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Ihr Logo Matriz IFES OCC MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OCC DO MEC PARA IFES.

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1 Ihr Logo Matriz IFES OCC MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OCC DO MEC PARA IFES

2 Ihr Logo BASES DO MODELO ATUAL Matriz OCC/IFES ▪ ALUNO EQUIVALENTE ( Nfte ): PESO = 75% ▪ ÍNDICE DE QUALIDADE PRODUTIVIDADE (IQP) = 25%

3 Ihr Logo CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE Matriz OCC/IFES ▪ ALUNO EQUIVALENTE DA GRADUAÇÃO ▪ ONDE:  Nfte (G) = Número de alunos equivalentes (graduação);  N di = Número de diplomados;  D = Duração média do curso;  R = Coeficiente de retenção;  N i = Número de ingressantes;  BT = Bônus por turno noturno;  BFS = Bônus por curso fora de sede;  PG = Peso do Grupo. BASES DO MODELO ATUAL

4 Ihr Logo CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE Matriz OCC/IFES ▪ ALUNO EQUIVALENTE DO MESTRADO ▪ ONDE:  Nfte (M) = Número de alunos equivalentes (mestrado);  NM = Número de alunos matriculados efetivos do mestrado;  fMD = Fator de tempo dedicado a cursar disciplinas;  PG = Peso do Grupo. ▪ SENDO:  fMD =0,75 BASES DO MODELO ATUAL

5 Ihr Logo CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE Matriz OCC/IFES ▪ ALUNO EQUIVALENTE DO DOUTORADO ▪ ONDE:  Nfte (D) = Número de alunos equivalentes (doutorado);  ND = Número de alunos matriculados efetivos do doutorado;  fDD = Fator de tempo dedicado a cursar disciplinas;  PG= Peso do Grupo. ▪ SENDO:  fDD =0,38 BASES DO MODELO ATUAL

6 Ihr Logo CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE Matriz OCC/IFES ▪ ALUNO EQUIVALENTE RESIDÊNCIA MÉDICA ▪ ONDE:  Nfte (R) = Número de alunos equivalentes (residência);  NMR = Número de alunos matriculados nos Programas de Residência Médica; BASES DO MODELO ATUAL

7 Ihr Logo Matriz OCC/IFES DECRETO DE 19 DE JULHO DE 2010, ARTIGO 4 O : ▪ PROPOSTA A SER ELABORADA POR COMISSÃO PARITÁRIA MEC- ANDIFES ▪ PARÂMETROS A SEREM INCORPORADOS:  MATRÍCULAS, INGRESSANTES E CONCLUINTES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CADA PERÍODO;  OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO;  PRODUÇÃO INSTITUCIONALIZADA DE CONHECIMENTO; RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ALUNOS E O NÚMERO DE DOCENTES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO;  RESULTADOS DA AVALIAÇÃO PELO SINAES;  PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO, BEM COMO RESPECTIVOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO PELA CAPES; E  EXISTÊNCIA DE PROGRAMAS INSTITUCIONALIZADOS DE EXTENSÃO, COM INDICADORES DE MONITORAMENTO.

8 Ihr Logo Matriz OCC/IFES NOVO MODELO MATRIZ OCC/IFES: PROPOSTA SESu/MEC ▪ BASES DO MODELO OCC/IES – SESu / MEC  ALUNOS MATRICULADOS EQUIVALENTES;  EFICIÊNCIA ACADÊMICA;  QUALIDADE ACADÊMICA.

9 Ihr Logo Matriz OCC/IFES CÁLCULO DOS ALUNOS MATRICULADOS EQUIVALENTES

10 Ihr Logo Matriz OCC/IFES CÁLCULO DOS ALUNOS MATRICULADOS EQUIVALENTES  CPC i =Conceito Parcial do Curso i da IFES i ;  FRAP i = Distância do RAP i da universidade i para a média do conjunto das IFES(RAPM), limitado ao intervalo de 0,8 a 1,2;  FRAP i = Distância do RAP i ;

11 Ihr Logo PARTICIPAÇÃO DA IFES NO TOTAL DE MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES

12 Ihr Logo CÁLCULO DAS MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES NO ENSINO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Onde: PG(k) corresponde ao k-ésimo parâmetro de adição da matrícula presencial “j” da universidade “i”; MTR j é o fator multiplicativo correspondente ao tempo regular da matrícula na universidade, de acordo com tempo do curso.

