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FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Fábio Diniz.

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1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Fábio Diniz

2 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Gestão da Inovação

3 Temas da Aula de Hoje CIO: Mercado Promissor Inovação Jayme Alexandre, da Symnetics (entrevista) Co-criação, Design Thinking, Open innovetion Estratégia Oceano Azul Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital (entrevista)

4 Temas da Aula de Hoje CIO: Mercado Promissor Inovação Jayme Alexandre, da Symnetics (entrevista) Co-criação, Design Thinking, Open innovetion Estratégia Oceano Azul Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital (entrevista)

5 CIO: Mercado Promissor Estudo realizado pela Fundação Instituto de administração (FIA) aponta o CIO – Chief Innovation Officer - como uma das carreiras mais promissoras até 2020.

6 Exportar commodities (mercadorias: minérios e gêneros agrícolas) é interessante para que o Brasil desponte entre as nações mais desenvolvidas. E isso exige inovar processos, produtos e modelos de negócios. Então, o CIO torna-se uma peça chave, pois é um profissional versátil e responsável por comandar a inovação nas empresas. CIO: Mercado Promissor

7 Como característica, o CIO deve apresentar: Como característica, o CIO deve apresentar: Capacidade de arriscar o que vai acontecer no futuro; Sensibilidade para apontar as necessidades do mercado; Compreensão de como funcionam os processos para geração de valor; CIO: Mercado Promissor

8 ... Ter conhecimento técnico em negócios; Entender de marketing; Possuir um ótimo relacionamento interpessoal; Ênfase na personalidade extrovertida - CIO tem que sensibilizar pessoas para mudanças (pessoas são relutantes quanto a mudar algo). CIO: Mercado Promissor

9 Inovação Significa novidade ou renovação. Refere-se a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também é definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos.

10 Inovação Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, conceção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos. Christopher Freeman

11 Inovação...Podem ser novos produtos ou serviços... (perna robótica) (Leite condensado normal e light)

12 Tipos de Inovação Pode ser diferenciada em tipos: -Inovação do produto; -Inovação do processo; -Inovação organizacional; -Inovação de marketing;

13 Inovação do Produto Introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados produtos ou serviços (mais amplo: Inovação Tecnológica). Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais.

14 Inovação do Processo Implementação de novos ou significativamente melhorados processos de produção ou logística de bens ou serviços. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software.

15 Inovação Organizacional Implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas.

16 Inovação de Marketing Implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção dos mesmos.

17 Open Innovation x Closed Innovation Dependendo da origem, inovação também pode ser distinguida entre Open Innovation e Closed Innovation. Closed In. limita o conhecimento ao uso interno de uma empresa. Open In. utiliza fontes e informações externas, objetivando acelerar o processo de inovações.

18 X As pessoas competentes trabalham para nós. Trabalhamos com pessoas competentes dentro e fora da empresa. x Coloca primeiro uma inovação no mercado. Construir um modelo de negócio. x Criar as melhores ideias na empresas Fazer o melhor uso das ideias internas e externas X Closed Innovation Open Innovation

19 Inovação Não ocorre apenas nos processos finais de fabricação. Acontece em todo e qualquer ponto da organização. Não é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes, criando.

20 Classes da Inovação Segundo Simantob (2003), as inovações podem ser classificadas em dois grandes grupos: Inovação Radical ou Rutura Inovação Radical ou Rutura - Busca por parte da organização da quebra de paradigmas. Ex: CD para MP3. Inovação Incremental Inovação Incremental - Busca de aperfeiçoamento constante e gradual. Melhoram o desempenho dos seus produtos nas formas que realmente fazem a diferença junto dos seus clientes.

21 Ataques aos Projetos de Inovação Mudanças causam inquietação. Numa empresa, qualquer alteração de rota é notada e comentada. Diante da “ameaça”, há quem comece a se “defender”, boicotando as novidades. 1) Disseminação do medo e da ansiedade; 2) Confusão; 3) Adiamento.

22 Contornando Problemas A melhor forma de ultrapassar essas barreiras é transparência nas ações e muita clareza na comunicação. Tudo o que vai mudar deve ser exposto (com otimismo) e o papel da gerência de processos deve estar claro. Assim, quando as pessoas perceberem que há um objetivo maior, que justifica as transformações que virão pela frente, as dúvidas e os medos diminuem.

23 Vídeo VÍDEO: Entrevista Jayme Alexandre (Symnetics) sobre Inovação e Ataques

24 Princípios da Inovação 3M A 3M é reconhecidamente uma das empresas mais inovadoras do mundo, com propósito de desenvolver produtos revolucionários que tornem a vida melhor, mais saudável e mais segura. Coloca como fundamental um ambiente organizacional favorável, e isso se reflete na postura das lideranças, na transparência das comunicações, no respeito e no reconhecimento dos funcionários, nos investimentos em pesquisa e na gestão do conhecimento.

