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Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo

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Apresentação em tema: "Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Daiana Pasquim Linguística, Literatura, Jornalismo
SEMÂNTICA

2 Como construímos o significado?
Brainstorming Como construímos o significado?

3 Semântica estuda a significação
Fazer a “associação de palavras” com “As ideias que fazemos do mundo” Isso é a “SIGNIFICAÇÃO”

4 AMPULHETA /am/, /pu/, /lhe/, /ta/ O SIGNO LINGUÍSTICO Significado
CONCEITO, IDEIA, PARTE INTELEGÍVEL DO SÍGNO Significante: PARTE FÍSICA DO SIGNO AMPULHETA /am/, /pu/, /lhe/, /ta/ O SIGNO LINGUÍSTICO

5 Significado x sentido O significado já está no signo
Sentido é externo ao signo linguístico e é construído pelo falante (leitor) a partir de seu contexto de vida. Meio, meia, quem sabe...

6 AULA 1: Tópicos de sêmântica
Signo linguístico Significante Significado Estrutura frasal SIGNIFICAÇÃO DE... NOÇÕES DE ... Polissemia

7 AULA 1: Tópicos de sêmântica
SIGNIFICAÇÃO de: Identidade Acarretamento Incompatibilidade Duplicidade Deslize

8 Aula 2: noções semânticas de
Preposições e polissemia preposicional Conjunções e polissemia conjuncional Adição Adversidade Alternância Conclusão Explicação Causa e Consequência Comparação (metáforas) Condição Conformidade Concessão Finalidade Tempo Proporção Polissemia conjuncional

9 IDENTIDADE DE SIGNIFICAÇÃO
Sinonímia lexical Sinonímia estrutural ACARRETAMENTO Hiponímia: rel. de uma palavra de sentido mais específico com outra de sentido mais genérico. hiperônimo e hipômino

10 significação Incompatibilidade Ex. me inclua fora dessa Duplicidade
(ambiguidade, palavras homógrafas e homófonas, polissemia)

11 POLISSEMIA É a capacidade de um signo linguístico receber diferentes sentidos. Exemplo “Trabalho” Página 4 e 5 da Unidade 004

12 SIGNIFICAÇÃO Deslize:
é o uso indevido de uma significação dentro do contexto Paronímia Relação de semelhança na escrita e pronúncia

13 AULA 2: Noções semânticas
O “contexto” pode fazer com que preposições deem diferentes noções semânticas. POLISSEMIA PREPOSICIONAL: Ex: Saiu com o namorado (companhia) Preparou o bolo com uma batedeira (instrumento) Falava com calma. (modo) Com a chuva, ninguém pôde sair. (causa)

14 PREPOSIÇÕES: 2 TIPOS 1. Preposição essencial: sempre funciona como preposição. Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até  Preposição acidental: palavra que, além de preposição, pode assumir outras funções morfológicas. Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado...

15 Locução prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais. Exemplos: do (de + artigo o)                    no (em + artigo o)                     daqui (de + advérbio aqui)                    daquele (de + o pronome demonstrativo aquele)

16 as preposições podem vir unidas a outras palavras
CONTRAÇÃO COMBINAÇÃO Do (de + o) Dum (de + um) Desta (de + esta) No (em + o) Neste (em + este) Ao (a +o) Aos (a + os) Aonde (a + onde) as preposições podem vir unidas a outras palavras

17 Semântica traduzida por conjunções
Noção de adição Noção de adversidade Noção de alternância Noção de conclusão Noção de explicação Noção de causa Noção de consequência Noção de comparação Noção de condição Noção de conformidade Noção de Concessão Noção de Finalidade Noção de tempo Noção de proporção

18 POLISSEMIA CONJUNCIONAL
Como as preposições, as conjunções podem ser conectivos que traduzem noções de significado. Exemplos na página 11 Fazia um mês que ele não nos visitava (tempo) Entre, que sua mãe pôs a mesa (explicação) Emanuel estudava mais que o irmão (comparação)

19 principais conjunções coordenativas
Classificação Sentido Principais conjunções Aditivas adição, soma e, nem, mas também Adversativas oposição, contraste mas, porém, contudo, todavia, entretanto Alternativas alternância, exclusão ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer... Conclusivas conclusão explicação quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto, logo Explicativas justificativa pois (anteposto verbo), porque, que, portanto

20 Principais conjunções subordinativas
Classificação Sentido Principais conjunções Integrantes sem valor semântico que, se específico, apenas ligam orações Causais causa, motivo porque, como, já que, visto que Condicionais condição se, caso, desde que, contanto que Consecutivas consequência que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que Comparativas comparação como, que (precedido de mais ou menos), assim como

21 Principais conjunções subordinativas
Conformativas conformidade como, conforme, segundo Concessivas concessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que Temporais tempo quando, assim que, antes que, depois que Finais finalidade para que, a fim de que, que Proporcionais proporção à medida que, à proporção que

22 EXERCÍCIOS DA APOSTILA
Grupo 1: Páginas 11 a 14 em sala Grupo 2: páginas 15 a 17 em casa

23 Exercícios DE SEMÂNTICA e Estilística
1. Indique o item em que o antônimo da palavra ou expressão em destaque está corretamente apontado. a) duradouro sucesso - efêmero  b) fama em ascendência - excelsa  c) elegante região - carente  d) sala lotada - desabitada 2. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia? a) estrato / extrato  b) flagrante / fragrante  c) eminente / iminente  d) inflação / infração  e) cavaleiro / cavalheiro 

24 3. Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.
a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar  b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)  c) delatar = expandir; dilatar = denunciar  d) deferir = diferenciar; diferir = conceder  e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação  4. Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.  Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez.  Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor.  O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos. a) discriminar - tráfico - infligiu  b) discriminar - tráfico - infringiu  c) descriminar - tráfego - infringiu  d) descriminar - tráfego - infligiu  e) descriminar - tráfico – infringiu

25 5. No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente.
a) conserto - eminente - sessão  b) concerto - iminente - seção  c) conserto - iminente - seção  d) concerto - eminente - sessão 

26 RESPOSTAS 1- A. Antônimos são palavras de sentido oposto. 2- A. Estrato e extrato possuem a mesma pronúncia, logo, não podem ser parônimas, mas sim homônimas. 3- A. Todas as significações dadas, exceto em a, estão invertidas. 4- A. Esta questão requer o domínio da significação das seguintes palavras parônimas: descriminar (inocentar) e discriminar (distinguir); tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilícito); infligir (aplicar pena) e infringir (transgredir). 5- D. Observe as significações das palavras: concerto (audição musical) e conserto (reparo); eminente (notável) e iminente (imediato, prestes a); seção (departamento) e sessão (reunião).

27 referências Exercícios de Semântica. Obtido em acessado em 11 de março de 2013, às 14h52. Ampulheta. Figura obtida em acessada em 11 de março de 2013, às 15h11. Preposições. Obtido em acessado em 13 de março de 2013. Conjunções. Obtido em acessado em 13 de março de 2013.


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