A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ROJETO DE G INASTICA L ABORAL IPA – FABRICAÇÃO DE PEÇAS AUTOMOTIVAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ROJETO DE G INASTICA L ABORAL IPA – FABRICAÇÃO DE PEÇAS AUTOMOTIVAS."— Transcrição da apresentação:

1 P ROJETO DE G INASTICA L ABORAL IPA – FABRICAÇÃO DE PEÇAS AUTOMOTIVAS

2 C ARACTERÍSTICAS G ERAIS DA E MPRESA Empresa: IPA – Fabricação de Peças Automotivas Número de Funcionários: 20 Horas de Trabalho: 12 Ramo da Atividade: Inspeção de qualidade e seleção de produtos Características da Função: Segurar as peças com uma mão e selecionar com a outra Risco Ergonômico: Tendinite

3 INTRODUÇÃO A qualidade de vida e saúde hoje se tornou uma necessidade. Assim como a tecnologia facilita o nosso dia-a-dia, mas também nos prende a afazeres que roubam o nosso tempo, levando ao sedentarismo. Assim as pessoas buscam por auxílios médicos e diversas terapias para amenizarem dores musculares e tratamento de patologias graves.

4 TIPO DE GINÁSTICA LABORAL É a pratica de exercícios físicos, realizada durante a jornada de, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador. GINÁSTICA LABORAL Rádio Taissô – Ginástica Rítmica Japonesa

5

6 CARACTERÍSTICA GERAL Ginástica transmitida através do rádio. OBJETIVOS Evitar dores nas costas, pescoço, lombares, dores reumáticas, dor de cabeça, tendinite e mal estar.

7 BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA Redução da procura ambulatorial Redução de afastamento por DORT Aumento da produção em quantidade e qualidade. O empregado se sente valorizado pela empresa. Aumento da produção e o lucro. Ocorre melhora da relação entre o empregado e o patrão.

8 BENEFÍCIOS PARA OS EMPREGADOS Fisiológicos: * Prevenir a DORT; * Melhora a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático; * Melhora a mobilidade e flexibilidade músculo articular; * Diminui as inflamações e traumas; * Melhora a postura; * Diminui a tensão muscular desnecessária; * Diminui o esforço na execução das tarefas diárias; * Facilita a adaptação ao posto de trabalho; * Melhora a condição do estado de saúde geral.

9 Psicológicos: * Melhora a concentração no trabalho; * Favorece a mudança da rotina; * Reforça a autoestima; * Mostra a preocupação da empresa com seus funcionários; * Melhora a capacidade de concentração no trabalho.

10 Sociais: * Desperta o surgimento de novas lideranças * Favorece o contato pessoal * Promove a integração social * Favorece o sentido de grupo - se sentem parte de um todo * Melhora o relacionamento

11 A TIVIDADES PROPOSTAS Movimentar o corpo inteiro com balanceamento Não exercitar bruscamente o corpo Exercitar o local que normalmente não se movimenta Exercício um pouco forçado do corpo Dar sentido de corrigir o corpo (na posição original) Não cair na condição reflexiva do movimento (movimentar o corpo intencionalmente) Não procurar somente o efeito parcial

12 I MPLANTAÇÃO DO PROGRAMA A Ginástica Laboral Rádio Taissô intervém na rotina do trabalhador com uma pausa de no mínimo10 minutos no expediente. A empresa contratante estipula uma freqüência e o melhor horário para que aconteça a Ginástica Laboral.

13 Os trabalhadores serão direcionados até o pátio da empresa que serão abordados por um Fisioterapeuta especializado para a prática dos exercícios. A técnica pauta na biomecânica com objetivo de relaxar os músculos agonistas pela contração antagônica. O programa, não consiste apenas na orientação de exercícios, mas também oferece palestra sobre a produtividade e saúde dos trabalhadores.

14 ORIENTAÇÕES Não é necessária nenhuma roupa especial. A Ginástica Laboral é feita com a própria roupa de trabalho. A Ginástica Laboral não faz transpirar. Frequência mínima recomendada para a Ginástica Laboral: 2x por semana

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS /2012/10/como-surgiu-ginastica-laboral.html


Carregar ppt "P ROJETO DE G INASTICA L ABORAL IPA – FABRICAÇÃO DE PEÇAS AUTOMOTIVAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google