13 Ihr Logo CÁLCULO DAS MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Onde: PEaD(k) corresponde ao k-ésimo parâmetro de adição da matrícula “j” da universidade “i”; PEaD(k) incluem: Graduação a distância, Aperfeiçoamento e especialização a distância para formação de professores

14 Ihr Logo CÁLCULO DAS MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES NA RESIDÊNCIA MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL Onde: PR(k) corresponde ao k-ésimo parâmetro de adição da matrícula “j” de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da universidade “i”.

15 Ihr Logo CÁLCULO DAS MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES NOS CURSOS DE DOUTORADO Onde:  PD(k) corresponde ao k-ésimo parâmetro de adição relativo à matrícula j da universidade i, e  AC j é o fator multiplicativo correspondente à avaliação da CAPES do curso referente à matrícula j, e corresponde ao conceito CAPES do curso em questão (variando de 3 a 7)

16 Ihr Logo CÁLCULO DAS MATRICULAS EQUIVALENTES Matriz OCC/IFES NOS CURSOS DEMESTRADO ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS Onde:  PM(k) corresponde ao k-ésimo parâmetro de adição relativo à matrícula j da universidade i, e  AC j é o fator multiplicativo correspondente à avaliação da CAPES do curso referente à matrícula j, e corresponde ao conceito CAPES do curso em questão (variando de 3 a 7)

17 Ihr Logo Matriz OCC/IFES NOVO MODELO OCC/IFES-SESu/MEC ▪FAVORECE AS IFES COM MAIORES PERCENTUAIS DE ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HAMANAS NOS CORPOS DISCENTES TOTAIS; ▪ D ISTORCE A APLICAÇÃO DOS PESOS DOS CUSTOS DE ALUNOS EQUIVALENTES POR ÁREAS; ▪ É PRECISO DEFINIR A PRIORI QUAL O PERCENTUAL DO OCC/IFES A SER ATRIBUIDO À EFICIÊNCIA ACADÊMICA ; ASPECTOS RELEVANTES A DISCUTIR  USO DA RAP COMO MEDIDA DA EFICIÊNCIA ACADÊMICA

18 Ihr Logo Matriz OCC/IFES NOVO MODELO OCC/IFES-SESu/MEC ▪PREJUDICA AS IFES EM FASE DE IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DOS SEUS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO; ▪ AS IFES COM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO JÁ CONSOLIDADOS SERÃO MUITO BENEFICIADAS ; ▪ É PRECISO DEFINIR A PRIORI QUAL O PERCENTUAL DO TOTAL DO OCC/IFES A SER ATRIBUIDO À QUALIDADE ACADÊMICA; ASPECTOS RELEVANTES A DISCUTIR  USO DO CPC E CONCEITO CAPES COMO MEDIDADAS DE QUALIDADE ACADÊMICA

19 Ihr Logo Matriz OCC/IFES NOVO MODELO OCC/IFES-SESu/MEC ▪DISTORCE MUITO PARA CIMA AS RAP i E RAPM; ▪ AS IFES QUE TIVEREM UMA PROPORÇÃO MAIOR DE MATRÍCULAS EAD SERÃO BENEFICIADAS ; ▪ AS MATRICULAS EQUIVALENTES DA EAD NÃO PODEM TER OS MESMOS PESOS DOS CRUPOS DAS MATRICULAS DO ENSINO PRESENCIAL; ▪SERIA RAZOAVEL QUE O MODELO TIVESSE DOIS VETORES: UM PARA ENSINO PRESENCIAL E OUTRO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ▪A CADA UM DESSES VETORES SERIA ATRIBUIDO UM PERCENTUAL DO TOTAL DOS RECURSOS OCC/IFES A ALOCAR ASPECTOS RELEVANTES A DISCUTIR  A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


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