A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano."— Transcrição da apresentação:

1 PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano

2 A partir da adolescência, passa-se de ações simples como identificar e citar, para operações mais complexas como analisar, classificar, comparar, conceituar, criticar, deduzir, generalizar, levantar hipóteses, imagi-nar, julgar, localizar, observar, resumir, seriar, transferir, solucionar problemas.

3 Exemplos: - relacionar as profecias messiâ-nicas - aplicar as experiências dos per-sonagens bíblicos à vida contem-porânea - identificar e relacionar os símbo-los quadrangulares - analisar um texto escatológico - sintetizar os conhecimentos so-bre essa doutrina

4 PROVA OPERATÓRIA - é aquela em que o aluno atua de forma participativa, ele constrói e não simplesmente reflete o que lhe foi oferecido - é a exploração de toda a diversidade de habilidades - é a demonstração das competências desenvolvidas - não se restringe à memória factual e conceitual - explora conteúdos conceituais, atitu-dinais e procedimentais

5 PROVA OPERATÓRIA - é aquela em que se ensina o aluno estudar - ensina-o a pensar, não dando tanta ên-fase ou privilegiando somente a ação de memorização de conteúdos. A memorização é importante desde que seja apenas a alça, a ponte para o pensar.

6 EXEMPLO DE PROVA NÃO OPERATÓRIA

7 1. O que é escatologia? 2. Quais são os pontos cardinais da doutrina quadrangular? 3. Cite as 7 dispensações bíblicas. 4. Qual é a importância histórica da cidade de Tessalônica? 5. Cite 5 requisitos apresentados por Paulo a Timóteo para ser um bispo. 6. Quem era Filemon?

8 EXEMPLO DE PROVA OPERATÓRIA

9 1. Escatologia é o estudo dos acon- tecimentos futuros
1.Escatologia é o estudo dos acon- tecimentos futuros. Qual é a impor-tância da escatologia no estudo bí-blico? 2.Aimée Semple McPherson teve uma revelação durante uma prega-ção quando realizava uma campa-nha na cidade de Oakland. Nessa revelação os 4 rostos (homem, boi, leão e águia) vistos por Ezequiel representavam os 4 principais benefícios do ministério de Cristo. Cite esses 4 benefícios.

10 3. Ao longo da Bíblia, aparecem relatadas 7 dispensações, que são períodos em que Deus prova o seu povo acerca de uma promessa. Fale sobre a dispensação da inocên-cia. 4. Relacione o tema da primeira epístola escrita à Igreja de Tessa-lônica com o histórico dessa cidade.

11 5. Abaixo estão listados alguns dos requisitos para um bispo, colocados por Paulo ao instruir Timóteo. Relacione esses requisitos à prática ministerial de um bispo. A) irrepreensível B) marido de uma só mulher C) moderado D) apto para ensinar E) não dado ao vinho F) governe bem a sua casa G) não neófito

12 6. Filemon era o senhor de um escravo fugitivo chamado Onésimo, o qual se convertera após a fuga. Comente o objetivo de Paulo ao escrever a Filemon.


Carregar ppt "PROVA OPERATÓRIA Teoria adaptada por Fortunato Lopes Bennett, baseada na obra de Paulo Afonso Caruso Ronca & Cleide do Amaral Terzi Para alunos do 2º.Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google