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A COPA Em nova Perspectiva Estudo especial consolidado de análise da mídia, pesquisa de opinião a avaliação das condições socioeconômicas das cidades-

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1 A COPA Em nova Perspectiva Estudo especial consolidado de análise da mídia, pesquisa de opinião a avaliação das condições socioeconômicas das cidades- sede

2 A COPA Em nova Perspectiva

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4 ÍNDICE DE IMPACTO E PERSPECTIVAS - IP ANÁLISE DA IMAGEM DA COPA NA IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS

5 Veículos analisados na WEB 16 sites e portais inserções analisadas Portais, sites dos principais jornais e sites especializados / janeiro a março

6 Temas relacionados: mensagens associadas ao evento, gestão pública, impacto nos negócios, legado à população, segurança e infraestrutura. Universo: posts, estimou-se que 5% referiam- se a temas de interesse da análise. Mídia Social 5% de uma amostra de posts, no mês de março

7 Copa ancora e potencializa debate sobre qualidade dos serviços públicos. Resultado: impacto da informação na imprensa em nível de crise de imagem: apenas 51,5% positivos. Em março, mídia tradicional e social IP: 57,2% positivos. Nível bom de imagem e reputação : a partir de 75% IP-I / Portais, sites dos principais jornais e sites especializados

8 Assuntos – participação + e – Março/2014 Internet Mídia social Mídia Social: perfil mais crítico à gestão pública. Canais permanecem para organização de protestos contra governos WEB: imprensa e mídia social se alinham contra má imagem na gestão do governo na infraestrutura Principais temas abordados refletem demanda reprimida por serviços públicos de qualidade. Resultado: cobrança do Legado

9 Principais mensagens captadas na pesquisa: Credibilidade e Legado: imagem negativa varia de 53% a 96% M. Social: oportunidade de Negócios tem venda boca a boca Imprensa: Oportunidade Negócio e Orgulho Nacional: positivo de 77% a 100% Mensagens - WebMensagens – Mídia Social

10 UOL lidera cobertura com viés crítico: segurança e cronograma TERRA: 50% negativos em protestos e oportunidades de negócios Estadão: pauta diversificada, artigos e cartas com críticas à gestão Veículos

11 Valcke domina 25% do posicionamento oficial nas mídias: 63% são negativos Presidente Dilma colabora com 68% da exposição positiva e 11% de participação Comunicação Oficial: 26% do total. Valcke determina cenário negativo Qualidade: 32% de negativos Porta-vozes

12 Formadores de opinião Formadores de opinião respondem por 25% do impacto da imagem em situação de Crise. Perfil pulverizado reflete elevada mobilização da sociedade e ampla consulta de fontes: 39% das manifestações dos porta-vozes são negativas Qualidade: 39% de negativos

13 Google Plus obteve participação de 0,04% no total da exposição Facebook lidera repercussão. Negativo: 57,9% Instragram explora imagem desfavorável do evento Twitter: formadores de opinião repercutem imprensa No Google + influenciadores independentes ganham espaço Mídia Social – participação por plataforma

14 ÍNDICE DE IMPACTO – IP: 57,2% Mídia Mercado financeiro Riscos e Oportunidades 360º Formador de opinião Cidadão

15 Pulse In Press Sondagem de opinião

16 Objetivo: conhecer percepções sobre a imagem da Copa quanto à sua organização, legado e impactos Pulse In Press As percepções sobre a Copa 2014 Questionário online estruturado. Amostra intencional Metodologia: Período: 72 executivos de empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil - 25% de respostas; 50 jornalistas brasileiros de editorias de política, economia, esporte, entre editores e repórteres – 58% de respostas 373 consultados 72 executivos de empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil - 25% de respostas; 50 jornalistas brasileiros de editorias de política, economia, esporte, entre editores e repórteres – 58% de respostas 373 consultados Amostra: Total: Amostra: Total: Março

17 Legado e Orgulho Nacional ficam em segundo plano: 9% e 4% nas percepções Empresas O que a Copa 2014 mais representa para você?

18 Diversão atinge apenas 18% contra os 43% das empresas. Legado e Orgulho Nacional também em segundo plano: 7% e 2% nas percepções Jornalista O que a Copa 2014 mais representa para você?

19 Apoio às manifestações não deixa de ser crítico: 27% acreditam que há manipulação e 6% que são desnecessárias Empresas Como avalia as manifestações contrárias à Copa?

