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Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo.

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Apresentação em tema: "Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo

2  Como construímos o significado?

3  Fazer a “associação de palavras” com  “As ideias que fazemos do mundo”  Isso é a “SIGNIFICAÇÃO”

4 SIGNIFICANTE: PARTE FÍSICA DO SIGNO SIGNIFICADO CONCEITO, IDEIA, PARTE INTELEGÍVEL DO SÍGNO  AMPULHETA  /am/, /pu/, /lhe/, /ta/

5  O significado já está no signo  Sentido é externo ao signo linguístico e é construído pelo falante (leitor) a partir de seu contexto de vida.  Meio, meia, quem sabe...

6  Signo linguístico  Significante  Significado  Estrutura frasal  SIGNIFICAÇÃO DE...  NOÇÕES DE...  Polissemia

7  SIGNIFICAÇÃO de:  Identidade  Acarretamento  Incompatibilidade  Duplicidade  Deslize

8  Preposições e polissemia preposicional  Conjunções e polissemia conjuncional  Adição  Adversidade  Alternância  Conclusão  Explicação  Causa e Consequência  Comparação (metáforas)  Condição  Conformidade  Concessão  Finalidade  Tempo  Proporção  Polissemia conjuncional

9  Sinonímia lexical  Sinonímia estrutural  ACARRETAMENTO  Hiponímia: rel. de uma palavra de sentido mais específico com outra de sentido mais genérico.  hiperônimo e hipômino

10  Incompatibilidade Ex. me inclua fora dessa  Duplicidade (ambiguidade, palavras homógrafas e homófonas, polissemia)

11  É a capacidade de um signo linguístico receber diferentes sentidos.  Exemplo “Trabalho”  Página 4 e 5 da Unidade 004

12  Deslize:  é o uso indevido de uma significação dentro do contexto  Paronímia  Relação de semelhança na escrita e pronúncia

13 O “contexto” pode fazer com que preposições deem diferentes noções semânticas. POLISSEMIA PREPOSICIONAL: Ex: Saiu com o namorado (companhia) Preparou o bolo com uma batedeira (instrumento) Falava com calma. (modo) Com a chuva, ninguém pôde sair. (causa)

14  1. Preposição essencial: sempre funciona como preposição. Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até Preposição acidental: palavra que, além de preposição, pode assumir outras funções morfológicas. Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado...

15  É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais. Exemplos: do (de + artigo o) no (em + artigo o) daqui (de + advérbio aqui) daquele (de + o pronome demonstrativo aquele)

16 CONTRAÇÃOCOMBINAÇÃO  Do (de + o)  Dum (de + um)  Desta (de + esta)  No (em + o) Neste (em + este)  Ao (a +o)  Aos (a + os)  Aonde (a + onde)

17  Noção de adição  Noção de adversidade  Noção de alternância  Noção de conclusão  Noção de explicação  Noção de causa  Noção de consequência  Noção de comparação  Noção de condição  Noção de conformidade  Noção de Concessão  Noção de Finalidade  Noção de tempo  Noção de proporção

18  Como as preposições, as conjunções podem ser conectivos que traduzem noções de significado.  Exemplos na página 11  Fazia um mês que ele não nos visitava (tempo)  Entre, que sua mãe pôs a mesa (explicação)  Emanuel estudava mais que o irmão (comparação)

19  ClassificaçãoSentidoPrincipais conjunções  Aditivasadição, somae, nem, mas também  Adversativasoposição, contrastemas, porém, contudo, todavia, entretanto  Alternativasalternância, exclusãoou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...  Conclusivasconclusão explicaçãoquer logo, pois (posposto ao verbo), portanto, logo  Explicativasjustificativapois (anteposto verbo), porque, que, portanto

20  ClassificaçãoSentidoPrincipais conjunções  Integrantessem valor semântico que, se específico, apenas ligam orações  Causaiscausa, motivoporque, como, já que, visto que  Condicionaiscondiçãose, caso, desde que, contanto que  Consecutivasconsequênciaque (precedido de tão, tal, tanto), de modo que  Comparativascomparaçãocomo, que (precedido de mais ou menos), assim como

21 Conformativasconformidade como, conforme, segundo Concessivasconcessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que Temporaistempo quando, assim que, antes que, depois que Finaisfinalidade para que, a fim de que, que Proporcionaisproporçãoà medida que, à proporção que

22  Grupo 1: Páginas 11 a 14 em sala  Grupo 2: páginas 15 a 17 em casa

23  1. Indique o item em que o antônimo da palavra ou expressão em destaque está corretamente apontado.  a) duradouro sucesso - efêmero b) fama em ascendência - excelsa c) elegante região - carente d) sala lotada - desabitada  2. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?  a) estrato / extrato b) flagrante / fragrante c) eminente / iminente d) inflação / infração e) cavaleiro / cavalheiro

24  3. Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.  a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país) c) delatar = expandir; dilatar = denunciar d) deferir = diferenciar; diferir = conceder e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação  4. Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo. Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez. Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor. O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.  a) discriminar - tráfico - infligiu b) discriminar - tráfico - infringiu c) descriminar - tráfego - infringiu d) descriminar - tráfego - infligiu e) descriminar - tráfico – infringiu

25  5. No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente. a) conserto - eminente - sessão b) concerto - iminente - seção c) conserto - iminente - seção d) concerto - eminente - sessão

26  1- A. Antônimos são palavras de sentido oposto. 2- A. Estrato e extrato possuem a mesma pronúncia, logo, não podem ser parônimas, mas sim homônimas.  3- A. Todas as significações dadas, exceto em a, estão invertidas.  4- A. Esta questão requer o domínio da significação das seguintes palavras parônimas: descriminar (inocentar) e discriminar (distinguir); tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilícito); infligir (aplicar pena) e infringir (transgredir).  5- D. Observe as significações das palavras: concerto (audição musical) e conserto (reparo); eminente (notável) e iminente (imediato, prestes a); seção (departamento) e sessão (reunião).

27  Exercícios de Semântica. Obtido em acessado em 11 de março de 2013, às 14h52.  Ampulheta. Figura obtida em urce=hp&biw=1280&bih=685&q=ampulheta&oq=ampulheta&gs_l=i mg acessada em 11 de março de 2013, às 15h11.  Preposições. Obtido em acessado em 13 de março de  Conjunções. Obtido em ou-logo-pois-que-como-porque.htm acessado em 13 de março de ou-logo-pois-que-como-porque.htm


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