A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Sérgio Miguel

2 Plano de Ensino Objetivo Geral Objetivos Específicos
Proporcionar aos alunos conhecimentos práticos e teóricos sobre ferramentas e técnicas para a definição, articulação e deployment da estratégia das empresas. Objetivos Específicos Ao término da disciplina o aluno deverá saber reconhecer a estratégia de uma empresa, com base na observação das suas variáveis estratégicas; avaliar a envolvente externa e interna do ambiente de negócios; identificar opções estratégicas logicamente viáveis para eventuais mudanças de rumo do negócio; identificar os assuntos críticos, necessários para monitoramento do plano estratégico.

3 Plano de Ensino Programa da Disciplina
Estratégia – conceitos e exemplos Perfil Estratégico – filtro de oportunidades e comportamento Processo de pensamento estratégico Plano Estratégico e Plano Operacional Monitoramento da Estratégia

4 Plano de Ensino Critérios de Avaliação Média 6,0
Avaliação individual escrita (80%) Análises de Casos (20%) Avaliação Integrativa (10%)

5 Plano de Ensino Datas das Avaliações Prova1º bimestre – 26/09/2013

6 Plano de Ensino Bibliografia BÁSICA
1. CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 2003 2. ZACCARELLI, Sergio B. Estratégia e sucesso nas empresas. SP: Saraiva, 2000 3. FERREL, O. C. Estratégia de marketing. 3.ed. SP: Pioneira, 2005 COMPLEMENTAR 1. ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de.Manual de Planejamento Estratégico, Atlas, 2010 2. OLIVEIRA, Djalma. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas 3. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 1986 4. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 1989 5. COUTINHO, André Ribeiro. Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier,

7 Programa Estratégia – conceitos e exemplos
Perfil Estratégico – filtro de oportunidades e comportamento Processo de pensamento estratégico Plano Estratégico e Plano Operacional Monitoramento da Estratégia

8 Conceitos Estratégia – origem Grécia stratègós (stratos=guerra; agos=liderança, comando) comandante militar. Associa-se às atividades de conquista e defesa de posições militares (território) Mesmo no seu uso mais moderno, a palavra mantém a sua conotação militar. Os dicionários definem estratégia como a “ciência ou arte de comando militar, utilizada para o planejamento e condução de operações de combate em larga escala”. No âmbito dos negócios, associa-se à conquista e defesa de posições do mercado.

9 Conceitos Uma definição mais informal chama de estratégia a “arte ou habilidade de utilizar estratagemas em política, negócios, conquistas amorosas, ou similar”. Por sua vez, um estratagema também é definido como uma “manobra militar criada para despistar ou surpreender o inimigo”. No âmbito dos negócios, associa-se à conquista e defesa de posições do mercado.

10 Conceitos “Toda a minha vida estudei o inimigo.
Lia as memórias dos seus generais e líderes. Também lia as suas filosofias e ouvia a sua música. Estudava em detalhes os registros de cada uma das suas batalhas. Sabia exatamente como ele iria reagir diante de qualquer conjunto de circunstâncias específicas. E ele não fazia a menor ideia do que eu iria fazer. Então, quando chegava o momento, eu levava o inferno até ele.” General Patton (2ª Guerra Mundial)

11 EStratégia Clientes - Usuários Produtos - Serviços
Mercados Geográficos Segmentos de Mercado

12 Estratégia Presente Futuro

13 Visão A visão pode ser considerada como a imagem projetada pelo “general” de como ele gostaria que fosse a aparência da empresa no futuro, depois de realizadas as conquistas. Essa visão é utilizada pela cúpula da empresa como um Filtro Estratégico de oportunidades.

14 Filtro Estratégico Oportunidades SIM NÃO Recursos

15 Filtro Estratégico Produtos – Serviços SIM NÃO Recursos

16 Filtro Estratégico Produtos - Serviços SIM NÃO

17 Filtro Estratégico Clientes – Usuários SIM NÃO Recursos

18 Filtro Estratégico Clientes – Usuários SIM NÃO

19 Recursos Filtro Estratégico Mercados Geográficos Segmentos de Mercado
SIM NÃO Recursos

20 Filtro Estratégico Mercados Geográficos SIM NÃO

21 Filtro Estratégico Segmentos de Mercado SIM NÃO

22 Exercício – estudo de caso
Nº 812 – Negócios A fórmula do Habib’s Nº 826 – Negócios A revolução planejada da Honda Edição de 19/10/2012 Para onde voa a Embraer Edição de 11/08/2013 BMW terá unidade de produção no interior de SC

