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Planejamento Estratégico Sérgio Miguel. Plano de Ensino Objetivo Geral Proporcionar aos alunos conhecimentos práticos e teóricos sobre ferramentas e técnicas.

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1 Planejamento Estratégico Sérgio Miguel

2 Plano de Ensino Objetivo Geral Proporcionar aos alunos conhecimentos práticos e teóricos sobre ferramentas e técnicas para a definição, articulação e deployment da estratégia das empresas. Objetivos Específicos Ao término da disciplina o aluno deverá saber reconhecer a estratégia de uma empresa, com base na observação das suas variáveis estratégicas; avaliar a envolvente externa e interna do ambiente de negócios; identificar opções estratégicas logicamente viáveis para eventuais mudanças de rumo do negócio; identificar os assuntos críticos, necessários para monitoramento do plano estratégico.

3 Programa da Disciplina Estratégia – conceitos e exemplos Perfil Estratégico – filtro de oportunidades e comportamento Processo de pensamento estratégico Plano Estratégico e Plano Operacional Monitoramento da Estratégia Plano de Ensino

4 Critérios de Avaliação Média 6,0 Avaliação individual escrita (80%) Análises de Casos (20%) Avaliação Integrativa (10%) Plano de Ensino

5 Datas das Avaliações Prova1º bimestre – 26/09/2013 Prova 2º bimestre – 19/11/2013

6 Plano de Ensino Bibliografia BÁSICA 1. CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, ZACCARELLI, Sergio B. Estratégia e sucesso nas empresas. SP: Saraiva, FERREL, O. C. Estratégia de marketing. 3.ed. SP: Pioneira, 2005 COMPLEMENTAR 1. ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de.Manual de Planejamento Estratégico, Atlas, OLIVEIRA, Djalma. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas 3. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, COUTINHO, André Ribeiro. Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

7 Programa Estratégia – conceitos e exemplos Perfil Estratégico – filtro de oportunidades e comportamento Processo de pensamento estratégico Plano Estratégico e Plano Operacional Monitoramento da Estratégia

8 Conceitos Estratégia – origem Grécia stratègós (stratos=guerra; agos=liderança, comando) comandante militar. Associa-se às atividades de conquista e defesa de posições militares (território) Mesmo no seu uso mais moderno, a palavra mantém a sua conotação militar. Os dicionários definem estratégia como a “ciência ou arte de comando militar, utilizada para o planejamento e condução de operações de combate em larga escala”. No âmbito dos negócios, associa-se à conquista e defesa de posições do mercado.

9 Conceitos Uma definição mais informal chama de estratégia a “arte ou habilidade de utilizar estratagemas em política, negócios, conquistas amorosas, ou similar”. Por sua vez, um estratagema também é definido como uma “manobra militar criada para despistar ou surpreender o inimigo”. No âmbito dos negócios, associa-se à conquista e defesa de posições do mercado.

10 “Toda a minha vida estudei o inimigo. Lia as memórias dos seus generais e líderes. Também lia as suas filosofias e ouvia a sua música. Estudava em detalhes os registros de cada uma das suas batalhas. Sabia exatamente como ele iria reagir diante de qualquer conjunto de circunstâncias específicas. E ele não fazia a menor ideia do que eu iria fazer. Então, quando chegava o momento, eu levava o inferno até ele.” Conceitos General Patton (2ª Guerra Mundial)

11 Produtos - Serviços Clientes - Usuários Mercados Geográficos Segmentos de Mercado EStratégia

12 Estratégia Presente Futuro

13 Visão A visão pode ser considerada como a imagem projetada pelo “general” de como ele gostaria que fosse a aparência da empresa no futuro, depois de realizadas as conquistas. Essa visão é utilizada pela cúpula da empresa como um Filtro Estratégico de oportunidades.

