A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 11/20 Os limites do sistema são determinados pelos seguintes fatores: as aplicações pretendidas do estudo;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 11/20 Os limites do sistema são determinados pelos seguintes fatores: as aplicações pretendidas do estudo;"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 11/20 Os limites do sistema são determinados pelos seguintes fatores: as aplicações pretendidas do estudo; as hipóteses e premissas adotadas; os critérios de exclusão; as restrições de dados e de custo; e a audiência pretendida Fig 1 -Relação iterativa sistematizada das fases de uma ACV (ISO :2009). ESTRUTURA DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA Definição do Objetivoe Escopo Inventário Avaliação de Impactos INTERPRETAÇÃO -Desenvolvimento e melhorias do produto - Planejamento estratégico - Elaboração de políticas públicas - Marketing - Outros APLICAÇÕES

2 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 12/20 Os critérios que podem ser utilizados para decidir quais as variáveis que deverão ser utilizadas no estudo baseiam-se na relevância da variável em termos de balanço de massa, balanço energético e importância para o meio ambiente Fig 2 -Fases de uma ACV com seus respectivos inputs e output. Fonte: Adaptado de ROSA, 2005.

3 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 13/20 “A definição do objetivo e do escopo de um estudo fornece o plano inicial para realizar um estudo de ACV. Os procedimentos de coleta de dados e de cálculo são importantes para análise de inventário do ciclo de vida (ICV)”. Figura 3 – Procedimentos simplificados para análise do inventário

4 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 14/20 O fluxograma do ciclo de vida de um determinado produto (ou serviço) pode ser esquematizado conforme a Figura 4 Figura 4– Esquematização de um fluxograma.

5 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 15/20 A avaliação de impacto ambiental é uma etapa da ACV que associa os aspectos ambientais levantados na Análise de Inventário aos impactos ambientais potenciais das intervenções humanas com o meio ambiente, procurando procura identificar, caracterizar e avaliar, quantitativa e qualitativamente cada qual dos impactos Figura 5– Sistematização da formação do índice ambiental Fonte: CHEHEBE,

6 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 16/20 A avaliação de impacto ambiental é uma etapa da ACV que associa os aspectos ambientais levantados na Análise de Inventário aos impactos ambientais potenciais das intervenções humanas com o meio ambiente, procurando procura identificar, caracterizar e avaliar, quantitativa e qualitativamente cada qual dos impactos Figura 6– Elementos da AICV.. De acordo com a norma ISO há os seguintes elementos da etapa da AICV (Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida). Eles são classificados como sendo de usos obrigatórios ou opcionais, conforme a Figura 6).

7 AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE Interpretação do ciclo de vida. EXEMPLO EMPRESA DE EMBALAGENS EMPRESA DE BEBIDAS EMPRESA DE LOGISTICA 17/20 identificação das questões ambientais mais significativas baseadas nos resultados da análise de inventário e/ ou ACV; - avaliação – que pode incluir elementos tais como a checagem da integridade, sensibilidade e consistência, - conclusões, recomendações e; - relatórios sobre as questões ambientais significativas.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV): ESTADO DA ARTE. 11/20 Os limites do sistema são determinados pelos seguintes fatores: as aplicações pretendidas do estudo;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google