A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O teatro brasileiro no século XIX. Pode-se considerar o Romantismo como marco inicial do teatro brasileiro, apesar de os jesuítas já terem, na época do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O teatro brasileiro no século XIX. Pode-se considerar o Romantismo como marco inicial do teatro brasileiro, apesar de os jesuítas já terem, na época do."— Transcrição da apresentação:

1 O teatro brasileiro no século XIX

2 Pode-se considerar o Romantismo como marco inicial do teatro brasileiro, apesar de os jesuítas já terem, na época do Quinhentismo, usado o teatro de forma didática e pedagógica. Isso ocorre porque o teatro jesuítico era produzido com fins puramente didáticos, pedagógicos, ou seja, visava apenas catequizar os índios, portanto não tinha intenção artística. Além disso, não havia nele atores profissionais ou cenário.

3 O teatro brasileiro no século XIX O século XIX é marcado por grandes transformações políticas e culturais que contribuíram para a modernização do Brasil, principalmente após a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Neste período a imprensa foi estabelecida no país propiciando a publicação de jornais e livros. Foram abertas bibliotecas, academias literárias, científicas e filosóficas, e muitos teatros foram construídos, entre outros acontecimentos. O teatro brasileiro surge com o Romantismo, com vocação para a comédia de costumes, em que questões sociais eram expostas nos palcos com muito bom humor.

4 O teatro brasileiro no século XIX Para a época, a fundação de um teatro nacional não significava somente ter uma companhia formada por atores brasileiros, mas principalmente, que as peças encenadas possuíssem tema nacional e que tivessem autores brasileiros, pois até então, raríssimas eram as peças que abordavam o repertório nacional. Martins Pena foi um dos primeiros autores que conseguiu trazer a cor local aos palcos. O autor é considerado o fundador da comédia nacional, contribuindo assim no surgimento do teatro Brasil.

5 O teatro brasileiro no século XIX Os espetáculos do Brasil do século XIX eram espetáculos de variedades que duravam horas, compostos de números de danças, peças, cantos, números musicais e feitos circenses. No centro do espetáculo estavam o drama, a tragédia ou o melodrama, enquanto os outros gêneros como as comédias em um ato, gênero que consolidou Martins Pena como comediógrafo, serviam como complemento para o “prato principal”

6 O teatro brasileiro no século XIX Portanto, desde o século XIX, quando a tradição teatral começou a se consolidar no Brasil, um gênero em especial se destacou como vocação maior da dramaturgia nacional: a comédia. Apesar de desdenhado por críticos, intérpretes e até pelos próprios autores, o texto cômico se mostrou uma tentação irresistível para muitos autores, até mesmo para os grandes nomes do período romântico brasileiro.

7 O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: – Martins Pena, com, dentre outras, as peças: O juiz de paz na roça O juiz de paz na roça O Judas em sábado de aleluia O Judas em sábado de aleluia Quem casa quer casa Quem casa quer casa – José de Alencar, com, dentre outras, as peças: As asas de um anjo As asas de um anjo O demônio familiar O demônio familiar Mãe

8 O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: – Álvares de Azevedo, com a peça: Macário – Artur Azevedo, com, dentre outras, as peças: A capital federal A capital federal A joia A joia A viúva do Estanislau A viúva do Estanislau

9 O teatro brasileiro no século XIX Autores importantes para esse momento do nosso teatro foram: – Machado de Assis, com, dentre outras, as peças : Hoje avental, amanhã luva Hoje avental, amanhã luva Desencantos O caminho da porta O caminho da porta Quase ministro Quase ministro Os deuses de casaca Os deuses de casaca Tu, só tu, puro amor Tu, só tu, puro amor Lição de botânica Lição de botânica

10 Vejam a seguir um vídeo no qual um grupo de alunos representa trechos de algumas das peças citadas.

11


Carregar ppt "O teatro brasileiro no século XIX. Pode-se considerar o Romantismo como marco inicial do teatro brasileiro, apesar de os jesuítas já terem, na época do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google