A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Efeito de Estufa - Causas e Consequências O Efeito de Estufa - Causas e Consequências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Efeito de Estufa - Causas e Consequências O Efeito de Estufa - Causas e Consequências."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Efeito de Estufa - Causas e Consequências O Efeito de Estufa - Causas e Consequências

3 O Efeito de Estufa – Causas

4 Causas - Entre as principais causas do efeito estufa estão: a queima de combustíveis fósseis (tanto a nível industrial como urbano); a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazónica; a associação destes e outros processos. Sendo assim, existem muitas controvérsias e muitas teorias sobre este assunto, onde algumas entidades ecológicas intitulam as queimadas da Amazónia como um dos principais causadores do efeito estufa. Causas - Entre as principais causas do efeito estufa estão: a queima de combustíveis fósseis (tanto a nível industrial como urbano); a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazónica; a associação destes e outros processos. Sendo assim, existem muitas controvérsias e muitas teorias sobre este assunto, onde algumas entidades ecológicas intitulam as queimadas da Amazónia como um dos principais causadores do efeito estufa.

5 Quais são os gases que provocam o Efeito de Estufa? Os gases que compõem a Atmosfera e que são responsáveis pelo Efeito de Estufa são:   Dióxido de Carbono (CO 2 );   Clorofluorcarbonetos (CFC);   Metano (CH 4 );   Ácido Nítrico (HNO 3 );   Ozono (O 3 ). O aumento das concentrações destes gases na composição da atmosfera, leva ao aumento do Efeito de Estufa.

6 Consequências Do Efeito Estufa - Consequências Do Efeito Estufa - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotes polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorais; Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotes polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorais;

7 Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais, a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra. Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais, a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.

8 Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas. Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.

9 Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

10

11 Medidas de prevenção e minimização do efeito de estufa Estabelecimento e cumprimento de um máximo mundial para as emissões de CO2, mediante limitações do uso de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes; Efectuar acordos internacionais para pôr fim à emissão de CFC; Deter a desflorestação e incrementar a plantação de árvores em vastas áreas actualmente desflorestadas; Sensibilizar para a conservação de energia e apostar em formas de energia renováveis; Fomentar a escolha pelos transportes públicos.

12 Fim … Fim …


Carregar ppt "O Efeito de Estufa - Causas e Consequências O Efeito de Estufa - Causas e Consequências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google