A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do ato de Ler

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do ato de Ler"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do ato de Ler
Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra

2 Tolstoi escreveu em seu diário: “Escrever não é difícil, o difícil é não escrever”.

3 “Escrever é manter relação de alma, corpo e mão com a escrita, no objetivo de transformar a essência humana em acordes de frases e períodos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

4 “As palavras são alimento, espaço de sobrevivência em sociedades anestesiadas pelos produtos eletrônicos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

5 Literatura – precioso veículo para descoberta de valores profundos da realidade humana. Sem ela, o espírito crítico, motor das mudanças históricas e do senso de liberdade desaparece.

6 A Leitura é o grande estímulo
A Leitura é o grande estímulo. Inspirou os grandes mestres na composição de suas obras.

7 Aristóteles, em Poética, escreve:   “Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (...) – diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder (...).

8 Para que Literatura? A Literatura com sua linguagem carregada de significado... Nos põem em contato com obras antigas E que ainda despertam interesse hoje. (Você sabia que As Crônicas de Nárnia foi escrita no tempo da nossa avó, há mais de 60 anos?)

9 A Literatura... Propicia uma forma de conhecimento do mundo e do ser humano; permite ao leitor entrar em contato com realidades culturais diferentes no tempo e no espaço, contribuindo também para que o leitor se conheça melhor.

10 A Literatura nos proporciona prazer, entretenimento e formação porque tem como objeto a condição humana. 

11 Quando questionamos nossa condição nos inquietamos Isso acontece após a leitura de um bom romance ou poema. Inquietação é por que (depois da leitura) não somos mais a mesma pessoa de antes.

12 A Literatura ajuda a enriquecer nosso vocabulário, ajuda a escrever melhor, a encontrar novas formas de nos expressar através de palavras e formas de organizá-las diferentes.

13 As diferentes escolas literárias ajudam a compreender cada forma de pensar e escrever, uma preocupada com a realidade, outra com a fantasia; uma preocupada com o sentimento, outra com a perfeição, cada uma nos traz uma riqueza de pensamentos diferente...

14 Que tal dar uma olhada na literatura internacional?

15

16 Que tal dar uma olhada na literatura nacional e sul-mato-grossense?

17

18 “A menina que odiava Livros” “O poder da leitura”
Vamos assistir agora 4 vídeos rápidos: “A menina que odiava Livros” “O poder da leitura” “Ler devia ser proibido” “Uma experiência de leitura” Agosto de 2012


Carregar ppt "A importância do ato de Ler"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google