A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE CONCEITO: “Transformação de energia luminosa em energia química (ATP), utilizada na produção de moléculas orgânicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE CONCEITO: “Transformação de energia luminosa em energia química (ATP), utilizada na produção de moléculas orgânicas."— Transcrição da apresentação:

1

2 ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE CONCEITO: “Transformação de energia luminosa em energia química (ATP), utilizada na produção de moléculas orgânicas (Glicose)” ETAPAS: Reações fotoquímicas (claras)  Dependem da luz Reações químicas (escuras)  Independem da da luz

3 FOTOSSÍNTESE Equação geral:

4 FOTOSSÍNTESE EVOLUÇÃO DOS PLASTOS Proplastídeos (indiferenciados) OBS: Leguminosas  Grande produção de proteínas, ex: soja. Cromoplastos (armazenam pigmentos fluorescentes) Com luz Sem luz Leucoplastos (armazenam substância de reserva) Cloroplastos  clorofila * Xantoplastos  xantofila Eritroplastos  eritrofila Amiloplastos  amido * Oleoplastos  lipídeos Proteoplastos  proteínas

5 FLUORESCÊNCIA DA CLOROFILA Fluorescência é a capacidade de uma molécula ter elétrons que se excitam pela luz, alterando seu nível de energia. Na fotossíntese, quando a clorofila tem eletros excitados pela luz, e saltam de nível são captados por moléculas de ferridoxina e plastoquinona.

6 CLOROPLASTOS OBS: Notem a semelhança com cianobactérias Presença de Clorofila, nas Lamelas e Grana  Reações Claras Presença de enzimas fixadoras de CO 2 no Estroma  Reações escuras

7 FOTOSSÍNTESE Reações fotoquímicas (Claras) Transformação de energia luminosa em energia química (ATP).

8 FOTOSSÍNTESE Fotofosforilação cíclica –> Clorofila a

9 FOTOSSÍNTESE Produtos finais das etapas claras  ATP E NADPH

10 FOTOSSÍNTESE CICLO DE CALVIN

11 FOTOSSÍNTESE Ponto de Compensação fótica e Saturação Fótica

12 FOTOSSÍNTESE Taxa de fotossíntese em função da: Concentração de CO 2 Temperatura

13 FOTOSSÍNTESE Taxa de fotossíntese em função do comprimento de onda da luz

14 FOTOSSÍNTESE Plantas C 3 São aquelas que utilizam apenas a RUBISCO, como enzima fixadora de CO 2. Esta depende da concentração de do gás. Plantas C 4 São aquelas que utilizam a PEP carboxilase, para fixar CO 2. Esta independe da concentração de CO2 e é encontrada nas células superficiais da folha, fixando o gás no fosfo-enol piruvato, formando compostos com 4 átomos de carbono, como o ácido málico. Este é acumulado em vacúolos, e libera o CO2, para o ciclo de Calvin, reconstituindo o PEP. OBS: A PEP CARBOXILASE, também é utilizada na fotossíntese do tipo CAM (Mecanismo ácido das crassulaceas)

15 FOTOSSÍTESE ENEM ) A fotossíntese e a respiração são dois processos imprescindíveis para as plantas, e do equilíbrio entre eles depende, em grande parte, a nutrição e o crescimento do vegetal. No gráfico a seguir está representada a variação das taxas de fotossíntese e respiração em função da intensidade luminosa. Após a análise do gráfico, responda: a) Qual o significado do ponto x, representado no gráfico, para as plantas? b) Estabeleça a relação representada no gráfico entre a fotossíntese, a respiração e a intensidade luminosa. c) Que outros fatores, além do abordado no gráfico, podem influenciar a fotossíntese?

16


Carregar ppt "ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE CONCEITO: “Transformação de energia luminosa em energia química (ATP), utilizada na produção de moléculas orgânicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google