A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em Psicologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em Psicologia."— Transcrição da apresentação:

1 Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em Psicologia

2 Aprender Educar

3 Aprender Diferentes estímulos do ambiente Surgimento de conexões neuronais e circuitos (plasticidade cerebral) Aprender

4 Determinariam períodos mais sensíveis para adquirir determinadas funções Aprender línguas na infância

5 A plasticidade cerebral não tem limite de idade, mas existem os “períodos de maior sensibilidade”

6

7

8 O cérebro está naturalmente apto para comunicação

9

10

11

12 Ressonância Magnética Funcional

13 Permite ver qual a área cortical ativada em determinada tarefa

14 Aprender Formação e seleção de sinapses Seleção de neurônios (apoptose) Alterações de genes Organização do mapa cortical

15 A aprendizagem leva a alterações estruturais do cérebro

16 E o que é Educar ?

17 Educar Educar significa oferecer e organizar os estímulos existentes no ambiente objetivando determinado aprendizado

18

19

20 Leitura requer educação

21 Educação musical

22 A cada nova experiência do indivíduo redes de neurônios são rearranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis. Portanto, "o mapa cortical está sujeito a constantes modificações com base no uso ou atividade de seus caminhos sensoriais periféricos" (Kandel)

23 E as vivências afetivas, como são processadas ?

24

25

26

27 Neurobiologia da Criança Maltratada

28 Criança Maltratada pode sofrer danos permanentes em estruturas neurais que a predispõem a comportamento anti-social no futuro

29 O cérebro masculino é igual ao feminino ? Homens e mulheres aprendem de maneira semelhante ?

30

31

32

33 Estudos em Humanos Memória para eventos emocionais – as mulheres se atem a detalhes (amígdala esquerda) e homens se atem ao essencial (amígdala direita). Diante de fotos emocionalmente desagradáveis, a onda P300 nos homens é mais exagerada no hemisfério direito e nas mulheres no esquerdo O hipocampo é maior nas mulheres A produção de serotonina nos homens é 52%maior que nas mulheres.

34 Estudos com animais Testes que envolvem aprendizado mostram que sob estresse agudo os ratos machos melhoram a performance e as fêmeas diminuem. Fêmeas são mais resistentes a estresse crônico do que machos. Em ambientes estimulantes as fêmeas aumentam as conexões entre neurônios no hipocampo, o que não se vê nos machos

35 Atenção, motivação E aprendizado

36 Fig. 2 - Estruturas cerebrais envolvidas nos diferentes sistemas de atenção segundo Gonzales e cols. (1997) e Mesulam (1990)        Gonzales e cols. Sistema de alerta Sistema anterior da atenção Sistema posterior da atenção Mesulam  Córtex Frontal Córtex Parietal posterior Colículos superiores Formação Reticular Caudado Tálamo

37 Conclusão Fatores Ambientais Cérebro experiências Educação Fatores Biológicos

38


Carregar ppt "Como o cérebro aprende? Dra. Carla Gikovate Neuropediatra e Mestre em Psicologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google