23 Comportamento Estratégico
Determina os Produtos ou Serviços que são de os que NÃO SÃO oferecidos ao Mercado; Determina os Clientes ou Usuários que são de os que NÃO SÃO atendidos pela Empresa; Determina os Mercados Geográficos ou Segmentos que são e que NÃO SÃO atendidos pela Empresa;

24 Comportamento Estratégico
COMPONENTE DO NEGÓCIO QUE COMANDA A ESTRATÉGIA. Tecnologia/ Know-how Capacidade de Produção Produto/ Serviço Método Distribuição/ Venda Cliente Usuário Tipo de Mercado Retorno/ Lucro Recursos Naturais

25 = Dados do Negócio Base da Comportamento Eficácia Estratégico
Estratégica Comportamento Estratégico = Base da Eficiência Operacional “Dados” do Negócio

26 Dados do Negócio “Dados” do Negócio
(Independe do Comportamento Estratégico) RELACIONADOS COM DIFERENTES “EFICIÊNCIAS OPERACIONAIS” ENTRE EMPRESAS CONCORRENTES “DADOS” DO NEGÓCIO/ EFICIÊNCIA OPERACIONAL CONDIÇÃO NECESSÁRIA MAS NÃO SUFICIENTE

27 Desenvolvimento do Produto Relacionamento com o Cliente/
FORÇA ESTRATÉGICA COMPETÊNCIA-CHAVE Desenvolvimento do Produto OU SERVIÇO PRODUTO/SERVIÇO Vendas / Pós-Venda Pesquisa de Mercado TIPO DE MERCADO/CLIENTE ?? RECURSOS ?? Relacionamento com o Cliente/ / Mercado Pesquisa & Desenvolvimento TECNOLOGIA / / KNOW-HOW Mercado de Aplicação

28 FORÇA ESTRATÉGICA COMPETÊNCIA-CHAVE ?? RECURSOS ??
Eficiência e Flexibilidade do Processo CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Mercado de Substituição ?? RECURSOS ?? Eficácia do Sistema (de Distribuição ou de Vendas) MÉTODO DE DISTRIBUIÇÃO / / VENDA Organização do Sistema

29 FORÇA ESTRATÉGICA COMPETÊNCIA-CHAVE ?? RECURSOS ??
Exploração / Prospecção RECURSOS NATURAIS Conversão ?? RECURSOS ?? Gestão do Portifólio Dos Negócios RESULTADOS / / LUCRO Sistema de Informação e de Apuração dos Resultados

30 ACOMPANHAMENTO E CONTROLE
Etapas do Planejamento Ideias valores crenças estratégia EXECUÇÃO regras recursos objectivos metas planos PROCESSO DE PLANEAMENTO O processo de Planeamento empresarial inicia-se a partir de uma ideia ou de uma visão que se tem do futuro; A visão é o resultado das Crenças e Valores pessoais (dono, sócios, accionistas) que são posteriormente transmitidas à toda organização. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados

31 C C C Definição da Estratégia + SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO FUTURA
OPÇÕES estratégicas SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO FUTURA Ambiente interno C 4 Perfil estratégico ideal C 3 C PLANOS DE AÇÃO 2 CENÁRIOS Alternativos 1 + Ambiente externo IMPLEMENTAÇÃO treinamento acompanhamento

32 Fatores de Competitividade
Controlar ou, pelo menos, influenciar as condições de competição Escolher os concorrentes e não ser escolhido por eles Antecipar os seus movimentos para podermos surpreendê-lo Neutralizar os fatores de competição do concorrente, colidindo frontalmente com o coração da sua estratégia © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados

33 Neutralizar o Concorrente
Fatores de Competitividade Neutralizar o Concorrente Atacar os pontos fracos do concorrente indica o caminho para o concorrente ficar forte Tentar fazer melhor aquilo que o concorrente tem de melhor faz a competição terminar empatada O segredo para surpreender o adversário e paralizar as suas acções é: “mudar as regras do jogo”. © 2001 – ccn competitive consulting network, UK todos os direitos de reprodução reservados


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google