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Introdução à Linguagem Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes.

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1 Introdução à Linguagem Java Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes

2 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 2  Linguagem de programação orientada a objetos;  Desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems (comprada pela Oracle);  Permite desenvolver: » WebServices » Enterprise JavaBeans (EJB) » Java Servlets » JavaServer Pages (JSP) Java

3 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 3  Distribuições: » J2SE (Standard Edition): Para desenvolvimento de aplicações desktop, cliente/servidor; » J2ME (Micro Edition): Para desenvolvimento de aplicativos para celulares e PDAs; » J2EE (Enterprise Edition): Para desenvolvimento de aplicações distribuídas, multicamadas e WEB. Java

4 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 4 class HelloWorldApp { //Comentário de linha public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello World!"); } /* Comentário de bloco */ } Hello World

5 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 5  Para executar o aplicativo Hello World é preciso: » Salvar o arquivo de código-fonte com o mesmo nome usado após a palavra reserva class, como a extensão.java. Neste caso: HelloWorldApp.java » Compilar o código fonte para que seja gerado o.class, da seguinte maneira: javac HelloWorldApp.java » Executar o aplicativo usando apenas o nome da classe: java HelloWorldApp  Importante: a linguagem Java é case-sensitive, ou seja, diferencia entre maiúsculas e minúsculas. Hello World

6 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 6 a) Altere a linha System.out.println("Hello World!"); para System.out.println("Hello " + args[0] + " e " + args[1]); b) Compile novamente o programa com javac c) Execute o programa da seguinte forma: java HelloWorldApp Francisco Maria d) Como args é um vetor dinâmico de objetos da classe String e é o argumento do método main() desse programa, Francisco e Maria são passados como parâmetros quando o java executa esse método. HelloWorldApp revisitado

7 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 7 Como o Java é executado Código Fonte HelloWorldApp.java Java Byte Code javac HelloWorldApp.java HelloWorldApp.class java HelloWorldApp JVM Existem uma JVM (Java Virtual Machine) para cada tipo de sistema operacional.

8 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 8  boolean ◦ Pode assumir o valor true ou o valor false  char ◦ Caractere em notação Unicode de 16 bits. Serve para a armazenagem de dados alfanuméricos.  byte ◦ Inteiro de 8 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -27=-128 e 27-1=127.  short ◦ Inteiro de 16 bits em notação de complemento de dois. Os valores possívels cobrem a faixa de = a = Tipos de dados (Tipos Primitivos)

9 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 9  int ◦ Inteiro de 32 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre = e =  long ◦ Inteiro de 64 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre e  float ◦ Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão simples de 32 bits. O menor valor positivo represntável por esse tipo é e-46 e o maior é e+38  double ◦ Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão dupla de 64 bits. O menor valor positivo representável é e-324 e o maior é e+308 Tipos de dados (Tipos Primitivos)

10 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 10  Java não disponibiliza de um tipo primitivo para tratar cadeia de caracteres (palavras), mas sim uma classe para tal, chamada String ; Classe String //declara um objeto String e já o inicializa com um valor (frase) String umaFrase = “Não existe tipo primitivo para String”; //retorna a décima sétima letra da String, neste caso, a letra p umaFrase.charAt( 17 ); //retorna o número de caracteres da String, neste caso, 38 umaFrase.length(); Tudo sobre a classe String :

11 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 11 //Declaração simples char sexo; //Declaração simultânea boolean ligado, encontrou; //Declaração e atribuição simultâneas byte a=10, b=5, c; //Declaração e atribuição em diferentes instruções int valor; valor = 100; Declaração de variáveis

12 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 12  São estruturas de dados capazes de armazenar mais de um valor do mesmo tipo sob o mesmo nome;  Cada valor de um array é identificado por um índice;  Forma Geral: [] = new [n o de elementos]; Ou [] = new [n o de elementos]; Arrays (vetores ou matrizes)

13 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 13 //Declaração e dimensionamento na mesma instrução char alfabeto[] = new char[26]; //Declaração e dimensionamento em diferentes instruções int[] num; num = new int[10]; //Declaração e atribuição dimensionada float nota[] = { 7.8, 8.4, 4.2, 1.8, 6.4 }; nota.length //Retorna o valor 5, pois é a quantidade de elementos do array nota //Declaração dimensionada e atribuição em diferentes instruções char sexo[] = new char[2]; sexo[0] = “M”; sexo[1] = “F”; //Declaração dinâmica, mas em algum momento terá que se dimensionar boolean tabela_verdade[]; Declaração e atribuição de arrays

14 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 14 \n Avanço de linha (LF) (imprime na próxima linha) \t Avanço de parágrafo (tabulação) \b Início de linha (retrocesso) \r Carriage Return (CR) \f Avanço de página \\ Imprime uma barra invertida \’ Imprime o caracter apóstrofe \” Imprime o caracter aspas Símbolos especiais

15 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 15 Comando : System.out.println(“linha de cima \n linha de baixo”); Saída : linha de cima linha de baixo Comando: System.out.println(“Java vai entre aspas assim: \”Java\”.“); Saída : Java vai entre aspas assim: ”Java”. Símbolos especiais

16 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 16 if([condição]) { [comando 1] // Executado se a condição for true } else { [comando 2] // Executado se a condição for false } Estrutura de condição

17 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 17 Operadores lógicos OperadorSignificadoExemplo ==Igualx == y !=Diferentex != y !NÃO lógico (NOT) &&E lógicox == y && s == t IIOU lógicox == y II s == t >Maior quex > y >=Maior ou igual quex >= y

18 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 18 Operadores Aritméticos OperadorSignificadoExemploResultado ( se x=7 e y=2) +adiçãox + y9 -subtraçãox – y5 *multiplicaçãox * y14 /divisãox / y3 %resto da divisão (módulo)y % y1

19 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 19 switch([expressão]) { case [constante 1]: [comando 1] break; case [constante 2]: [comando 2] break;. case [constante n]: [de comando n] break; default: [comando] } Estrutura condicional seletiva por valores

20 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 20  Enquanto/faça: while([condição]) { [comandos] }  Faça/enquanto: do { [comando] } while([condição]); Laços de iteração

21 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 21  Com contagem: for ([expressão 1]; [condição]; [expressão 2]) { [comando] } Laços de iteração

22 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 22  Exceções em Java referem-se aos erros que podem ser gerados durante a execução de um programa;  Esses erros podem e devem ser tratados dentro do programa. try { } catch ( ) { } Tratamento de exceções(erros)

23 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 23 try { //gera uma exceção em tempo de execução int x = 10 / 0; } catch ( Exception erro ) { //mostra a mensagem de erro System.out.println( erro.getMessage() ); //mostra a exceção e a linha onde ocorreu o erro erro.printStackTrace(); } Nota: erro é um objeto da classe Exception passado como parâmetro no catch. Nele está instanciado informações sobre o erro gerado em tempo de execução. Tratamento de exceções(erros)

24 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 24 public class Some{ public static void main (String args[]) { int soma = Integer.parseInt( args[0] ) + Integer.parseInt( args[1] ); System.out.println(soma); } Existem os métodos estáticos para outras classes como: Float.parseFloat(String S) Float.toString(float f) Byte.parseByte(String S) Conversão de tipo de dado

25 Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet 25 import java.io.IOException; public class EntradaPeloTeclado { public static void main (String args[]) { byte entrada[] = new byte[20]; try { System.in.read(entrada); } catch ( IOException e ) { System.out.println(“Erro na entrada de dados”); } String str = new String(entrada); } Entrada de dados via teclado


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