A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A degradação e vandalismo BAIRRO ALTO Trabalho realizado por: Carolina Coelho, nº6 David Roque,nº8 Gonçalo Ribeiro,nº10 Rita Bourbon,nº19.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A degradação e vandalismo BAIRRO ALTO Trabalho realizado por: Carolina Coelho, nº6 David Roque,nº8 Gonçalo Ribeiro,nº10 Rita Bourbon,nº19."— Transcrição da apresentação:

1 A degradação e vandalismo BAIRRO ALTO Trabalho realizado por: Carolina Coelho, nº6 David Roque,nº8 Gonçalo Ribeiro,nº10 Rita Bourbon,nº19

2 ÍNDICE Introdução Localização Ao longo dos anos… O típico Bairro Alto Inquéritos/Gráficos O problema Propostas finais/soluções- Conclusão

3 INTRODUÇÃO A «animada» vida noturna do Bairro Alto, em Lisboa, tem atraído para além de várias centenas de pessoas nas «habituais» noites de fim-de-semana, uma onda de vandalismo que assombra as paredes com pinturas que ultrapassam primeiros andares, informa a agência Lusa.

4 LOCALIZAÇÃO

5 AO LONGO DOS ANOS… O nível de degradação do Bairro Alto tem vindo a piorar. A degradação e o ruir dos prédios,o vandalismo, a poluição e a criminalidade são os principais problemas desta histórica zona turística.

6 O TÍPICO BAIRRO ALTO “Primeiro, chegou a gente ligada ao mar, depois, os jesuítas e, atrás deles, a nobreza, nos seus coches. O Bairro Alto escapou ao terramoto e o fado encheu-lhe as ruas. Com os jornais, a boémia intelectualizou-se. O salazarismo levou o bairro a fechar-se e, só em finais dos anos 70, as novas gerações o descobriram como lugar de transgressão e fuga. Entrou na moda e dela nunca mais saiu.”- Isabel Braga

7 INQUÉRITOS Entrevistámos 15 pessoas, desde jovens de 15 anos a idosos com cerca de 60 anos. Em geral, caracterizam a degradação e vandalismo de forma negativa e preocupante. Estes actos de vandalismo afectam não só os moradores como os comerciantes, pois estes não conseguem levar uma vida descansada e sem preocupações em relação às suas casas/estabelecimentos.

8 COMO CLASSIFICAM O NÍVEL DE DEGRADAÇÃO?

9 COMO FOI A EVOLUÇÃO DA DEGRADAÇÃO AO LONGO DOS ANOS?

10 COMO INCOMODA A POPULAÇÃO?

11 O PROBLEMA Nós concluímos com este estudo que a população residente nesta zona se sente indignada e revoltada com o vandalismo, falta de segurança, pouco policiamento, criminalidade e poluição bastante frequentes nesta zona. Sentem uma grande necessidade de intervenção do Estado para resolver este problema que afeta não só os residentes como os turistas.

12 PROPOSTAS FINAIS/ CONCLUSÃO Pensámos em várias propostas de solução para esta questão, tais como :  Campanhas de sensibilização;  Trabalho comunitário;  Angariação de locais próprios para expor a “arte de grafitar” ;

13 BIBLIOGRAFIA Bairro Alto, wikipedia: Reabilitação e identidade, O Bairro Alto em discussão “Cidades, património e reabilitação urbana”, pela Arq.ª Fabiana Pavel: Estratégias de reabilitação e sustentabilidade do Bairro Alto, por Francisco Manuel Coutinho Barros de Figueiredo dos Santos: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/ /RESUMO%20ALARGADO.pd f https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/ /RESUMO%20ALARGADO.pd f Comunicado da Administração, uma proposta desastrada:

14 FIM


Carregar ppt "A degradação e vandalismo BAIRRO ALTO Trabalho realizado por: Carolina Coelho, nº6 David Roque,nº8 Gonçalo Ribeiro,nº10 Rita Bourbon,nº19."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google