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O ciclo de vida do produto é o reconhecimento dos distintos estágios na evolução de vendas do produto, descreve a evolução de um produto dividindo-se em.

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1 O ciclo de vida do produto é o reconhecimento dos distintos estágios na evolução de vendas do produto, descreve a evolução de um produto dividindo-se em quatro fases.

2 Ciclo de vida do Produto Introdução ou lançamento – é a fase que mais consome investimentos para tornar o produto ou serviço conhecido. Em geral, se conquistam nesta fase cerca de 2,5% de todos os clientes possíveis, são os chamados inovadores, os formadores de opinião, cuja avaliação deve ser levada em conta, pois se houver algum aspecto negativo com o produto, esta é a hora de corrigi-lo.

3 Crescimento ou expansão – É quando o produto já se tornou conhecido e começa a atrair novos consumidores por inércia. O retorno dos investimentos nesta fase, é maior do que em qualquer outra fase, em termos de aumento de participação. Neste momento o produto já conquistou cerca de 13,5% dos clientes possíveis. Estes são chamados adotantes iniciais, em geral pessoas com grande conhecimento, poder de compra elevado e visibilidade social. Ciclo de vida do Produto

4 Maturidade – Nesta fase, o produto ou serviço já conquistou e mantêm cerca de 68% de todos os clientes possíveis. É quando o produto ou serviço oferece a melhor rentabilidade. Divide-se os clientes em dois grupos:. A maioria inicial (34%) que representa o cliente típico do produto. Deve ser fidelizado, para que se mantenha por muito tempo.. Em seguida vem a maioria tardia (34%). São os clientes mais conservadores, que têm menor poder aquisitivo do que os iniciais e que esperam uma possível queda de preço para adquirir o produto. Ciclo de vida do Produto

5 Declínio – É quando o produto começa a dar sinais de envelhecimento, por defasagem tecnológica ou obsolescência, sendo substituído por outros. Neste momento o produto mantém cerca de 16% dos clientes que são conhecidos como os retardatários. Em geral são pessoas afastadas dos centros urbanos ou com idade mais alta do que o consumidor típico.Tem baixo poder aquisitivo e priorizam o preço em função da qualidade. Ciclo de vida do Produto

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8 O ciclo de vida de um produto visa olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo atual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta.

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12 Não é fácil identificar com precisão quando cada estágio começa e termina, por este motivo a prática é caracterizar os estágios, quando as taxas de crescimento ou declínio se tornam bastante pronunciadas. Ainda assim, as empresas devem avaliar a sequência normal do ciclo de vida e a duração média de cada estágio.

13 Ciclo de vida do Produto Um conhecimento profundo de cada um destes estágios é essêncial para os profissionais de marketing, pois cada oferta de marketing requer estratégias diferentes para suas finanças, produção, logística e promoção em cada um de seus ciclos de vida.


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