20 Jornalistas Como avaliam as manifestações contrárias à Copa?

21 Empresas e jornalistas A vitória do Brasil na Copa pode reduzir as críticas em relação ao governo Empresas Jornalistas

22 Empresas e jornalistas como o turista vai perceber o Brasil? Empresas Jornalistas

23 População brasileira e Turistas são os últimos públicos da Copa: 13% e 14% respectivamente para entrevistados Empresas a Copa de 2014 é principalmente para quem?

24 População do País- sede atinge 9% e visitantes e estrangeiros não ultrapassam 5% Jornalistas a Copa de 2014 é principalmente para quem?

25 Empresas e jornalistas na cobertura dos preparativos para a Copa como a imprensa tem se manifestado no noticiário Empresas Jornalistas

26 Cumprimento de metas orçamentárias é a expectativa de 10% dos entrevistados para os Jogos Olímpicos Empresas você acha que, após a experiência da Copa, ainda é possível corrigir rumos para os Jogos Olímpicos em:

27 Jornalistas você acha que, após a experiência da Copa, ainda é possível corrigir rumos para os Jogos Olímpicos em:

28 Jornalista você acha que na cobertura dos preparativos para a Copa a imprensa

29 Cenários e Perspectivas Análise de dados Análise do impacto da informação IP Análise dos públicos

30 POF - Pesquisa de Orçamento Familiar 2008/ 2009 – IBGE - Referência de dados para o IPCA e avaliação de políticas públicas, pesquisas de condições de vida e hábitos de consumo; Abrangência nacional, com dados por Unidades da Federação: capitais e regiões metropolitanas, região urbana e área rural; Amostra: 56 mil domicílios/unidades de consumo. A mais abrangente pesquisa nacional; Núcleo: - características dos domicílios; - características dos domiciliados, incluindo renda; - despesas familiares detalhadas por especificação de produto e serviços; - avaliação das condições de vida. Análise de dados da POFI das cidades-sede

31 Inflação foi determinante para criar clima de insatisfação em junho de 2013 e volta a se reperti em Alimentação puxa inflação às vésperas das manifestações

32 2014: Alimentos: alta de até 40% 2013: alimentos: alta de até 70%, às vésperas das manifestações, em junho Combustíveis e energia: - 15% 70% 40% -15% +10

33 Facilidade Alguma dificuldade Muita dificuldade Facilidade Alguma dificuldade Muita dificuldade Adequação da Renda às despesas: dificuldades até para maior renda Até 3 salários mínimos Até 8 salários mínimos

34 Precariedade dos serviços de água, esgoto, lixo, energia chega a 40% Até 3 SMs Até 8 SMs

35 Qualidade do transporte em relação a moradia: Brasília, Salvador e Manaus lideram baixa qualidade Só Curitiba atinge 80%. São Paulo: 2ª. lugar Até 3 SMs

36 COMUNICAÇÃO: DESARTICULAÇÃO E PORTA-VOZES COMPROMETEM CENÁRIO DA IMAGEM E REPUTAÇÃO DA COPA Copa ancora e potencializa debate sobre qualidade dos serviços públicos; Demanda reprimida cobra Legado; Gestão de recursos públicos e déficit de serviços atingem imagem Índice de Impacto: 57,2% Índice de Impacto Relações com o Cidadão: 14% MENSAGENS TRANSMITIDAS MÍDIA E SONDAGEM DE OPINIÃO Negativo vai de 53% a 96%: Desperdício; Falta de qualidade dos serviços; Falta de credibilidade dos governos; Oportunidade de negócios. Orgulho nacional; Legado. EVENTO COPA. Melhor imagem alcançada: críticas não desprezam o brilho do esporte IP - Mídia social: 81,5%. IP - Imprensa: 68,5% Principais conclusões sondagem e IP

37 BRASIL É MAIS QUE O PAÍS DO FUTEBOL. COPA PRESERVADA, LEGADO, NÃO CONDIÇÕES SENSÍVEIS PERMANECEM inflação elevada: sintoma de desequilíbrio; Opção do governo pela Copa revela desvio de foco nos serviços públicos – fato evidente com a ausência de legado; Mesmo para a classe média, a qualidade dos serviços deixa a desejar; DESDOBRAMENTOS Político, Social e Eleitoral: ênfase na mudança, por governo eficiente para prover serviços públicos, saúde e educação; Política: risco de obras com defeitos e qualidade dos serviços entregues. Acompanhamento social permanece com Jogos 2016 Manifestações: permanecem, mas em menor grau, com ações da segurança e mídia; Conjuntura: questões estruturais agudizam. Cenário e Perspectivas


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