (a + b)/2 # média print(m) # imprime resultado

29 Erros comuns  Certifique-se que o arquivo salvo tem a extensão.py, caso contrário, o script não será executado.  Memorize o nome da pasta onde você salva os scripts, para recuperá-los mais tarde.

30 Versões do Python :: Atenção  Neste curso, usaremos a versão 3.x do Python.  Muitos livros e apostilas foram escritos para a versão 2.x e anteriores.  A versão 3.x possui comandos mais simples que não são reconhecidos pelas antigas.

31 Regras Pense antes de programar. Regra 1 Programas não são escritos para o computador entender, mas sim para explicar a outros humanos o que queremos que o computador faça. Regra 2 A única maneira de melhorar sua habilidade de resolver problemas usando programação é através da prática. Regra 3 Teste frequentemente o seu programa em pequenos pedaços. Regra 4

32 Exercício 2  Converta o fluxograma que determina a duração de um filme em horas e minutos para um script Python.  Teste o script para outros valores da variável duracao.

33 Exercício 3  Converta o fluxograma para saque de valores em notas de R$50, R$20 e R$10 para Python.  Teste o script para outros valores da variável valor. N50 ← valor // 50 R50 ← valor % 50 N10 ← R50 // 10 início valor ← 136 Exibir N50, N10, N2 fim R10 ← R50 % 10 N2 ← R10 // 2

34 Referências bibliográficas  Menezes, Nilo Ney Coutinho (2010). Introdução à Programação com Python. Editora Novatec.  HETLAND, Magnus Lie (2008). Beginning Python: From Novice to Professional. Springer eBooks, 2ª edição. Disponível em:  Gaddis, Tony (2012). Starting out with Python, 2ª edição. Editora Addison-Wesley.  DIERBACH, Charles. Introduction to Computer Science using Python: a computational problem- solving approach. John Wiley & Sons, 2012.

35 Dúvidas?


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