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PublicouEduarda Peres Alterado mais de 9 anos atrás
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Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 maranhao@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com E. Maranhão Material elaborado para discussão n o Curso de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde- Pós graduação senso estrito- Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde -2006
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1 Elementos críticos dentro do processo de avaliação As organizações bem administradas e os programas efetivos são aqueles que podem demonstrar que alcançaram os resultados Os resultados provem de uma boa gestão [gerencia] Uma boa gestão [gerencia] se baseia na tomada de decisões adequadas Este processo de tomada de decisões depende de boa informação A boa informação requer que se recolha bons dados e que estes sejam analisados cuidadosamente A avaliação É um processo periódico de coleta de dados e análise de dados ou reorganização dos mesmas de maneira que a informação resultante possa ser utilizada para determinar se seu programa ou organização está levando a cabo de forma efetiva as atividades programadas e a medida em que se está alcançando os objetivos e resultados que se quer. ESPM
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2 Os administradores podem e deveriam efetuar avaliações internas para obter informação sobre seus programas com o objetivo ficar em condições de tomar decisões adequadas a respeito da implementação de seus programas. As avaliações internas devem ser realizadas de forma constante e os administradores deveram aplicar conscientemente em todos os níveis de uma organização e em todas as áreas do programa. Todos os participantes do programa[administradores, pessoal e beneficiários] deveram tomar parte do processo de avaliação de maneira apropriada a função de cada um. [isto ajuda a assegurar que a avaliação seja plenamente participativa e alcance um maior compromisso e dedicação da parte de todos os participantes no que se refere ao uso dos resultados para obter melhorias críticas no programa.] Apesar de que a +or parte das avaliações são realizadas no nível interno e são realizadas pelos administradores e o pessoal do programa. Também é necessário que indivíduos externos ao programa e da organização realizem periodicamente avaliações externas.[ geralmente se requer estas avaliações externas com o objetivo de obter certificações ou financiamento ou com o fim de responder a certas perguntas sobre o impacto do programa em largo prazo, devendo-se considerar as mudanças nos indicadores demográficos tais como as taxas de fertilidade e mortalidade. ESPM
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3 Obs: Ocasionalmente o administrador poderia solicitar uma avaliação externa com o objetivo de avaliar os problemas que forma identificados, de tipo programático ou operacional, mas que não podem ser diagnosticados ou resolvidos integralmente baseados nos nos achados da avaliação interna É necessário destacar que uma avaliação interna de programa, realizada de forma regular, pode contribuir muito para a melhoria da capacidade gerencial e a efetividade de seus programas e de sua organização. Pontos importantes que devem ser abordados: Diferenças entre monitoramento e avaliação; De que forma a avaliação é parte integrante do processo de planificação e implementação regular do programa; O tipo[classe] de informação que necessitam os administradores nos diferentes níveis; As vantagens e desvantagens das avaliações internas e externas, como requer o planejamento; A maneira que os administradores e o pessoal tem utilizado os resultados das avaliações para melhorar a efetividade do programa. ESPM
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Referencias Adaptado e atualizado de Actualidad Gerencial em Planificación Familiar vol VI No 1. 1997
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