A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXAME FÍSICO DO OMBRO KARINA BONIZI ORTIZ R2 MEDICINA ESPORTIVA ORIENTADOR :

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXAME FÍSICO DO OMBRO KARINA BONIZI ORTIZ R2 MEDICINA ESPORTIVA ORIENTADOR :"— Transcrição da apresentação:

1 EXAME FÍSICO DO OMBRO KARINA BONIZI ORTIZ R2 MEDICINA ESPORTIVA ORIENTADOR :

2 ARTICULAÇÕES Esternoclavicular Acromioclavicular Glenoumeral Costo-escapular

3 INSPEÇÃO Vista Anterior: Observar os pontos de referência ósseos: Artic. Esternoclavicular; Clavícula ; Articulação acromioclavicular; Processo coracóide

4 VISTA POSTERIOR Observar os pontos de referência ósseos Coluna torácica Escápula Artic. acromioclavicular Estruturas de tecidos moles Parte superior do trapézio Músculos supra-espinal, infra-espinal, redondo maior e menor e deltóide; Posição da escápula.

5 VISTA POSTERIOR

6 MOVIMENTOS ATIVOS

7 1)Elevação braço: Observar o movimento da escápula e posição. Observar a proeminência da borda medial da escápula: indica perda do controle da escápula: discinesia da escápula!

8 2)ROTAÇÃO EXTERNA COM OS COTOVELOS FLETIDOS.

9 3) ROTAÇÃO EXTERNA E INTERNA COM ABDUÇÃO DE 90 GRAUS.

10 5)FLEXÃO HORIZONTAL. Lesão na AC pode causar dor com esse movimento.

11 MOVIMENTOS PASSIVOS

12 Todos movimentos anteriores. Movimentos acessórios.

13 MOVIMENTOS RESISTIDOS

14 1) Rotação externa.

15 2)SUBESCAPULAR: GERBER´S TEST

16 OUTRO TESTINHO PRO SUB!

17 3)DELTÓIDE 3) Abdução resistida a 90 graus com o braço em rotação neutra.

18 4) SUPRAESPINHOSO.

19 5) BICEPS: SPEED´S TEST Flexione o ombro contra resistência enquanto mantém o cotovelo em estensão e o antebraço em supinação. +: Dor no sulco bicipital

20 6)BICEPS: YERGASON´S TEST Supinação resistida. +: Dor no sulco bibipital

21 PALPAÇÃO 1)Art. Acrômioclavicular. 2)Art. Ombro. 3)Tendão manguito rotador. 4)Sulco bicipital. 5)Músculos manguito rotador. 6)Músculos periescapulares e anteriores ao coracóide. 7)Músculos cervicobraquiais.

22 PALPAÇÃO TENDÃO BÍCEPS

23 TESTES ESPECIAIS 1) Compressão art. AC: Paxinos test.

24 2)TESTES ESCAPULARES: “TESTE DE ASSISTÊNCIA ESCAPULAR”. Uma mão é colocada no trapézio e a outra na borda infero-medial da escápula Elevar o braço. +:reduz o sinal de impacto e sintomas

25 3)IMPACTO: NEER TEST Com o paciente sentado, segure o seu punho e passivamente movimente o ombro flexionando-o para frente.

26 4)IMPACTO: HAWKINS/KENNEDY TEST. Com o paciente em pé, flexione o ombro para frente a 90º, depois force o ombro em rotação medial sem resistência do paciente.

27 5)INSTABILIDADE: SHIFT AND LOAD TEST.

28 7)INSTABILIDADE: SINAL DO SULCO. Tração para baixo sobre o braço. O sulco aparecerá abaixo do acrômio. Frouxidão na cápsula

29 6) INSTABILIDADE: APREENSÃO E RECOLOCAÇÃO. Apreensão: Dor no deslocamento anterior Recolocação: Alívio da dor ao recolocar posteriormente

30 8)LESÃO SLAP: SLIDE ANTERIOR. Pcte: Mão no quadril. Uma mão no ombro. Outra mão atrás do cotovelo. Aplicar força anterior e superior. Dor, click.

31 9) SLAP: O´BRIEN TEST Ombro: 90 graus de flexão, 10 de adução horizontal e máxima rotação interna. Segurar o pulso. Adução horizontal e flexão resistida.

32 10)SLAP: CRANK TEST Braço é abduzido e cotovelo flexionado. Examinador empurra posteriormente o úmero enquanto roda externamente o braço. Dor.

33 11) TRIGGER POINTS

34 13) ESPINHA CERVICAL. Exame completo da coluna cervical.

35 BIBLIOGRAFIA Brukner. Obrigada!!!


Carregar ppt "EXAME FÍSICO DO OMBRO KARINA BONIZI ORTIZ R2 MEDICINA ESPORTIVA ORIENTADOR :"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google