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1 A Jornada do Herói :: Parte 3: A Jornada do Herói ::

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1 1 A Jornada do Herói :: Parte 3: A Jornada do Herói ::

2 2PartidaRetornoRealização

3 3 Estrutura Básica Mundo Comum Chamado à AventuraRecusa do Chamado Encontro com o MentorTravessia do Primeiro Limiar Testes, Aliados e Inimigos Aproximação da Caverna Oculta Provação Recompensa (Apanhando a Espada) Caminho de Volta Ressurreição Retorno com o Elixir PRIMEIRO ATOSEGUNDO ATOTERCEIRO ATO Cerca de 30 páginas do roteiro 60 páginas30 páginas CriseClímax

4 4 Primeiro Ato

5 5 :: Cena introdutória :: Desperta curiosidade :: Geralmente o herói não aparece :: Poderia ser removida :: Não altera a história Prólogo

6 6 Mundo Comum :: Mundo sem aventuras, banal :: Identificação com o público :: Contraste com o Mundo Especial :: Qual é o cenário? :: Apresentação do herói :: Aparição do arauto :: O que está em jogo?

7 7 Chamado à aventura :: Personagem, situação, destino, missão :: Sem mais opções :: O chamado na vida :: Heróis relutantes

8 8 Recusa do Chamado :: Medo ao desafio das nossas vidas :: Veteranos ou novatos? :: Recusa persistente leva à tragédia :: Grau de risco envolvido :: O Mundo Comum se agarra :: Heróis voluntários

9 9 Encontro com o mentor :: Também chamado de "ajuda espiritual" :: "Empurrão" para herói se comprometer :: Mentor associado à figura do pai :: Pode ser um conhecimento, um livro, um mapa :: Centauro Quíron

10 10 Travessia do 1º Limiar :: Herói se compromete :: A aventura começa :: Esgotam as opções :: Guardiões de limiar aparecem

11 11 Segundo Ato

12 12 Testes, Aliados e Inimigos :: Ponto de partida :: Cantinas, tavernas, bares e saloons :: Herói terá de agir sob tensão :: Mundo novo, regras são outras :: Hora de fazer amigos e aliados :: Conhecer inimigos :: Apresentar rivais :: Chegada a um novo emprego / escola

13 13 Aproximação da Caverna Oculta :: Ou "Travessia do 2° Limiar" :: Zona de perigo, onde o mal domina :: Noite de estudos antes de uma prova

14 14 Provação :: É a crise. Herói se depara com a morte :: Tensão na platéia. Herói vive ou morre? :: Diferente do anterior. Aqui é para valer :: Herói deve sobreviver, e não renascer :: Ventre da baleia :: Função é testar o herói seriamente :: Na vida: fundo do poço :: Santos são testados: Buda e Cristo Ary Scheffer ( )

15 15 Recompensa :: Ou "Apanhando a Espada" :: Herói sobrevive e ressurge mais forte :: Força para encarar a batalha final :: Arma, experiência, conselho, objeto :: Reconhecimento do grupo :: Reconciliações e encontros amorosos :: Descansando para a batalha :: Meninos tornam-se adultos

16 16 Terceiro Ato

17 17 Caminho de volta :: Ou "Travessia do 3º Limiar" :: A sombra ainda não foi derrotada :: É a batalha final :: Herói recuperado da provação :: Segundo "chamado"

18 18 Ressurreição :: É o climax / Iluminação :: Heróis morrem e renascem :: Nova visão do mundo :: Assimilar o poder do inimigo :: Heróis trágicos vivem através do legado :: Age com coração :: Retorno à essência :: Pacificar-se com o mundo :: Última chance de redenção :: Sacrifício

19 19 Retorno com o Elixir :: Herói consegue o que foi buscar :: Algo essencial ao bem da comunidade :: Acima das pessoas comuns :: Anti-heróis reencontram a paz :: Nada será como antes :: Punição do vilão :: Amarrando a trama :: Finais em aberto

20 20 Na web... Livro: abatalhadoapocalipse.com Blog: filosofianerd.com.br Podcast: nerdcast.com.br

21 21 Obrigado!


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