A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo” Vetor Perpendicular ao plano Experiência de Oersted Campo ao redor de fio retilíneo Professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo” Vetor Perpendicular ao plano Experiência de Oersted Campo ao redor de fio retilíneo Professor."— Transcrição da apresentação:

1 Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo” Vetor Perpendicular ao plano Experiência de Oersted Campo ao redor de fio retilíneo Professor André

2 Experiência de Oersted Oersted esticou um fio metálico sobre uma bússola (fig. 1) e fez passar nele uma corrente contínua (fig. 2). Em seguida a agulha da bússola se movimentou comprovando a existência do campo magnético.

3 Campo Magnético ao redor de um fio condutor retílineo Ao redor de um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica existe um campo magnético cujas linhas de força são circunferências concêntricas ao fio.

4 Linhas de Força

5 Sentido do Vetor B Envolvendo-se a mão direita no fio condutor, o polegar indicará o sentido da corrente e o restante dos dedos indicarão o sentido do campo magnético

6 Direção do Vetor B O vetor indução magnética é tangente às linhas de força do campo magnético e no mesmo sentido delas.

7 Módulo do Vetor B [B]=T (tesla) μ é a constante de permeabilidade magnética e no vácuo é μ 0 =4 T.m/A i é a intensidade da corrente d é a distância do fio ao vetor B

8 Vetor Perpendicular ao Plano Vetor EntrandoVetor Saindo

9 Campo Magnético no centro de uma Espira Circular No centro de uma espira circular percorrida por uma corrente elétrica existe um campo magnético perpendicular ao plano que contém a espira.

10 Linhas de Força

11 Espira Circular Espira circular é um fio condutor dobrado no formato de uma circunferência. r i i

12 Direção e Sentido do Vetor B O vetor indução magnética é perpendicular ao plano que contém a espira e envolvendo- se a mão direita no fio condutor, o polegar indicará o sentido da corrente e o restante dos dedos indicarão o sentido do campo magnético.

13 Módulo do Vetor B [B]=T (tesla) μ é a constante de permeabilidade magnética e no vácuo é μ 0 =4 T.m/A

14 Pólos de uma Espira i i B i i B

15 Campo Magnético no interior de um solenóide retilíneo No interior de um solenóide retilíneo percorrido por uma corrente elétrica existe um campo magnético uniforme.

16 Solenóide Retilíneo Solenóide retilíneo é um fio condutor enrolado em formato de hélice. É muito semelhante à mola helicoidal da sua apostila.

17 Linhas de Força

18 Direção e Sentido do Vetor B O vetor B tem a mesma direção do eixo do solenóide e colocando a mão direita espalmada no solenóide, o polegar indicará o sentido do campo e o restante dos dedos indicarão o sentido da corrente.

19 Módulo do Vetor B μ é a constante de permeabilidade magnética i é a intensidade da corrente elétrica n é o número de espiras l é o comprimento do solenóide


Carregar ppt "Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica “Eletromagnetismo” Vetor Perpendicular ao plano Experiência de Oersted Campo ao redor de fio retilíneo Professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google