A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 1.Identificação de Aspectos: Aspectos geraisAspectos específicos Geração de efluentes líquidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 1.Identificação de Aspectos: Aspectos geraisAspectos específicos Geração de efluentes líquidos."— Transcrição da apresentação:

1 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 1.Identificação de Aspectos: Aspectos geraisAspectos específicos Geração de efluentes líquidos Descarga de DQO, de óleos,etc. Derramamentos. Emissões atmosféricas de gases Emissão de: CO 2, SO x, NO x, particulados etc. Geração de resíduos sólidos Lâmpadas usadas,resíduos oleosos(trapos, luvas, limalhas, chapas), lixo ambulatorial, entulhos, etc. Consumo de recursos naturais Consumo de água, combustíveis, energia elétrica, etc.

2 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 2. Identificação de Impactos Ambientais: Para cada aspecto ambiental identificado, é necessário relacionar os respectivos impactos ambientais. Exemplos: Possibilidade de esgotamento de recursos naturais; Possibilidade de contaminação do solo, da água e atmosfera; Possibilidade de Incômodo à vizinhança; Possibilidade de erosão.

3 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 3. Situação Operacional: identificar as situações que ocorrem os aspectos e impactos ambientais. Situação DescriçãoExemplo Regime Normal (N) Relativo a rotina operacional Emissões de um caminhão em funcionamento Regime Anormal (A) Relativos situações não rotineiras (reformas, parada de processos. Geração de resíduos na manutenção do caminhão. Risco (R) Associados a situação de risco(acidentes, colapso de estruturas, manisfetação da natureza. Vazamento de óleo devido a rompimento em tanque do caminhão.

4 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 4. Incidência: indica a relação direta ou indireta de um aspecto ambiental está associado as atividades de um setor, processo. Incidência DescriçãoExemplo Direta (D) O aspecto está associado a atividade executada sob o controle da empresa. Efluentes da ETE Indireta (I) Associado a atividade de fornecedores, prestadores de serviços, fora do ambiente de responsabilidade da empresa ou mesmo por clientes, onde a empresa exercer influências. Conservação de seu produto pelo usuário.

5 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 5. Classe: indica a consequência do impacto ambiental sobre o meio ambiente. ClasseExemplo Benéfica (B) Preservação da biodiversidade. Adversa (A) Contaminação do solo.

6 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 6. Temporalidade: indica o período de ocorrência da atividade da qual decorre o impacto ambiental. Temporarilade DescriçãoExemplo Passada (P) Impacto identificado no presente, porém decorrente do passado. Fossa séptica desativada. Atual (A) Impacto decorrente de atividade atual. Possibilidade de contaminação da água. Futura (F) Impacto previsto, decorrentes de atividades futuras. Possibilidade de contaminação do solo com a instalação de uma nova unidade.

7 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Observações: As atividades a serem implementadas no futuro devem incluir as etapas planejadas de construção, operação e desativação. Na construção do LAIA, constar na coluna comentários os procedimentos adotados para a atividade futura. Nas atividades passadas, verificar se existe necessidade de se fazer o monitoramento do passivo ambiental. Quando a atividade deixar de existir, verificar se não ficou nenhum passivo. Verificar a possibilidade de se eliminar o aspecto ainda na fae de planejamento.

8 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 7. Severidade: A severidade(S) representa a magnitude ou a gravidade do impacto, considerando ainda a sua abrangência espacial e reversibilidade, podendo ser pontuada. SeveridadeCritérioPontuação Baixa (B) Magnitude desprezível, restrito ao local de ocorrência, totalmente reversível com ações imediatas. 1 Média (M) Magnitude considerável, reversível, com ações mitigadoras. 2 Alta (A) Grande magnitude, grande extensão, consequencias irreversíveis, mesmo com ações mitigadoras. 3

9 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 8. Frequência(F)/Probabilidade(P): os critérios para a pontuação da frequência, são associados às situações normal e anormal e da probabilidade de situação de risco. FrequênciaCritérioPontuaçãoExemplo Baixa (B) Pouco frequente 1 Geração de resíduos devido ao desentupimento de redes. Média (M) frequente2 Geração de resíduos de lavagem do piso. Alta (A) Muito frequente 3 Geração contínua de efluentes líquidos.

10 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 9. Importância: a avaliação da importância em situações normais, anormais e de risco é feita através de somatório dos pontos referentes à severidade (S) e a frequência(F)/probabilidade(P) Na construção da planilha LAIA assinalar a pontuação da importância(I) como a soma de S + F/P.

11 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS 10. Filtros de Significância: a análise do filtro de significância e o gerenciamento dos impactos ambientais se dá conforme descrição abaixo: 10.1 Lei: requisitos legais de licenciamento ambiental, e normas técnicas e outros – quando incidir sobre o aspecto e impacto ambiental algum regulamento de lei federal, estadual ou municipal, algum condicionante de licença ambiental ou acordo com autoridades, órgãos ambientais, deverá confirmar na coluna correspondente e indicar na coluna comentários a legislação aplicável. OBS: não é necessário indicar a legislação aplicável, quando a importância for igual a 2 (I=2), desprezível.

12 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Partes Interessadas(PI): quando houver associada ao aspecto e impacto demanda registrada ou conhecida de partes interessadas (reclamações da comunidade, sociedade). Marcar a coluna PI e detalhar essa demanda na coluna comentários da planilha LAIA I≥5: quando a importância (I) do impacto for igual ou superior a 5, marcar na coluna correspondente do LAIA.

13 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Análise da Significância Importância=2 – impacto desprezível – severidade baixa e uma frequência/probabilidade pouco frequente. Importância=6: a)Situação normal e anormal: Devem necessariamente ser estabelecidos objetivos e metas ambientais para redução dos impactos. Registrar na coluna comentário do LAIA. b) Situação de Risco: considerados inaceitáveis. A atividade executada deve ser paralisada, executar medidas corretivas e preventivas. Registrar na coluna comentário do LAIA.

14 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Importância= 3, 4 ou 5: a)Situação de risco com severidade alta – S=3: devem ser previstas medidas mitigadoras em um plano de ação de respostas a emergências ambientais. Registrar na coluna comentário do LAIA. b)Situações de risco com severidade=2: prever medidas mitigadoras. c)Situações normais e anormais – I=3,4 ou 5: deve ser especificado as medidas preventivas e monitoramento necessário.

15 LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Impacto não significativo: São considerados não significativos o impacto cuja avaliação da Importância resultar em 3 ou 4 e que não possua requisitos legais e outros e/ou partes interessadas. Registrar na coluna comentários do LAIA. Só poderá ser considerado não significativo o impcto cuja severidades seja baixa – S=1.


Carregar ppt "LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Metodologia 1.Identificação de Aspectos: Aspectos geraisAspectos específicos Geração de efluentes líquidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google