25 Princípios da Inovação 3M William L. Mcknight (CEO da 3M) estabeleceu princípios que formam o “norte” da cultura de inovação da empresa até hoje. Alguns deles: – Delegar responsabilidades; – Estar sempre próximo aos clientes; – Iniciativa e Autonomia; – Incentivar o intraempreendedorismo.

26 Estratégia do Oceano Azul Estratégia do Oceano Azul é um livro que ensina como investir em mercados inexplorados (2005). Cirque Du Soleil Starbucks Sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócio e analisa cases de sucesso, como o do Cirque Du Soleil (recriou o conceito de circo) e Starbucks (incomparável capacidade de fidelizar clientes).

27 Estratégia do Oceano Azul Lógica Convencional de Se Pensar (Estratégia Competitiva) Estratégia do Oceano Azul A ideia de competir no Mercado. Tornar a concorrência irrelevante. Aumenta a participação no Mercado. Criar novos espaços de Mercado. Maximizar o valor dos produtos e serviços que uma empresa oferece. Ter a solução total que o cliente procura, mesmo que essa solução transcenda as ofertas tradicionais da sua industria.

28 Inovação de Valor Ligada a estratégia do Oceano Azul que consiste em identificar mercados inexplorados, fugindo da batalha "sangrenta" da competição, chamada de Oceano Vermelho. Torna a concorrência irrelevante a partir da criação de um mercado novo, oferecendo valor aos clientes e a sua empresa.

29 Inovação de Valor

30 Tendências: Co-Criação Forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa (fornecedores, colaboradores e clientes) associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas idéias.

31 Co-Criação Um dos principais casos de co-criação é a própria Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da co- criação, a colaboração.

32 Campanha Pepsico Campanha Ruffes “Faça-me Um Sabor” (criação de um produto personalizado). – 2 milhões de ideias enviadas por consumidores de todo país; – Prêmio de R$ 20 mil barras de ouro; – Prêmio de 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto nos primeiros 6 meses.

33 A estratégia da Cocriação Estratégia TradicionalEstratégia Cocriativa Metas Estabelece metas estratégicas prontas e não as modifica de modo significativo. Usa metas como ponto de partida e deixa a estratégia como um todo surgir ao longo do tempo. Foco Foco nos interesses da companhia: quais são, como maximizá-los em relação a concorrência. Foco nos interesses de todas as partes envolvidas e em como ganhar participação em todo o ecossistema.

34 A estratégia da Cocriação Estratégia tradicionalEstratégia Cocriativa Valores Criar valor entregando experiências definidas a um grupo selecionado de clientes. Criar valor mediante constante melhoria das experiências para todos os envolvidos. Vantagem Atingir escala antes da concorrência e realizar movimentos fortes e agressivos, como aquisições e grandes investimentos. Gerar engajamento de acionista e partes envolvidas, por meio da interação e compartilhamento de experiências, elevando produtividade, criatividade e reduzindo custos e riscos.

35 Tendências: Crowdsourcing Utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação.. Possui mão de obra barata.

36 Crowdsourcing Utilizado adequadamente, pode: -Gerar ideias novas; -Reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos; -Diminuir nos custos, criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com osusuários de uma rede colaborativa de ciência e inteligência.

37 Crowdsourcing GNU/Linux Firefox Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são os Sistema Operacional GNU/Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo. Fiat Mio Fiat Mio - Primeiro carro colaborativo; ideias enviadas; participantes cadastrados.

38 Crowdsourcing IBM: IBM: participantes mobilizados; países envolvidos; - US$ 100 milhões recebidos. Google: -Abriu o código do Android; -Recebeu melhorias dos usuários; -Gerou aplicativos compatíveis com a plataforma.

39 Tendência: Design Thinking São conjuntos de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Sua principal premissa é que ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.

40 Design Thinking Propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

41 Design Thinking Forma de pensar AnalíticoPensamento de Design Thinking Mudanças são introduzidas por fatores externos. Mudanças são introduzidas por fatores internos. Pensamento linear e dialético (escolhe uma opção quando existem dilemas). Pensamento integrativo (integra pontos de vista contrários, combina opostos). Decisão para análise e confiabilidade da ideia. Decisão pela validade da ideia com equilíbrio entre análise e criatividade/intuição.

42 Momento DPF!! - E, sorria!!! Faça intercâmbio! Seja proativo! Leia/assista reportagens (atualidades)...

43 Atividade Escolha um dos temas abaixo e escreva um Artigo Científico de revisão. Escolha um dos temas abaixo e escreva um Artigo Científico de revisão. 1) 1)Fatores que obstruem a Atividade de Inovação; 2) 2)Incentivos a Inovação no Brasil / Programas de Governo / Leis; 3) 3)Exemplo de Inovações.

44 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! 44 Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão : Conclusão : Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa : Bibliografia/Fonte de Pesquisa : Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

45 DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. AtividadeAtividade EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIAD A

46 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acesse o Fórum!! Chat!! Chat!!


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