14 Oportunidades SIMNÃO Recursos Filtro Estratégico

15 Produtos – Serviços SIMNÃO Recursos Filtro Estratégico

16 SIMNÃO Produtos - Serviços Filtro Estratégico

17 Clientes – Usuários SIMNÃO Recursos Filtro Estratégico

18 SIMNÃO Clientes – Usuários Filtro Estratégico

19 Mercados Geográficos Segmentos de Mercado SIMNÃO Recursos Filtro Estratégico

20 Mercados Geográficos SIMNÃO Filtro Estratégico

21 Segmentos de Mercado SIMNÃO Filtro Estratégico

22 –Nº 812 – Negócios A fórmula do Habib’s –Nº 826 – Negócios A revolução planejada da Honda –Edição de 19/10/2012 Para onde voa a Embraer –Edição de 11/08/2013 BMW terá unidade de produção no interior de SC Exercício – estudo de caso

23 Determina os Produtos ou Serviços que são de os que NÃO SÃO oferecidos ao Mercado; Determina os Clientes ou Usuários que são de os que NÃO SÃO atendidos pela Empresa; Determina os Mercados Geográficos ou Segmentos que são e que NÃO SÃO atendidos pela Empresa; Comportamento Estratégico

24 COMPONENTE DO NEGÓCIO QUE COMANDA A ESTRATÉGIA. Tecnologia/ Know-how Capacidade de Produção Produto/ Serviço Método de Distribuição/ Venda Método de Distribuição/ Venda Cliente Usuário Tipo de Mercado Retorno/ Lucro Recursos Naturais

25 Comportamento Estratégico “Dados” do Negócio Base da Eficácia Estratégica Base da Eficiência Operacional = Dados do Negócio

26 “Dados” do Negócio (Independe do Comportamento Estratégico) RELACIONADOS COM DIFERENTES “EFICIÊNCIAS OPERACIONAIS” ENTRE EMPRESAS CONCORRENTES “DADOS” DO NEGÓCIO/ EFICIÊNCIA OPERACIONAL CONDIÇÃO NECESSÁRIA MAS NÃO SUFICIENTE Dados do Negócio

27 PRODUTO/SERVIÇO TIPO DE MERCADO/CLIENTE TIPO DE MERCADO/CLIENTE TECNOLOGIA / / KNOW-HOW TECNOLOGIA / / KNOW-HOW Desenvolvimento do Produto OU SERVIÇO Desenvolvimento do Produto OU SERVIÇO Vendas / Pós-Venda Pesquisa de Mercado Relacionamento com o Cliente/ / Mercado Relacionamento com o Cliente/ / Mercado Pesquisa & Desenvolvimento Pesquisa & Desenvolvimento Mercado de Aplicação ?? RECURSOS ?? FORÇA ESTRATÉGICACOMPETÊNCIA-CHAVE

28 CAPACIDADE DE PRODUÇÃO CAPACIDADE DE PRODUÇÃO MÉTODO DE DISTRIBUIÇÃO / / VENDA MÉTODO DE DISTRIBUIÇÃO / / VENDA Eficiência e Flexibilidade do Processo Eficiência e Flexibilidade do Processo Mercado de Substituição Eficácia do Sistema (de Distribuição ou de Vendas) Eficácia do Sistema (de Distribuição ou de Vendas) Organização do Sistema ?? RECURSOS ?? FORÇA ESTRATÉGICACOMPETÊNCIA-CHAVE

29 RECURSOS NATURAIS RECURSOS NATURAIS RESULTADOS / / LUCRO RESULTADOS / / LUCRO Exploração / Prospecção Conversão Gestão do Portifólio Dos Negócios Gestão do Portifólio Dos Negócios Sistema de Informação e de Apuração dos Resultados Sistema de Informação e de Apuração dos Resultados ?? RECURSOS ?? FORÇA ESTRATÉGICACOMPETÊNCIA-CHAVE

30 © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados Ideias valores crenças estratégia objectivosmetasplanos regras recursos ACOMPANHAMENTO E CONTROLE Etapas do Planejamento

31 Ambiente interno Ambiente externo + OPÇÕES estratégicas C Perfil estratégico ideal PLANOS DE AÇÃO SITUAÇÃO ATUALSITUAÇÃO FUTURA IMPLEMENTAÇÃO treinamento acompanhamento C C CENÁRIOS Alternativos Definição da Estratégia

32 Controlar ou, pelo menos, influenciar as condições de competição Escolher os concorrentes e não ser escolhido por eles Antecipar os seus movimentos para podermos surpreendê-lo Neutralizar os fatores de competição do concorrente, colidindo frontalmente com o coração da sua estratégia © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados Fatores de Competitividade

33 Neutralizar o Concorrente Atacar os pontos fracos do concorrente indica o caminho para o concorrente ficar forte Tentar fazer melhor aquilo que o concorrente tem de melhor faz a competição terminar empatada O segredo para surpreender o adversário e paralizar as suas acções é: “mudar as regras do jogo”. © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados Fatores de Competitividade


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